Temporada de cruzeiros 2022: como será?

Como será a temporada de cruzeiros 2022?

O verão está chegando no Brasil e, durante essa estação, são realizadas temporadas de navios no país. Entretanto, desde o ano passado que esse tipo de viagem estava suspensa por aqui. Contudo, com o avanço na vacinação e diminuição dos casos de coronavírus, o Governo Federal decidiu autorizar a temporada de cruzeiros 2022. 

Uma alegria para quem curte esse tipo de viagem. Por outro lado, ainda há muitas dúvidas sobre como será essa temporada. Quais são as regras, quais empresas vão operar aqui no Brasil, as rotas disponíveis entre outras questões. Pensando nisso, nós decidimos elaborar este post com um relatório completo a respeito. 

Veja como será a temporada de cruzeiros 2022. 

Afinal, vai ter cruzeiros em 2022? 

Sim! No mês de outubro, por meio da Portaria Interministerial nº 658 o Governo Federal autorizou a realização de viagens de cruzeiro no território nacional. De acordo com o decreto as viagens teriam início no dia 01/11/2021. Posteriormente, a ANVISA definiu quais protocolos deveriam ser seguidos pelas empresas para garantir a segurança da tripulação e passageiros. 

A temporada de cruzeiros 2022 está oficialmente aberta
A temporada de cruzeiros 2022 está oficialmente aberta

Assim, entre as regras estão a ocupação de apenas 75% da capacidade dos navios e realização de testes PCR nos tripulantes e passageiros. Na portaria também está previsto que os governos municipais, por onde os cruzeiros vão passar, devem regulamentar um Plano de Operacionalização para oferecer assistência em saúde aos passageiros e para manter a vigilância epidemiológica ativa. 

Quais as mudanças na temporada de cruzeiros 2022? 

A principal mudança na temporada de cruzeiro 2022 é a suspensão de roteiros internacionais. Ou seja, estão permitidas apenas as viagens dentro do Brasil. Como sabemos, algumas empresas realizavam rotas entre o nosso país e nações da América do Sul como por exemplo Uruguai e Argentina.

Além disso, a ANVISA elaborou um conjunto de medidas para tentar tornar as viagens de cruzeiro mais seguras. É claro que, por outro lado, essas regras vão acabar restringindo a vida dos passageiros. Entre as normas que devem ser adotadas pelas empresas estão o distanciamento de 1,5 metros entre os grupos de viajantes. 

Da mesma forma, o uso das máscaras será obrigatório dentro do navio e nos terminais de embarque e desembarque. Pelo menos 10% dos tripulantes e 10% dos passageiros deverão ser testados diariamente. Além disso, as embarcações precisam emitir o CPL. Trata-se de uma autorização que comprova que a empresa está apta para operar seguindo os protocolos da Anvisa. 

Os passageiros também devem cumprir alguns requisitos para poder aproveitar a temporada de cruzeiros 2022. Para começar é necessário estar com o esquema vacinal completo. Isto é, ter tomado as duas doses do imunizante. Além disso, é preciso apresentar um teste negativo para Covid-16 e preencher o formulário de saúde do viajante com no máximo 6 horas de antecedência do embarque. 

Rotas da temporada de cruzeiros 2022

Apesar das mudanças que a temporada de cruzeiros 2022 está trazendo, o setor vai ofertar cerca de 566 mil leitos até 19 de abril. Além disso, estão previstos 129 itinerários entre as cidades de Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Búzios, Cabo Frio, Recife, Balneário Camboriú, Angra dos Reis, Maceió, Ilhabela, Itajaí, Ilhéus, Porto Belo, Fortaleza e Ilha Grande. 

Até o momento duas companhias marítimas confirmaram a realização da temporada 2022 aqui no Brasil, são elas: MSC e Costa Cruzeiros. Ao todo, 5 embarcações vão operar durante o verão. Os preços variam de R$ 2.170,00 a R$ 5.547,00. A seguir, elaboramos um resumo com os principais itinerários. Confira. 

