Minas Gerais: 10 lugares imperdíveis!

Conheça 10 destinos incríveis em Minas Gerais

Viajar é uma das melhores coisas que existe. Assim, quando surge uma folguinha na rotina, os viajantes de plantão aproveitam para colocar o pé na estrada. Melhor ainda quando podemos incluir em nosso roteiro paradas para aprender sobre a história de nosso país e tomar um belo café com pão de queijo. Já descobriu de onde estamos falando? Isso mesmo, Minas Gerais.

Esse estado brasileiro é um prato cheio de cultura e delícias gastronômicas. Sabemos que ainda estamos em um momento de restrições. Mas, em comemoração ao feriado de Tiradentes, nós decidimos criar uma lista com os 10 melhores lugares para conhecer em Minas Gerais.

Ficou curioso(a)? Então, venha com a gente! 

As Minas Gerais

Antes de apresentar os 10 lugares que nós selecionamos, queremos contar um pouco da história deste estado. Afinal, boa parte do turismo de Minas Gerais está ligado ao seu importante passado. Ou seja, muitos visitantes despertam a curiosidade de conhecer esses lugares por conta das inúmeras histórias. 

Assim, a região começou a ser desbravada no século XVI, quando os bandeirantes buscavam ouro e pedras preciosas por aqui. A atividade mineira havia transformado a região em um dos principais polos econômicos da colônia. Entretanto, nem tudo foram flores durante esse período. Muitas revoltas e movimentos políticos marcaram a história deste estado. 

A Inconfidência Mineira é o movimento mais conhecido. Mas, a história de Minas Gerais foi além da extração de ouro e pedras preciosas. O estado também é conhecido pela intensa produção de grãos de café, bem como de outros produtos alimentícios. Entre eles podemos citar os laticínios, em especial os queijos, bem como a cana-de-açúcar e cereais. 

Da mesma forma, não podemos nos esquecer da arte e cultura de Minas Gerais. O estado conta com um enorme acervo arquitetônico sendo muitos deles templos religiosos. Além disso, há as obras em estilo barroco projetadas por Aleijadinho e Mestre Athaíde. Por fim, a região tem uma paisagem natural incrível. Cercada por montanhas, Minas convida os aventureiros a desbravar suas trilhas, cachoeiras, cânions, lagos e rios. 

10 melhores lugares de Minas Gerais

Minas Gerais é um dos estados com mais cidades no Brasil e muitas delas são verdadeiras atrações turísticas. Tanto pela sua história quanto pela gastronomia, cultura e belezas naturais. Por isso, separamos aqui 10 lugares que você precisa conhecer. Confira!

Tiradentes

O clima colonial de Tiradentes encanta a todos

A pequena cidade de aproximadamente 6.500 habitantes recebeu esse nome em homenagem a um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Assim, esse lugar foi palco de muitas disputas pelos garimpos e também de revoltas políticas. 

A cidade é super aconchegante, cheia de casas coloridas, no estilo colonial. Por lá, é possível fazer um tour pelas ruas e conhecer mais a fundo a história. Localizada na rota do ouro, Tiradentes é cortada pela Estrada Real. É por esse caminho que os visitantes podem fazer um passeio de Maria Fumaça e apreciar a paisagem da região. 

Outro passeio muito interessante é o tour do queijo. Nessa experiência os visitantes podem provar essas iguarias e entender porque os mineiros são apaixonados por queijo. Além disso, a cidade de Tiradentes recebe dois festivais ao longo do ano. Em janeiro a cidade vira palco da Mostra de Cinema. Da mesma forma, em agosto, o Festival Internacional de Gastronomia aguça o paladar dos visitantes. 

O passeio de Maria Fumaça é uma das atrações de Tiradentes

Por fim, quem visita Tiradentes pode aproveitar para conhecer a obra de Aleijadinho na Matriz de Santo Antônio. Para os mais dispostos a dica é esticar um pouco mais e conhecer as cachoeiras e as cidades de Prado e São João Del Rei. Ambas ficam bem próximas e vale muito a pena a visita. 

Serra da Canastra

Parte alta da Serra da Canastra - Fonte Por Aí de Barraca
Parte alta da Serra da Canastra – Fonte: Por Aí de Barraca

Se você curte natureza e não dispensa uma boa experiência gastronômica, então a Serra da Canastra é o lugar certo. A porta de entrada para esse destino é a cidade de São Roque de Minas. Lá os turistas aproveitam para visitar fazendas e conhecer o processo de fabricação do queijo que leva o nome da região. 

Na Serra da Canastra os visitantes podem aprender como é fabricando um dos queijos mais famosos de Minas Gerais
Na Serra da Canastra os visitantes podem aprender como é fabricando um dos queijos mais famosos de Minas Gerais

Por lá, também é possível entrar no Parque Serra da Canastra. O lugar conta com uma paisagem incrível composta por paredões de rocha, cachoeiras e trilhas. Um dos passeios mais famosos é o “Parte Alta” em que os visitantes sobem a serra de 4×4 e visitam a nascente do Rio São Francisco e o mirante da Cachoeira Casca D’Anta.

Ouro Preto

Ouro Preto – Minas Gerais

Famosa pelo seu acervo arquitetônico e artístico e também pelas suas ladeiras, a cidade de Ouro Preto é tombada como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas. A cidade é puro charme, com casas construídas nos séculos 17 e 18, o lugar nos dá uma ideia do poder do ouro na região. 

Na cidade é possível visitar museus e 13 igrejas com altares banhados a ouro, além de imagens sacras esculpidas por Aleijadinho no estilo barroco e rococó. Pode ter certeza que todo o sobe e desce de ladeiras para conhecer o lugar é recompensado pela excelente culinária mineira acompanhada de uma boa cachaça.

Em Ouro Preto é possível visitar a Casa d'o Aleijadinho
Em Ouro Preto é possível visitar a Casa d’o Aleijadinho

Ouro Preto não vive só de passado. A pequena cidade de Minas Gerais abriga uma universidade e por isso, não é raro encontrar uma agitação durante a noite. Já no inverno, o lugar recebe um festival que toma as ruas com arte e música. Assim, vale a pena se planejar para visitar a cidade nessa época.  

Diamantina

Em Diamantina é possível visitar a casa onde nasceu Juscelino Kubistchek
Em Diamantina é possível visitar a casa onde nasceu Juscelino Kubistchek

Ponto de partida da Estrada Real que liga o estado de Minas Gerais até Paraty no Rio de Janeiro, Diamantina conta com um excelente roteiro histórico. Assim, na cidade é possível visitar o Caminho dos Escravos, local por onde os diamantes eram escoados. Boa parte do roteiro pode ser feito a pé. Contudo, com um pouco de disposição é possível conhecer as igrejas e assistir a um concerto de órgão. 

Já nos museus os visitantes vão conhecer um pouco mais sobre a descoberta de diamantes na cidade e a relação entre a exploração dessas pedras e a escravidão. Além disso, a Casa de Juscelino conta um pouco da história de um dos mais ilustres filhos de Diamantina. Não dá para imaginar visitar esse lugar e não provar os pratos típicos. 

O caminho dos escravos é um passeio imperdível em Diamantina
O caminho dos escravos é um passeio imperdível em Diamantina

O Mercado Velho é um lugar ideal para provar a verdadeira culinária de Minas Gerais. Além disso, outra atração da cidade é o Vesperata. Todos os anos o tradicional evento reúne a banda do 3º Batalhão da PMMG e da Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho para tocar clássicos nas varandas dos casarões da Rua da Quitanda. 

Por fim, Diamantina é cercada pelas belas paisagens da Serra do Espinhaço. Assim, os visitantes em busca de aventuras podem conhecer as belezas naturais da região. No Parque Estadual do Biribiri é possível se refrescar nas quedas d’água como a Cachoeira dos Cristais e a Cachoeira da Sentinela. 

Capitólio

Para quem curte passeios radicais, trilha e muito contato com a natureza, Capitólio é o melhor lugar de Minas Gerais. A represa de Furnas é uma atração à parte com cânions que chegam a vinte metros de altura. Dá para explorar as belezas do lugar com passeios de lancha ou nadar nas águas translúcidas da Cachoeira da Lagoa Azul.

Capitólio é sem dúvidas um dos destinos mais lindos de Minas Gerais. Fonte: Minuto Cultural
Capitólio é sem dúvidas um dos destinos mais lindos de Minas Gerais. Fonte: Minuto Cultural

Para visitar esse paraíso é preciso considerar o período em que deseja ir, afinal é um lugar muito visitado, além disso, a variação climática certamente influenciará sua experiência. Os meses de dezembro a março, por exemplo, são os mais quentes, entretanto é também a época que mais chove por lá.  De julho a setembro e inverno em Capitólio e embora não tenha tantas chuvas o nível de rios e cachoeiras diminuem. 

Assim, durante a sua visita a Capitólio não deixe de conhecer as cachoeiras de Cascatinha e da Ilha. Geralmente nestes pontos tem alguns bares flutuantes que fazem a festa para os turistas. Outros lugares imperdíveis são a Pedreira da Lagoa Azul, o Morro do Chapéu e as cachoeiras Retiro Viking e Fecho da Serra. 

Brumadinho – Inhotim

Instituto cultural Inhotim, em Brumadinho Foto: Pedro Vilela 03-04-2009

Muitas pessoas lembram da cidade de Brumadinho por conta do rompimento da barragem que causou um grande desastre na região. Entretanto, esse lugar abriga um dos museus mais interessantes do país. Assim, o Instituto Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo e mescla a beleza do jardim botânico com um imenso acervo de arte contemporânea. A apenas 60km da capital Belo Horizonte os visitantes podem dar uma esticadinha para conhecer o lugar.

Poços de Caldas

Minas Gerais também tem um destino ideal para casais e chama-se Poços de Caldas. A cidade é muito conhecida pelas suas estâncias termais e por ser ideal para quem deseja passar alguns dias sem muita preocupação. Diferente de outros lugares, Poços de Caldas não conta com muitas atividades, mas ainda assim os visitantes podem aproveitar para conhecer a Serra São Domingos e a cachoeira Véu das Noivas. 

Poços de caldas é um destino ideal para casais. Fonte: Viajantes sem fim
Poços de caldas é um destino ideal para casais. Fonte: Viajantes sem fim

O passeio até o topo da serra é feito de teleférico e oferece uma bela vista do local. Da mesma forma, quem deseja garantir quitutes típicos de Minas, o Mercado Municipal é o lugar certo. Por lá é possível encontrar compotas, queijos e cachaça. Por fim, não deixe de visitar as fábricas de cristais Murano. 

Conceição do Ibitipoca

Os amantes de aventuras e natureza precisam conhecer o Parque Estadual de Ibitipoca. O lugar conta com três circuitos cercados por trilhas, cachoeiras e grutas. A mais difícil delas leva ao mirante conhecido como Janela do Céu. O acesso ao parque é feito através do vilarejo Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte.

Janela do Céu é um dos pontos altos do passeio ao Parque Estadual do Ibitipoca - Fonte Estradas
Janela do Céu é um dos pontos altos do passeio ao Parque Estadual do Ibitipoca – Fonte: Estradas

Assim, depois dos passeios pelas cachoeiras e mirantes você pode aproveitar o clima do vilarejo. As ruas de paralelepípedo e as casinhas coloridas são um charme a parte. Além disso, os bares e restaurantes convidam a passar um tempo por ali degustando as delícias de Minas Gerais, em especial o típico pão de canela.

Gonçalves

Com um clima de interior, a cidade de Gonçalves tem chamado a atenção de muitos turistas nos últimos anos, especialmente de casais. Localizado na Serra da Mantiqueira, o lugar mescla o melhor da culinária mineira com atividades na natureza. Conhecer a Pedra do Forno é uma das principais atividades turísticas da cidade. 

Mas, para chegar lá é preciso disposição. O passeio inclui uma trilha de aproximadamente dois quilômetros. Assim, a 1.970 metros de altitude, os visitantes podem apreciar a vista incrível. No mesmo caminho é possível tomar banhos de cachoeira e fazer boia-cross no Rio Capivari. 

Gonçalves ainda é um destino pouco visitado, mas ideal para quem curte natureza
Gonçalves ainda é um destino pouco visitado, mas ideal para quem curte natureza

Por fim, quem curte ficar na cidade, a diversão em Gonçalves é comandada pelos restaurantes de forno à lenha que servem comida caseira, sempre acompanhada de vinho ou uma boa cachaça. Além disso, na cidade conta com lojinhas para quem deseja comprar quitutes típicos de Minas Gerais para levar de lembrança. 

Carrancas

Minas Gerais não tem mar, mas o estado é agraciado com inúmeras cachoeiras. Assim, para quem gosta de quedas d’água a cidade de Carrancas é o lugar ideal. A pequena cidade de apenas 4 mil habitantes é cercada por cachoeiras, poços e grutas. Por lá existem pelo menos sete complexos de quedas d’água. 

Carrancas conta com mais de 7 complexos de cachoeiras

Entre eles, os mais famosos são o Complexo da Zilda e o Complexo da Fumaça. Por fim, quem curte turismo de contemplação vai se apaixonar pela vista da Chapada dos Perdizes. Do ponto mais alto da cidade é possível ver as serras de Moleque, Broas e Abanador. 

O estado de Minas Gerais tem verdadeiros tesouros que você precisa descobrir. Com uma história, cultura e gastronomia incrível, vale muito a pena planejar uma viagem para conhecer a região. Assim, esperamos que as dicas deste post tenham inspirado você a visitar a terra do pão de queijo.

Curtiu este artigo? Então confira outros conteúdos que nós selecionamos para você:

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH