Serra Gaúcha ganha novo aeroporto para atrair turistas

Imagem aérea de uma maquete digital do futuro Aeroporto de Vila Oliva em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, mostrando o terminal de passageiros, torre de controle, ampla área de estacionamento e pistas de pouso. Dois aviões estão posicionados próximos ao terminal, e o cenário é composto por vastas áreas verdes ao redor, com céu parcialmente nublado.
Aeroporto de Vila Oliva | Foto: Divulgação Prefeitura de Caxias do Sul

O tão esperado projeto do Aeroporto de Vila Oliva, novo terminal da Serra Gaúcha, finalmente deu mais um passo rumo à concretização. Dessa forma, a previsão é de que as obras comecem em 2025 e o estabelecimento impulsione a economia da região. Saiba mais detalhes no Império das Milhas!

Novo aeroporto impulsionará o turismo na Serra Gaúcha

O Ministro de Portos e Aeroportos anunciou, com a promessa de impulsionar o turismo e movimentar a economia na Serra Gaúcha, o projeto do Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, que terá um investimento inicial de R$ 170 milhões.

O financiamento do projeto acontece por meio de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Caxias do Sul, que contará com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), além do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

O FNAC já havia reservado R$ 204 milhões, sendo que a verba inicial será destinada a terraplanagem e infraestrutura. Já a segunda fase, será a construção do terminal de passageiros, amparada pelo PAC, assegurando a adequação do aeroporto ao volume de turistas esperado.

Imagem de uma maquete digital do futuro Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, mostrando a torre de controle, o terminal e o estacionamento ao lado. O céu ao fundo exibe nuvens rosadas durante o amanhecer ou entardecer, criando uma atmosfera serena.
Aeroporto De Vila Oliva | Foto: Divulgação Seplan

De acordo com as estimativas, o novo aeroporto na Serra Gaúcha, que será mais próximo de Gramado com apenas 50 km de distância, terá capacidade para cerca de 1 milhão de passageiros e 1,2 milhão de cargas logo no primeiro ano de funcionamento.

Dessa forma, a expectativa é que o aeroporto funcione como uma alternativa prática ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e ao Aeroporto Hugo Cantergiani, também em Caxias, cuja capacidade de atendimento é limitada para o atual fluxo de passageiros.

Benefícios para o desenvolvimento regional da Serra Gaúcha

A abertura do Aeroporto de Vila Oliva representa uma nova opção de entrada para turistas de todo o Brasil, facilitando o acesso a pontos turísticos como Gramado, Bento Gonçalves e Canela, entre outros.

O terminal possibilitará um acesso mais ágil à Serra Gaúcha, atraindo não só visitantes interessados em destinos turísticos, mas também ampliando oportunidades para o setor de cargas, beneficiando diretamente a economia local.

Portanto, com a primeira fase da obra prevista para começar em 2025, o Aeroporto de Vila Oliva representa um marco para o turismo no Sul do Brasil. Possibilidade um fluxo ainda maior de visitantes e promovendo a valorização de uma das áreas mais icônicas do nosso país.

O que você achou dessa novidade? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Programe sua viagem com o Império das Passagens

Aqui no Império das Milhas você fica por dentro de todas as novidades do mundo das milhas e no Império das Passagens você encontra diversas ofertas de bilhetes aéreos com um atendimento de qualidade e profissionais capacitados para atender a sua necessidade.

Não perca mais tempo, faça sua cotação com um de nossos agentes e adquira o seu pacote de viagens com a Império das Passagens.

Onde ficar em Budapeste: Melhores regiões para se hospedar Passeio para as piscinas naturais de Pajuçara: guia para sua viagem Onde fica Jericoacoara e como chegar na vila Verão em Bariloche: vale a pena? O que fazer na cidade?