Nova York: dicas que você precisa para sua primeira viagem

Nova York
Dicas para quem vai visitar Nova York pela primeira vez

Destino de aproximadamente 50 milhões de turistas por ano, Nova York é um dos lugares mais incríveis que existe. Na cidade que nunca dorme é possível encontrar de tudo um pouco para agradar gregos e troianos, literalmente. Para quem curte programas culturais os museus, musicais e atrações ao ar livre são uma ótima pedida. 

A vida noturna e variedade gastronômica também fazem parte da beleza desse lugar. Resumindo, o que não faltam são motivos para visitar a cidade, entretanto muitas pessoas podem ficar perdidas na hora de fazer o planejamento dessa viagem. Sendo assim, elaboramos este post com algumas dicas para tornar a sua primeira vez em Nova York inesquecível. 

Documentos necessários

Em qualquer viagem ao exterior a documentação é um dos aspectos mais importantes. Afina, eles serão a prova de que você está autorizado a entrar em um determinado país. Assim, quando se trata de uma viagem para uma cidade dos Estados Unidos esse item merece atenção redobrada, pois o país é bem rigoroso com a fiscalização nos aeroportos. 

Dessa forma, se você deseja visitar Nova York vai precisar de um passaporte válido e visto de turismo. Quem pretende alugar um carro por lá deverá apresentar a CNH. Existe ainda um documento chamado PID (Permissão Internacional para Dirigir), que nada mais é do que a sua carteira de motorista traduzida para o inglês, ele não é obrigatório, mas pode facilitar a sua vida.

Passaporte e visto são alguns dos principais documentos para visitar Nova York
Passaporte e visto são alguns dos principais documentos para visitar Nova York

Uma dica muito importante: sempre que for passear pelas ruas de Nova York leve uma cópia do seu passaporte — deixe o original no cofre da sua acomodação — e um documento brasileiro como RG ou CNH na mochila, pois eles podem ser solicitados em alguns estabelecimentos. 

Quem já visitou algum país da Europa sabe que é obrigatório apresentar o certificado que comprova que você tomou a vacina contra febre-amarela. Bem, nos Estados Unidos não há vacinas obrigatórias. Da mesma forma, o país não exige seguro de viagem dos turistas. Contudo, é válido que você tenha essa proteção, pois os serviços de saúde por lá, costumam ser bem caros. 

Exigência para viagens pós pandemia

Por falar em saúde, não podemos esquecer que os dois últimos anos foram marcados pela pandemia causada pelo coronavírus. Assim, a doença trouxe algumas exigências a mais para quem deseja entrar nos Estados Unidos. Dessa forma, se você pretende visitar Nova York, precisa garantir as seguintes comprovações: 

  • Certificado de vacinação contra covid-19 com as duas doses ou dose única; 
  • Bem como, teste RT-PCR ou de antígeno, com resultado negativo, realizado em até 24 horas antes do embarque.
Com a pandemia tornou-se obrigatório apresentar certificado de vacina contra covid
Com a pandemia tornou-se obrigatório apresentar certificado de vacina contra covid

Com relação à vacina o Governo Americano está aceitando todos os imunizantes aplicados aqui do Brasil. Sobre o teste negativo para covid-19 ele é obrigatório para qualquer pessoa a partir de 2 anos. Como sabemos, as regras sobre esse assunto estão sempre mudando. Assim, é bom conferir o site do consulado dos EUA antes da sua viagem.  

Quantos dias ficar em Nova York?

Podemos começar dizendo que uma única viagem a Nova York nunca vai ser suficiente. Não importa se você vai passar três dias ou um mês. A cidade tem milhões de coisas para ver e fazer e ficar tentando encaixar muitos programas em um dia só vai deixa-lo cansado, além de perder toda a beleza dos lugares. Dessa forma, a nossa sugestão é que você fique pelo menos uma semana, assim será possível visitar os principais pontos turísticos.

