Como funciona o estorno

do cartão de crédito?

O cartão de crédito foi implementado com sucesso em todas as facetas das nossas vidas diárias. Por isso, seja para jantar fora ou fazer aquela compra desejada, os plásticos podem ser nossos melhores amigos.

Contudo, sabemos que nem sempre as coisas acontecem da forma desejada e, por vezes, precisamos recorrer a alguns mecanismos como o estorno do cartão de crédito.

O estorno do cartão de crédito nada mais é que a devolução de um valor gasto através do plástico. Ou seja, por algum motivo, o consumidor solicita a devolução de um valor e a empresa responsável pelo cartão o faz, dentro da sua política interna.

Existem duas modalidades de estorno: na primeira delas o valor retorna para a mesma fatura, abatendo o valor devido. Na segunda, o valor é inserido na fatura seguinte, vindo em formato de crédito.

Ou seja, se um cliente solicita, por exemplo, um estorno no valor de R$ 500 e este é aprovado pela instituição, ou a fatura do mês base virá com o desconto de R$ 500 ou este consumidor receberá um crédito no mesmo valor na próxima fatura.

Contudo, vale lembrar que, para solicitar o estorno do cartão de crédito, não basta querer. É necessário que a situação atenda a algum dos requisitos presentes no código de defesa do consumidor e/ou na política interna da instituição financeira.

Para efetuar a solicitação, o primeiro passo é entrar em contato com a loja/empresa que realizou a venda e explicar o motivo do reembolso. Em alguns casos, será necessário entrar em contato diretamente com o seu banco.

Quer saber mais detalhes? Acesse nossa matéria completa!

Seta