Estorno do cartão de crédito: como funciona?

estorno do cartão de crédito
estorno do cartão de crédito

Você já fez uma compra e o produto não foi entregue? Recebeu o objeto, mas ele veio com defeito? Se arrependeu de uma compra online? Todos esses problemas podem ser resolvidos através do cancelamento da compra que vem acompanhado do estorno do cartão de crédito, que é o procedimento de pedir o dinheiro de volta. 

O cartão de crédito é uma das tecnologias de pagamento mais populares entre os brasileiros. Por isso, seja para jantar fora ou fazer aquela compra grande parcelada, os plásticos podem ser nossos melhores amigos. Contudo, sabemos que nem sempre as coisas acontecem da forma desejada e, por vezes, precisamos recorrer a alguns mecanismos, como, por exemplo, o estorno do cartão de crédito.

Você provavelmente já passou por alguma situação na qual foi necessário solicitar o estorno junto à sua empresa de crédito. Contudo, muitos brasileiros ainda não sabem que o reembolso é um direito garantido ao consumidor e tampouco como funciona este processo. 

Sendo assim, o Império das Milhas traz hoje tudo o que você precisa saber sobre o estorno do cartão de crédito. Se interessou? Então continue conosco e confira na íntegra agora mesmo!

Veja também:

O que é o estorno do cartão de crédito?

O estorno do cartão de crédito nada mais é que a devolução de um valor gasto através do plástico. Ou seja, por algum motivo, o consumidor solicita a devolução de um valor e a empresa responsável pelo cartão o faz, dentro da sua política interna. 

Estorno do cartão de crédito como funciona
Estorno do cartão de crédito: como funciona?

Como funciona o estorno do cartão de crédito?

Existem duas modalidades de estorno: na primeira delas o valor retorna para a mesma fatura, abatendo o valor devido. Na segunda, o valor é inserido na fatura seguinte, vindo em formato de crédito. 

Ou seja, se um cliente solicita, por exemplo, um estorno no valor de R$ 500,00 e este é aprovado pela instituição, ou a fatura do mês base virá com o desconto de R$ 500,00 ou este consumidor receberá um crédito no mesmo valor na sua próxima fatura. 

Contudo, vale lembrar que, para solicitar o estorno do cartão de crédito, não basta querer. É necessário que a situação atenda a algum dos requisitos presentes no código de defesa do consumidor e/ou na política interna da instituição financeira. Por isso, é muito importante verificar estes fatores antes de solicitar o reembolso. 

Quando posso solicitar o estorno do cartão de crédito?

Como falamos, existem algumas situações específicas para que o reembolso possa acontecer. Dentre elas, listamos algumas como:

  • Fraudes financeiras;
  • Compra feita com valor errado;
  • Direito de arrependimento para compras previsto no Código de Defesa do Consumidor;
  • Cobranças indevidas;
  • Produtos com defeitos;
  • Vícios contratuais em geral (erro, dolo, coação, etc.).

No entanto, podemos dizer que, independentemente de qual seja o motivo da solicitação, o ideal é entrar em contato com a instituição financeira para receber as orientações necessárias quanto ao seu caso.

Quais os prazos para o estorno do cartão de crédito?

O prazo para solicitar o reembolso depende do tipo de compra realizada. Contudo, em regra, ele é de sete dias contados a partir do momento da compra ou do recebimento do produto. Ou seja, você tem até uma semana para entrar em contato com o banco e passar as informações necessárias, reivindicando, assim, o dinheiro de volta.

Já para alguns casos mais complexos, é possível que os bancos acatem solicitações de estorno com até 60 dias a partir do momento da compra ou do recebimento do produto. Por isso, é importante verificar a política interna da instituição.

Nos casos de fraude financeira é comum que o banco reembolse o cliente dentro de 24h. Contudo, para situações mais complexas, que demandam uma análise mais intensa, é possível que o retorno da instituição leve até 8 dias para chegar.

Como solicitar o estorno do cartão de crédito?

Para efetuar a solicitação, o primeiro passo é entrar em contato com a loja/empresa que realizou a venda e explicar o motivo do reembolso. Caso haja o indeferimento do pedido por parte do estabelecimento, será necessário entrar em contato diretamente com a sua instituição financeira. 

Seja com o fornecedor do produto/serviço ou diretamente com a operadora de crédito, será necessário apresentar motivos plausíveis para a solicitação do estorno, de preferência com provas (prints, fotos, vídeos, etc.).

Já para os casos de fraude, o ideal é entrar em contato com o banco de maneira mais rápida possível, em especial para que o plástico fraudado seja bloqueado e/ou cancelado. 

Ainda não sabe como escolher o melhor cartão de crédito?

Conheça o TOP 10 melhores cartões do Império!

Pensando nisso, criamos o e-book TOP 10 melhores cartões do Império, especialmente para você. Nele você encontrará uma seleção cuidadosa dos melhores cartões de crédito para quem deseja acumular milhas, visitar salas vip e conseguir diversos benefícios disponíveis no mercado. 

E o melhor: você pode ter acesso a todo este material de forma gratuita. Basta clicar aqui e fazer o download.

Os 4 melhores hotéis fazenda no Rio de Janeiro Os Melhores lugares para quem quer conhecer a neve Conheça a ferramenta do Kayak que busca hotéis 5 estrelas Opções de investimento para o seu dinheiro