O que é, como funciona, vale a pena?
Basicamente, o turismo de visto é semelhante ao turismo de vacina. Só que nesses casos o objetivo é conseguir o documento que permite a entrada em países onde os brasileiros precisam de autorização.
Se você está tentando tirar o visto americano, por exemplo, já deve ter percebido que não está nada fácil agendar uma entrevista por aqui.
Assim, algumas pessoas estão preferindo viajar para fazer todo o processo em outros países. A ideia é conseguir uma data mais próxima. Aqui no Brasil o tempo de espera para conseguir uma entrevista no consulado chega a ultrapassar 365 dias.
Uma grande dúvida a respeito do turismo de visto é com relação a quais vistos podemos tirar em um outro país. Bem, na prática as pessoas geralmente cogitam essa hipótese quando querem viajar para os Estados Unidos.
Afinal, o processo para emitir o documento americano é mais burocrático se comparamos com o de outras nações. Por outro lado, alguns países impõem certas condições para que você solicite o visto em outra nação.
O visto egípcio e americano são os únicos que podem ser emitidos por brasileiros fora do Brasil. Contudo, no primeiro caso a emissão pode ser feita quando o passageiro desembarca no Egito.
Para o documento dos Estados Unidos existe uma “brecha” que facilita a vida de quem vive no exterior. Em alguns estados do Sul do Brasil, antes de existir o consulado de Porto Alegre, era comum ir até o Paraguai para emitir o visto.