8 curiosidades sobre o Canadá

8 curiosidades sobre o Canadá

Localizado no extremo norte das Américas, o Canadá vem se tornando, cada vez mais, um destino extremamente almejado por turistas dos mais diversos perfis. O país é famoso pelas suas gélidas e lindas paisagens naturais assim como pelos seus costumes ligados ao esporte e festividades. 

Quem acompanha o guia de destinos do Império com toda certeza já sabe que os países das Américas são excelentes opções para incluir na sua lista de locais para conhecer. Por isso, trazemos hoje oito curiosidades incríveis sobre o gigante branco da América do Norte que vão fazer com que você queira arrumar as malas agora mesmo! Portanto, venha conosco e confira já!

Resumo do destino

Como já falamos, o Canadá está localizado na América do Norte, mais especificamente no extremo norte do continente. O país faz fronteira com os Estados Unidos e recebe diversas referências culturais e sociais do seu vizinho. Entretanto, diferentemente dos EUA, a sua colonização foi iniciada pelos franceses, o que explica muitos costumes e tradições canadenses.

O gigante branco recebe este apelido graças à sua extensão territorial. O país é o segundo maior do mundo com uma área de, aproximadamente, 9.985.000 km². Contudo, a sua população atual beira os 38 milhões, o que explica a baixíssima densidade demográfica do local. Sendo assim, é comum que os ambientes por lá sejam mais tranquilos, organizados e vazios se comparados ao Brasil, por exemplo. 

Muito famoso pelo frio e pelas montanhas, o Canadá vai muito além! O país é repleto de paisagens naturais encantadoras e tudo rodeado de muita segurança e organização social. Por isso, cada vez mais, o país vem se tornando o destino dos sonhos não apenas de turistas, mas também de intercambistas que buscam novas experiências acadêmicas de ponta.  

Sendo assim, seja para morar ou visitar, o país é uma excelente escolha! 

Veja também:

Quando ir ao Canadá?

Por ser um país com dimensões territoriais gigantescas, dificilmente você encontrará uma época perfeita para conhecer cada cantinho do país. Contudo, no geral, a melhor época para ir ao local é durante o final do verão ou na primavera.

A estação das flores consegue embelezar ainda mais as belezas naturais do país. As árvores ficam lotadas de flores e as cidades rodeadas de cores por toda parte. Além disso, os dias são mais agradáveis e longos. 

Inclusive, o inverno canadense pode dificultar bastante a vida de alguns turistas, pelas baixas temperaturas e porque, em regra, os dias são bem curtos. Por isso, se você está em busca da época perfeita para passeios ao ar livre, opte pelo verão ou pela primavera.

Contudo, o país também atrai muitos visitantes que desejam praticar esportes na neve ou simplesmente viver de pertinho a gélida e deliciosa experiência do inverno canadense. Nesse sentido, fevereiro costuma ser o melhor mês para este tipo de prática, pois as cidades ficam cheias de eventos e atrações especiais de inverno, além dos clássicos jogos de hóquei que ficam ainda mais divertidos!  

Quanto tempo ficar no Canadá?

Como falamos, o país possui uma extensão territorial com dimensões continentais. Ou seja, é extremamente difícil conhecer tudo por lá em apenas uma viagem. Por isso, o indicado é planejar um roteiro estratégico que abrace os locais que você mais deseja conhecer no local. 

Normalmente, os turistas optam por ir às cidades mais famosas, como Toronto, Vancouver, Montreal, Ottawa e Quebec. Para isso, recomendamos uma viagem com duração de 12 a 15 dias. Neste período de tempo será possível conhecer o melhor de cada cidade de forma tranquila e sem muita pressa.

Já para as viagens de inverno, por exemplo, talvez seja necessário estender um pouco estes números, já que os dias são mais curtos e alguns passeios se tornam mais limitados.  Por isso, a duração ideal pode variar de acordo com a época do ano e o roteiro escolhido. 