MSC Preziosa 

O navio está operando no Brasil desde o dia 05 de novembro. Essa embarcação vai realizar 4 itinerários diferentes, sendo que um deles substituirá a rota internacional. Entre as rotas o MSC Preziosa passará por Ilha Grande, Cabo Frio, Balneário Camboriú, Ilhabela, Ilhéus, Salvador, Maceió e outros destinos. Além disso, vai oferecer cruzeiros de 3,4,6 e 8 noites. 

MSC Preziosa
MSC Preziosa

MSC Seaside

Apesar das restrições nas temporadas de cruzeiros 2022, a MSC decidiu trazer a embarcação Seaside para navegar em águas brasileiras pela primeira vez. Esta embarcação vai começar a operar por aqui em 7 de dezembro, contudo o navio vai realizar apenas três roteiros por aqui. 

Com embarques nas cidades de Salvador, Maceió e Santos o MSC Seaside fará paradas alternadas em Búzios e Ilha Grande. Apesar de contar com apenas 3 rotas, a duração de cada uma delas ficará entre cinco e oito noites. Inclusive, neste último os passageiros vão poder pernoitar em Salvador. 

MSC Splendida

O Splendida será o último navio da MSC a chegar ao Brasil. As operações da embarcação estão previstas para iniciar por aqui no dia 19 de dezembro. Anteriormente, a empresa havia divulgado que esse navio faria rotas internacionais. Contudo, após a divulgação do decreto a companhia criou um novo itinerário. 

MSC Splendida
MSC Splendida

Assim, durante a temporada de cruzeiros 2022, o MSC Splendida vai realizar viagens de sete noites. Partindo de Santos, o navio fará parada nos portos de Porto Belo, Balneário Camboriú, Ilhabela e Cabo Frio. Esse é um dos maiores navios da frota.

Costa Fascinosa

Além da MSC a Costa Cruzeiros também realizará a temporada 2022 aqui no Brasil. A empresa italiana trará para o país dois navios. Assim, o Fascinosa vai começar a operar por aqui no dia 20 novembro. Serão roteiros de 7, 6, 4 e 3 noites, além dos tradicionais itinerários de Natal, Carnaval e Ano Novo. Por fim, os embarques vão acontecer em Salvador, Itajaí e Santos. 

Costa Fascinosa
Costa Fascinosa

Costa Smeralda

Por fim, o último navio a operar a temporada de cruzeiros 2022 no Brasil é o Smeralda, que também iniciará suas atividades no dia 20 de novembro. Para essa embarcação a empresa elaborou apenas um roteiro de sete noites, saindo de Santos com destino a Bahia. Além desse itinerário haverá uma rota especial de 8 noites durante o Natal e a viagem de Páscoa com o retorno para Europa no dia 18/04/2022. 

Costa Smeralda
Costa Smeralda

Vale a pena fazer uma viagem de cruzeiro nesta temporada?

Bem, mesmo com a temporada de cruzeiros 2022 autorizada, não podemos deixar de nos perguntar se esse é realmente o melhor momento para fazer uma viagem como essa. No Brasil, mais de 70% da população já está vacinada completamente, o que é um bom sinal e nos dá segurança. 

Entretanto, não estamos livres da doença. Sabemos que, mesmo tomando todos os cuidados exigidos pelos órgãos competentes, nem sempre as coisas acontecem como imaginamos. Além disso, precisamos ser sinceros, em uma viagem de navio o que mais queremos é curtir, sem preocupações e restrições. 

Você está preparado para ficar o tempo todo usando máscara ou vigiando o distanciamento social? Em um navio essas são coisas difíceis de controlar e não deve ser nada agradável viajar assim. Por isso, cabe a cada um avaliar o que está disposto a enfrentar ou não para embarcar nessa temporada.  

Curtiu este artigo? Confira outros conteúdos que nós selecionamos para você: