Overbooking:

como resolver esse problema

Imagine que você passou meses planejando e contou os dias para que esse momento chegasse. Entretanto, na fila de embarque no aeroporto você descobre que não poderá embarcar, pois o seu voo está superlotado por conta do chamado overbooking

Parece um pesadelo, não é mesmo? Mas, situações como essa acontecem com uma certa frequência. Por isso, nós decidimos elaborar este post para explicar tudo sobre o overbooking, porque ele acontece e o que fazer em uma situação como essa.

O termo overbooking traduzido para o português significa sobrevenda. Isto quer dizer que as companhias aéreas e hotéis acabam vendendo mais bilhetes e reservas do que uma aeronave ou hotel pode comportar.

Eles fazem isso para evitar perdas financeiras, pois sabem que alguns clientes vão acabar desistindo da viagem. Algumas empresas contam com softwares que determinam a probabilidade de no show — não comparecimento — em uma certa data.

A partir desses dados é estabelecida a quantidade de bilhetes extras que vão ser vendidos. O grande problema é quando todos as pessoas que compraram passagem resolvem aparecer.

A prática de overbooking é bem comum, entretanto algumas circunstâncias pontuais podem fazer com que a sobrevenda cause ainda mais transtornos. Separamos aqui os principais motivos para essa situação.

Mudanças climáticas e dificuldades operacionais podem fazer com que um voo seja cancelado. Quando isso acontece a companhia aérea tem que redistribuir os passageiros e essa situação pode gerar o overbooking.

Cancelamento de voos

Imagine uma viagem que inclui troca de aeronave, mas o primeiro voo atrasou e você pode perder a sua conexão. Nesse caso, a companhia pode praticar o overbooking ao permitir que você use o lugar de um passageiro que iria embarcar naquele aeroporto.

Conexões

Quem chega com menos de 40 minutos de antecedência em voos nacionais e 60 minutos em viagens internacionais tem grandes chances de ser preterido por outros passageiros e colocado em uma lista de espera.

Passageiros atrasados

Quer saber o que fazer caso isso aconteça com você? Acesse nossa matéria completa