8 curiosidades sobre o Canadá

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o gigante branco do norte, chegou a hora de descobrir oito curiosidades fascinantes sobre o Canadá que provavelmente vão aumentar ainda mais a sua vontade de conhecer este país incrível. Por isso, continue conosco e confira agora mesmo!

1. O hóquei é um traço cultural do país

Você provavelmente já associa o Canadá ao hóquei automaticamente! Isso acontece porque a prática esportiva não é apenas um meio de lazer, mas um verdadeiro traço cultural. Assim como o futebol para nós brasileiros, o hóquei é uma verdadeira paixão nacional para os canadenses. Por isso, não é nada incomum ver os jogos passando nos bares e pubs ou acompanhando crianças e adultos brincando por toda parte. 

Hóquei canadense

2. Ele é uma monarquia constitucional 

A chefe do estado canadense é a família real britânica. Contudo, as decisões governamentais são tomadas pelo governo canadesnse e pelo primeiro ministro do país. Nesse sentido, é natural que o Canadá sofra ainda algumas influências políticas e sociais vindas da coroa, o que torna muitas coisas por lá bastante interessantes.  

Bandeiras do Canadá

3. O Canadá é um dos maiores produtores de queijo do mundo 

Apesar da culinária canadense não ser tão rica se comparada a outros países, alguns alimentos são bem tradicionais por lá. O famoso xarope de bordo, por exemplo, é um clássico da gastronomia do país. Entretanto, o que muita gente não sabe é que o Canadá é um dos maiores produtores de queijo do planeta. São mais de 350.000 toneladas produzidas todos os anos e entre os variados tipos está o bom e velho cheddar que faz muito sucesso por lá.

mac n cheese canadense

4. Existe uma “rixa” cultural entre Canadá e EUA

Assim como a rixa que vemos entre Brasil e Argentina, os canadenses possuem um desafeto histórico com os EUA. Por isso, é comum ver canadenses fazendo piadas ligadas aos costumes americanos e vice-versa. Enquanto os estadunidenses levam a fama de arrogantes e desordeiros, os canadenses têm o estereótipo de acolhedores, inocentes e gentis. 

Pub canadense

5. O Canadá tem a sua própria moeda

Muitas pessoas acreditam que a moeda oficial do Canadá é a mesma dos Estados Unidos, Contudo, o país possui a sua própria moeda: o dólar canadense. 

Dólar canadense

6. Em 1947 foi registrada temperatura de -63°C 

Como vocês já sabem, os invernos canadenses são bem rigorosos e as temperaturas negativas são extremamente comuns. Contudo, no ano de 1947 a vila de Snag registrou uma temperatura de -63°C, o que deu ao local o título de local mais frio da América do Norte. Ou seja, o inverno no país não é para amadores!

Pista de gelo em Toronto, Canadá

7. A educação é marca registrada no país

A educação é um dos pontos altos do país. E não apenas quando falamos de bons costumes, mas também no espectro acadêmico. Por lá, cerca de 50% da população deu continuidade aos estudos após o ensino básico e os índices de alfabetização superam os 99%. Ou seja, para quem busca um local para estudar, o Canadá é uma escolha infalível!

Universidade de Toronto

8. A cultura canadense é única e extremamente plural

O país é conhecido pela sua hospitalidade e educação. Os seus costumes e tradições são uma linda mistura de culturas dos povos originários, europeus e imigrantes de diversas partes do mundo. Cerca de metade da população é composta por imigrantes. Sendo assim, a sua base multicultural é fortíssima.  Igualdade e respeito são palavras chaves no país! Por isso, é muito comum encontrar lugares e atrações com traços culturais extremamente diversos por lá. 

Cultura canadense

Conheça o Canadá com o Império!

Venha conhecer o mundo com o Império das Passagens

Ficou com vontade de conhecer de pertinho o gigante branco do norte? Tire já o sonho do papel! Por que perder tempo planejando de forma errônea a sua viagem? O Império das Passagens oferece os melhores pacotes e facilita a sua experiência.

Portanto, acesse o site, faça sua consulta e viva essa experiência única conosco.

Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH TOP 7 melhores bares do mundo