Check-in online: o guia completo

Convenhamos, não tem nada mais apavorador do que estar atrasado para um voo. Parece que o mundo conspira contra o nosso lado. Perdemos as chaves de casa, o transporte atrasa e pegamos trânsito no meio do caminho. Nessas horas, fazer o check-in online nos salva de perder o voo. 

Dessa forma, o Império das Milhas traz o guia completo de como realizar o check-in online de seus voos. Vamos apresentar os documentos necessários e as principais vantagens de realizar o procedimento através das plataformas virtuais. Além disso, vamos mostrar como funciona o passo a passo em cada uma das principais companhias aéreas do Brasil.

Então separa seus documentos e vamos juntos aprender como fazer o check-in online.

O que é o check-in online

Antes de tudo, o check-in é uma etapa importante da viagem, que por ser simples e prática, acaba muitas vezes sendo relegada pelos viajantes. A sua função é apresentar e conferir a documentação do passageiro e confirmar a sua presença no voo. 

Além disso, com o check-in você pode selecionar a sua poltrona e, caso necessário, comprar franquia de bagagem. Assim, finalizado o processo, o cartão de embarque será emitido e com ele o passageiro poderá embarcar. 

Tradicionalmente, o processo pode ser realizado nos guichês do aeroporto até uma hora antes do embarque — para voos domésticos. No entanto, caso não faça durante o tempo hábil, o passageiro não poderá embarcar na aeronave. Mesmo que o avião não tenha decolado. Pode parecer absurdo, mas muitas pessoas acabam perdendo todo o planejamento de viagem por não terem feito check-in a tempo.

E para evitar as recorrentes filas de última hora e eventuais problemas, o check-in online surge como uma grande solução. Hoje em dia, há várias opções disponibilizadas pelas companhias aéreas para que o passageiro realize o check-in de forma virtual. Dentre elas, a mais comum é através dos sites das companhias aéreas que pode ser feita pelo computador ou no celular. 

Contudo, ao passo em que o procedimento virtual foi se normalizando e caindo no gosto dos passageiros, o check-in online ganhou outros meios. Atualmente, é possível fazer o processo pelos aplicativos das próprias companhias e até pelas redes sociais, como WhatsApp — nesse caso, apenas algumas empresas como a GOL e a Azul permitem a operação.

Quais as vantagens?

A princípio, a primeira vantagem que imaginamos em operações digitais é a praticidade. Seja em compras, ou realizando serviços, as plataformas estão cada vez mais se ajustando para garantir a melhor experiência ao consumidor.

Assim, na hora de fazer o seu check-in online, o passageiro vai encontrar um sistema prático e de fácil uso. As ações, tanto nos sites, quanto nos aplicativos das companhias aéreas são intuitivas e mesmo sem intimidade com os sistemas operacionais, você não encontrará dificuldades.

Um fator que sempre causa receio para quem realiza operações — principalmente as que envolvem o uso de documentos pessoais — é a segurança dos dados. Porém, as companhias aéreas investem pesado em sistemas de segurança com tecnologia de criptografia de ponta. Assim, tanto na hora de comprar seu bilhete, como no check-in online os seus dados estão protegidos.

Além da praticidade, a segurança dos dados e a comodidade de fazer o procedimento no conforto de casa, o check-in online garante a tranquilidade ao viajante. Isso porque você vai se preservar do estresse das filas e ficar livre de imediato de uma preocupação. A depender da companhia aérea, o passageiro pode realizar o check-in virtual com até 72h de antecedência.

Passo a passo para fazer o check-in online

Portanto, agora que vimos como funciona o check-in online e quais as suas vantagens, vamos ao que interessa. O Império das Milhas vai te mostrar o passo a passo para você realizar o procedimento no conforto de sua casa. 

Assim, traremos as informações que você precisa para realizar o seu check-in e quais documentos são solicitados na operação. Por fim, vamos mostrar como funciona o serviço de check-in online nas principais companhias aéreas do Brasil.

Documentos necessários

A princípio, você não precisará mais do que alguns dados de identificação para fazer o seu check-in online. Assim, tenha em mãos o código da sua reserva e um documento de identidade. Algumas companhias pedem também a informação do aeroporto de origem. Dessa forma, em poucos cliques você finalizará o seu procedimento e receberá o seu cartão de embarque.

Em geral, nos voos internacionais o procedimento é mais rigoroso. Nesse caso, exige-se um passaporte válido e, se for o caso, o visto de entrada no seu país de destino. Em algumas situações, também requer comprovantes de vacinação.

Check-in online na Gol

Clientes da GOL podem realizar o check-in online a partir de 48 horas antes do voo e em até 1 hora antes do previsto para a decolagem. No entanto, voos para os Estados Unidos operados pela GOL têm check-in online disponível a partir de 24 horas e até 1h antes do voo. Para os passageiros que realizarem o processo pelo site, o primeiro passo é acessar a área indicada na página inicial (ou clique aqui). 

Então basta preencher os campos com as informações do código da reserva. Esse código é composto por seis dígitos, podendo ser letras e/ou números. Depois é só declarar que está de acordo com o regulamento, clicando no botão indicado abaixo.

A partir daí, você irá completar as informações pendentes com os dados solicitados —  que serão apresentados na hora do embarque. Assim, preencha a sua data de nascimento, número de cadastro na Smiles (se possuir), contato de emergência e outros dados. Finalizada esta etapa, você verá a mensagem de que todas as informações foram preenchidas.

Portanto, o próximo passo é selecionar o seu assento na aeronave. Caso precise, aproveite para incluir a franquia de bagagem. Vale lembrar que alguns destes serviços podem envolver cobranças extras.

Por fim, na sua tela aparecerá o resumo da viagem.  Nele, constam os dados do seu voo, o seu cartão de embarque (que pode ser impresso, ou apresentado digitalmente) e eventuais valores cobrados — seja pelo assento marcado, ou em caso de despacho de bagagem.

Vale a pena dizer que a operação segue os mesmos passos pelo aplicativo e você pode acompanhar o passo a passo por esse vídeo.

Check-in via redes sociais

Como dissemos, algumas companhias aéreas possibilitam que o passageiro realize o check-in online via redes sociais. A GOL é uma das empresas que operam dessa forma. Assim, o viajante pode realizá-lo tanto pelo WhatsApp como pelo Twitter.

Para fazer via Twitter, o passageiro precisa ir ao perfil da Gol e enviar um tweet com a hashtag #GOLcheckin. Depois disso, você receberá uma mensagem solicitando o localizador da sua reserva. Assim, basta dar continuidade, respondendo às informações corretamente, ao seu check-in.

Pelo WhatsApp o passageiro recebe uma mensagem no aplicativo da GOL, dias antes do seu voo. Depois, você será redirecionado para o app de mensagens. Assim, siga o protocolo, enviando os dados solicitados. Por fim, você será encaminhado pelo sistema para realizar o seu check-in.

Check-in online na Azul

Na Azul o prazo para realizar o check-in online é maior. O serviço pode ser feito com até 72h de antecedência e até 1h30min antes do horário previsto para a decolagem. O passageiro pode realizar o procedimento no site ou pelo aplicativo. Assim, o primeiro passo é acessar a área de check-in, identificada na página inicial.

Então informe o código de reserva da sua passagem e o local de origem para iniciar a operação. Também é possível se identificar com número de RG, CPF, ou conta do TudoAzul. Caso seu check-in já esteja disponível, você poderá começar a preencher os dados solicitados.

Os próximos passos são protocolares, como a escolha de assento e contratação seguro e de despacho de bagagem, se necessário. Por fim, declare que concorda com os termos e seu check-in está completo.

Check-in por SMS

A Azul permite que os passageiros façam o check-in também via mensagem de texto (SMS). Para isso, basta mandar uma mensagem para o número 26990 contendo o código da sua reserva. Depois, responda, nas mensagens seguintes, as informações requisitadas para o procedimento.

Check-in online na LATAM

Por último, o check-in online da LATAM. Assim como a Gol, na companhia aérea o cliente pode realizar a operação com antecedência de 48h e até 1h antes do seu voo. Na página inicial, o passageiro precisa clicar em “Minhas Viagens” e então em “Check-in”.

Assim, o passo a passo na plataforma segue o mesmo procedimento das outras. Ou seja, você apresenta o código da reserva e identifica o sobrenome do passageiro. Posteriormente, serão solicitadas as informações mais detalhadas, com seus dados pessoais.

No entanto, como podemos ver na imagem, a LATAM trouxe uma inovação no seu check-in online. Trata-se do check-in automático. Esse serviço é disponibilizado para os passageiros cuja documentação da viagem já está completa. Assim, ao comprar a sua passagem, a LATAM te entrega um cartão de embarque provisório e, com os seus dados preenchidos, faz o seu check-in automaticamente.

Com o seu cartão de embarque provisório, o passageiro pode alterar o assento ou adicionar mais bagagem. Contudo, ele não vale para o embarque. Portanto, 48 horas antes do voo você terá o seu cartão de embarque final e estará pronto para voar.

E aí? Agora que você já viu como funciona o check-in online não precisa mais passar aperto para chegar antes no aeroporto, ou mesmo enfrentar filas. Que tal usar as nossas dicas em sua próxima viagem e ter mais tranquilidade na hora de embarcar? Pois aqui no Império a gente está cheio de dicas para melhorar a experiência de sua viagem. E se você quiser ter acesso a mais conteúdos de qualidade, continue com a gente. Confira outros posts:

Por que não nascem bebês em Fernando de Noronha? Confira 8 dicas de como garantir bons descontos de passagens aéreas neste final de ano + 1 dica extra Melhores opções de gastronomia em Campos do Jordão Conheça a Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão