Cartão clonado:

saiba como resolver e se proteger

De repente você recebe uma notificação de uma nova compra. Mas, curiosamente, você não comprou nada naquele dia. A primeira coisa que vem à nossa mente é que tivemos o cartão clonado. Essa situação é bem comum e muitos já passaram por isso.

Quando pensamos em um clone, pensamos em objetos exatamente iguais. Com as mesmas características, mesmo código, série, número de fabricação, lote, etc. Assim, dizemos que um cartão foi clonado quando dois plásticos tem os mesmos dados.

Contudo, nesse caso, a utilização dessas informações não foi autorizada. Ou seja, os seus dados e informações bancárias são roubadas. Por meio dessa fraude, terceiros podem usar o seu nome para realizar compras

Embora seja crime, esse tipo de golpe é muito comum no Brasil. Inclusive palavras-chave relacionadas a compra de cartões clonados tem um auto índice de buscas na internet.

Se você teve o cartão clonado, calma. Por mais desesperador que possa ser receber notificações de compras que você não fez, é possível resolver essa situação. Assim, para que esse processo seja o mais ágil possível, elaboramos um passo a passo.

Ao receber avisos de aquisições que você não fez, imediatamente bloqueie o plástico. Dessa forma, o golpista fica impedido de fazer novas compras. Esse processo pode ser realizado ligando para a central de atendimento do banco.

Bloqueie o cartão

É importante que você verifique as aquisições irregulares. Com o gerenciamento digital esse processo ficou mais prático. Contudo, nem sempre o nome do estabelecimento aparece na compra.

Confira as compras suspeitas

Para isso, será necessário entrar em contato com o banco para informar que o plástico foi clonado e reportar as compras indevidas. Assim, a instituição vai iniciar um processo para averiguar a situação.

Conteste as compras

Quer saber dicas de como evitar que o seu cartão seja clonado? Acesse a nossa matéria completa