Europa

como conseguir cidadania?

Ser cidadão europeu pode lhe proporcionar muito mais do que uma vida tranquila e saudável. Por isso, muitos brasileiros se frustram ao não encontrarem vias legais tão simples para adquirir o status de cidadão do continente europeu.

O conceito de cidadania europeia se estabeleceu em 1922 após o tratado de Maastricht (ou Tratado da UE) que afirmava que qualquer pessoa com nacionalidade de um dos estados membros é, automaticamente, um cidadão da União Europeia.

Sendo assim, podemos dizer que o status faz parte da identidade do cidadão. Ou seja, a cidadania europeia nada mais é que um título dado a todos aqueles e aquelas que possuem nacionalidade de algum dos estados membros da UE.

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, ser cidadão europeu não se resume ao título. Os portadores da famosa cidadania europeia podem desfrutar de todos os benefícios garantidos pela União e nós garantimos que as vantagens não são poucas.

No que se refere a conseguir a cidadania europeia, a forma mais comum e simples é através do parentesco. Se você tem descendência europeia é bem provável que tenha direito a pleitear uma dupla cidadania.

Como a maioria dos países europeus adotam o critério jus sanguinis (direito de sangue) os filhos e netos (em alguns casos também os bisnetos) de europeus têm o direito de reivindicar a sua cidadania legítima.

Para pleitear a cidadania, o descen- dente deve buscar o consulado do  país em questão e verificar quais são  os requisitos específicos de lá. Estas informações normalmente estão disponíveis nos sites oficiais dos consulados e são de fácil acesso.

No Brasil, é muito comum que as pessoas consigam a cidadania europeia ao comprovarem ascendência portuguesa, espanhola e italiana, mas o processo e os requisitos variam de acordo com o país.

Quer saber as outras formas de conseguir cidadania europeia? Acesse nossa matéria completa