Saber a duração da viagem é muito importante para planejar o roteiro e o orçamento
Saber a duração da viagem é muito importante para planejar o roteiro e o orçamento

Nova York não é uma pechincha

Quem está planejando conhecer Nova York deve ter em mente que é uma cidade cara, principalmente no que diz respeito a acomodação e alimentação. Ou seja, será necessário poupar um pouco mais se você pretende ficar em uma região mais badalada ou jantar em um restaurante conhecido. 

Nova York é um dos destinos mais caros do mundo
Nova York é um dos destinos mais caros do mundo

Por outro lado, quem está pensando em fazer compras pode encontrar boas oportunidades. Outra coisa que é preciso falar com relação aos custos são as gorjetas. Essa é uma prática bem comum nos Estados Unidos principalmente em restaurantes, hotéis e táxis. 

Geralmente a gorjeta representa entre 15% e 20% do valor total do serviço e em alguns lugares o montante vem sugerido na conta. Não é obrigatório, mas por ser um hábito você pode acabar se sentindo constrangido ao não o fazer. Portanto, separe um extra com essa finalidade. 

A escolha da hospedagem

A escolha do hotel é uma parte muito importante do planejamento de uma viagem. Assim, em Nova York não seria diferente. Sem dúvidas, Manhattan é o melhor lugar para ficar hospedado. Contudo, não é a região mais barata da cidade. Por isso, se você não abre mão de ficar por lá, é bom se preparar. 

Sofitel NY - Booking
Sofitel NY – Booking

Comece a pesquisar preços com antecedência. Além disso, lembre-se que a data da sua viagem pode influenciar no valor das diárias. Participar de programas de fidelidade é uma forma de conseguir descontos. Em geral, esses clientes contam com tarifas especiais e se você fizer parte de uma categoria de elite, melhor ainda. 

Sofitel NY - ALL
Sofitel NY – ALL

Nos programas de fidelidade em hotéis os membros de elite ganham upgrade de quarto. Ou seja, mais conforto, por menos. Se você deseja economizar ainda mais, a nossa dica é escolher uma hospedagem fora da ilha. Brooklyn, Jersey City e Queens são alguns dos locais onde a diária costuma ser mais em conta. 

Nesses casos, o recomendado é escolher um hotel próximo à estação de metrô. Dessa forma, não será um problema chegar as principais atrações da cidade, mesmo estando hospedado em uma região mais distante.

Hotéis no Brooklyn
Hotéis no Brooklyn

Use o sistema público de transporte

Nós já falamos aqui neste post sobre a possibilidade de alugar um carro nos Estados Unidos. Entretanto, quando se trata de Nova York esse pode ser um mau negócio, pois a cidade tem um trânsito complicado e em boa parte do tempo com engarrafamentos. Assim, se você quer chegar aos lugares sem estresse recomendamos que use o transporte público.

O metrô é uma das melhores maneiras de se locomover por NYC
O metrô é uma das melhores maneiras de se locomover por NYC

Além dos aplicativos, táxis e ônibus a cidade conta com uma extensa linha de metrô para facilitar o seu deslocamento. Assim, se você vai ficar pelo menos uma semana em Nova York recomendamos que compre o MetroCard um passe de transporte ilimitado para ônibus e metrô.

Nova York tem muitas atrações e você precisa se planejar se quiser conhecer todas

Além dos 8 milhões de habitantes, Nova York recebe uma grande quantidade de turistas o ano inteiro. Isso quer dizer que vai ser quase impossível visitar uma atração turística sem pegar filas, principalmente se você deixar para última hora. Assim, se você vai ficar poucos dias na cidade e não quer perder tempo a nossa dica é comprar NY City Pass ou NY Pass.

Se quiser aproveitar o máximo de atrações vale a pena garantir um passe
Se quiser aproveitar o máximo de atrações vale a pena garantir um passe

Esses passes permitem que você visite pontos turísticos da cidade com apenas um bilhete. Além disso, você consegue economizar. O City Pass por exemplo, permite que você visite 6 entre 9 atrações disponíveis em um período de 30 dias. Já o NY Pass dá acesso a mais de 100 pontos turísticos e é possível escolher a duração do cartão entre 1 e 10 dias. 

Dá para economizar nos ingressos da Broadway

Dentre todas as atrações de Nova York, assistir a um espetáculo da Broadway é algo que deve estar na sua programação. Contudo, o ingresso para ver uma das peças no teatro mais famoso do mundo é bem salgadinho. Felizmente, temos duas dicas para você economizar nesse passeio. 

Em Nova York existe uma empresa chamada TKTS que comercializa ingressos da Broadway com desconto. Eles vendem tickets para as peças que vão ser apresentadas naquele dia. Você pode encontrar um guichê da empresa na Times Square e também no Brooklyn e South Street Seaport.

Não dá para perder um show da Broadway
Não dá para perder um show da Broadway

Outra maneira de economizar nos ingressos da Broadway é participando do sorteio. O teatro realiza uma espécie de loteria em alguns dias e para espetáculos específicos. Assim, os interessados devem se dirigir ao teatro, no horário do sorteio. Dessa forma, é possível pagar até US$ 10,00 para assistir a um espetáculo. 

Fique atento ao calendário de eventos da cidade

Com certeza você já tem uma lista de atrações turísticas que pretende visitar em Nova York. Contudo, alguns eventos só acontecem em períodos específicos do ano e você não pode perder a oportunidade de participar deles. Por isso, é muito importante ficar de olho no calendário de shows, jogos, musicais e feiras. Essas experiências vão tornar a sua ainda mais especial. 

Fique atento aos eventos
Fique atento aos eventos

Conheça a cidade de outro ângulo 

Embora seja conhecida como uma selva de pedra, Nova York é linda. Assim, que tal aproveitar para conhecer a cidade de outro ângulo? O passeio de helicóptero é certamente uma experiência inesquecível. Além observar a megalópole do alto, você poderá fazer fotos incríveis. 

Veja a cidade de outro ângulo
Veja a cidade de outro ângulo

Compre com desconto

Nova York também é um destino interessante para fazer compras. Por lá, encontramos uma variedade de lojas com produtos que nem sempre estão disponíveis no Brasil. Infelizmente, o dólar não está nos favorecendo, mas ainda assim, é possível conseguir descontos. Em muitos estabelecimentos, estrangeiros conseguem 10% de desconto ao apresentar documento emitido fora dos EUA. 

Aproveite os descontos para turistas

Além disso, muitos shoppings oferecem livrinhos de desconto. Para conseguir um desses basta apresentar o ticket do ônibus ou então um documento de estrangeiro. Dessa forma, você pode fazer algumas comprinhas na cidade. Só não deixe de fazer as contas para saber se realmente vale a pena 

Dica bônus: onde realizar teste PCR gratuito em Nova York?

Como falamos anteriormente, as exigências para viajar para o exterior mudaram. E assim como é necessário comprovar vacinação e apresentar teste negativo para entrar nos EUA, você precisa das mesmas comprovações para voltar ao Brasil. A boa notícia é que é possível fazer o teste gratuitamente. 

A rede de laboratórios LabQ conta com alguns pontos de testagem grátis espalhados por Manhattan e também em outras regiões da cidade como Brooklyn, Queen, Nova Jersey e Bronx. Assim, você pode realizar o exame e evitar esse custo. Atenção ao prazo de entrega e o tempo de validade para apresentar na volta ao Brasil. 

É possível realizar teste gratuito para covid em Nova York gratuitamente
É possível realizar teste gratuito para covid em Nova York gratuitamente

Conhecer Nova York é o sonho de muitas pessoas, entretanto, nem sempre é fácil organizar uma viagem para uma cidade que oferece tantas possibilidades. Neste post vimos que alguns aspectos como documentação, custos e locomoção devem ser levados em conta durante o planejamento. Outra dica importante é comprar um chip pré-pago assim que chegar no aeroporto, pois com certeza você vai precisar de internet.

Ahh, curtiu as dicas deste post? Então confira outros artigos sobre viagem que nós selecionamos para você: