10 dúvidas respondidas sobre o mundo das milhas

O Império traz hoje tudo o que você precisa saber sobre milhas

Você que é novo por aqui provavelmente ainda tem muitas dúvidas a respeito do mundo das milhas. Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam que este mercado é fechado e exclusivo para quem tem muito dinheiro ou cartões de crédito inacessíveis. Este tipo de pensamento equivocado acaba gerando muitos questionamentos em quem está no início da jornada. 

Quem acompanha o nosso blog provavelmente já sabe que o universo das milhas é altamente lucrativo e qualquer um pode aproveitar das suas vantagens. E pensando nisso, como conhecimento nunca é demais, o Império traz hoje 10 respostas para as maiores dúvidas acerca deste tema. Venha com a gente e confira!

E se você ainda está engatinhando nesse universo, veja agora mesmo o nosso Glossário do Mundo das Milhas. Por lá você encontrará a definição das palavras mais importantes para entender como tudo funciona por aqui. Não deixe de conferir. 

1 – Qual a diferença entre milhas e pontos?

Ambos são bonificações utilizadas por empresas para fidelizar os seus clientes.Sendo assim, muitas vezes se confundem. Entretanto, os pontos são disponibilizados por bancos ou instituições financeiras, podendo ser acumulado de diversas maneiras. Já as milhas são a bonificação dada pelas companhias aéreas. Em essência os dois são muito similares e funcionam de forma parecida no mercado. Contudo, é importante saber a diferença. 

2- Posso transformar pontos em milhas?

Sabendo que pontos e milhas não são a mesma coisa, chegou a hora de saber se eles são intercambiáveis. E a resposta é sim. Não dá para afirmar valores com exatidão, pois cada companhia possui um programa de pontuação exclusivo. Entretanto, o procedimento é bem simples, em regra. Basta acessar o seu programa de fidelidade e solicitar a transferência dos pontos para o programa de milhas da companhia aérea desejada.

Nesse sentido, recomendamos que você realize este processo de transferência durante alguma promoção, desse modo, a troca será muito mais lucrativa, já que existem diversos meios de realizá-la de forma bonificada. 

3 – É possível acumular milhas sem um cartão de crédito?

Sim. É possível comprar milhas diretamente com a empresa ou aproveitar promoções em lojas e empresas parceiras, realizando compras bonificadas. Comprar milhas nem sempre é uma boa opção. É muito importante estar atento ao valor do milheiro para não ter prejuízo.

Claro que ter um bom cartão de crédito (e utilizá-lo bastante) pode potencializar muito os seus ganhos, mas caso ainda não tenha conseguido a tão sonhada aprovação, não desanime! Existem formas muito lucrativas para acumular sem os plásticos.  

Nós já falamos neste post aqui sobre como é possível acumular milhas até mesmo com o score baixo. Confira!

4 – Preciso comprar um curso para acumular milhas?

Não. Para iniciar no mundo das milhas basta ter uma conta em algum programa de fidelidade e começar a acumular. Como já respondemos à pergunta acima, existem muitas formas de fazer isso. Entretanto, ter estratégia e conhecimento é essencial para ter sucesso e obter lucros e vantagens reais. Por isso, se você deseja fazer das milhas uma verdadeira fonte de renda, pode ser muito vantajoso adquirir um bom curso. 

O Império pode te ajudar com isso. Descubra clicando aqui

5 – Onde as milhas ficam guardadas?

Como já falamos, as milhas são “moedas” de bonificação ligadas a companhias aéreas. Por isso, elas ficam guardadas junto à empresa emissora até que você as utilize ou transfira. O mesmo vale para os pontos. Eles ficarão acumulados no programa de fidelidade específico até que sejam movimentados ou expirem.

6 – É possível vender milhas?

Quem já é leitor do nosso blog com certeza sabe a resposta para essa pergunta. Sim, é possível vender as suas milhas. Para isso, é necessário utilizar um site específico para isso (existem vários no mercado, como a MaxMilhas, HotMilhas, e a nossa agência Império das Passagens.). Entretanto, recomendamos que haja uma análise bem feita antes de realizar a venda. Muitas vezes é mais vantajoso ficar com as suas milhas do que vendê-las, caso o valor esteja muito baixo. Por isso, realize uma cotação e calcule se realmente será vantajoso. 

7 – Quais cartões de crédito pontuam?

A resposta para essa pergunta não caberia nesta página. A lista de plásticos que pontuam é muito grande. Alguns grandes nomes no Brasil são o Cartão Pão de Açúcar, American Express, BRB DUX Visa Infinite, cartões Diners Club, alguns cartões co-branded como o LATAM Pass Itaucard e muitos outros.

Os cartões que oferecem maiores pontuações costumam possuir cobranças como anuidade ou taxas de manutenção. Além disso, a grande maioria possui uma lista de exigências consideravelmente alta para aprovação. Entretanto, sabendo utilizar os pontos ao seu favor, ter um bom plástico é fantástico. 

Escolher o cartão ideal depende de muitos fatores. É necessário ver qual se adequa à sua realidade financeira e melhor atenderá os seus desejos e necessidades. Por isso, pesquise bastante na hora de escolher um plástico. 

8 – O que são promoções?

As promoções são bônus disponibilizados entre empresas parceiras para determinadas compras ou transferências. As compras bonificadas  são um ótimo exemplo de promoção. Normalmente um programa de fidelidade oferece uma pontuação acima do convencional a cada um real em compras no site de determinada marca parceira. Desse modo, você consegue adquirir um produto e ainda lucrar com isso. Outro tipo de promoção são as transferências bonificadas, onde o cliente transfere os seus pontos de um programa para outro e recebe uma quantidade de pontos como bônus.  

9 – Posso remarcar uma passagem comprada com milhas?

Muitas dúvidas surgem acerca das compras com milhas. Realizar transações não convencionais, sem utilizar dinheiro propriamente dito, ainda confunde muitas pessoas. Entretanto, não se preocupe! As milhas são parte do seu patrimônio e usá-las como moeda de troca é legal e possível. Portanto, você possui todos os direitos enquanto consumidor e tudo é regulado pela ANAC. 

Sendo assim, a sua passagem pode ser remarcada ou cancelada sem qualquer prejuízo. Contudo, esteja atento à política interna de cancelamento e remarcação da sua companhia, ok?

10 – Posso devolver um produto comprado com pontos?

Assim como na pergunta respondida acima, a resposta é sim. Os pontos são patrimônio e as empresas que os aceitam como moeda de troca devem estar dispostas a arcar com os ônus das relações de consumo. Entretanto, tenha bastante atenção. Existem regras para efetuar trocas e elas variam de acordo com vários fatores. Sempre verifique se a sua troca se enquadra nos pré requisitos necessários. 

Conclusão

Como deu para perceber, ainda existe muito o que aprender acerca do mundo das milhas. Entretanto, a certeza que fica é a de que este mercado só cresce e cada vez mais se torna vantajoso entrar de cabeça nele. Além disso, acreditamos que qualquer pessoa pode lucrar com milhas. Basta ter foco e utilizar as estratégias corretas. Perder milhas é perder dinheiro. Portanto, não deixe de acompanhar o nosso blog e busque conteúdos de qualidade para aperfeiçoar os seus conhecimentos acerca do assunto. 

Aprenda como usar as milhas e mude de vida ainda em 2022!

Nós te ensinamos tudo o que precisa saber sobre programas de fidelidade, milhas e pontos. A nossa Bíblia das Milhas te mostra todas as ferramentas necessárias para acumular ainda mais pontos. 

Nela você encontrará técnicas e estratégias para economizar e gerar renda extra com as suas milhas. Tenha acesso a todo o conteúdo agora mesmo clicando aqui e descubra a Bíblia das Milhas e Pontos. 

O que fazer em Curitiba em 3 dias: Roteiro para 2024 Como abrir uma conta em dólar no Brasil Unidas Mastercard 2024: tudo sobre a parceria no aluguel de carros O que são Milhas aéreas?