O que não pode levar na bagagem de mão? Lista completa

o que não pode levar na bagagem de mão?
o que não pode levar na bagagem de mão?

Quem nunca enfrentou a apreensão da primeira viagem e questionou o que não pode levar na bagagem de mão durante o voo? Saiba que, com certeza, você não está sozinho nessa! Muitas vezes, as restrições e limites das companhias aéreas parecem tantas e tão complexas que decidir o que levar na pequena mala de 10kg se torna quase uma missão impossível.

Será que posso levar o meu shampoo favorito? E o meu perfume? Será que dá pra colocar um lanchinho por lá? Todo viajante que se preze faz esses questionamentos antes de preparar as suas malas. Pensando nisso, o Império das Milhas apresenta hoje tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

Neste post iremos te contar o que não pode levar na bagagem de mão e o que fazer para não ter nenhuma complicação na hora da sua viagem. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo! Venha conosco e confira agora mesmo!

O que é bagagem de mão?

Em resumo, a bagagem de mão nada mais é do que aquela mala que não será despachada pela companhia aérea. Ou seja, ela irá embarcar na aeronave junto com o viajante. 

Sendo assim, segundo as regras atuais da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), pode ser considerada como bagagem de mão toda mala de até 10 kg. Além disso, vale lembrar que todo viajante tem o direito de levar consigo uma bagagem de mão sem qualquer custo adicional.

O formato da bagagem de mão é livre. Ela pode ser uma mala tradicional com rodinhas, uma mochila, uma bolsa, etc. Contudo, as medidas de altura, largura e profundidade da bagagem devem obedecer aos limites impostos pela companhia aérea. 

o que não pode levar na bagagem de mão
o que não pode levar na bagagem de mão

O que pode levar na bagagem de mão?

Antes de falarmos sobre o que não pode levar na bagagem de mão, por que não falar um pouco sobre o que está permitido incorporar à sua mala de 10kg? Sendo assim, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre os itens que não precisam ser despachados.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O QUE PODE SER LEVADO NA BAGAGEM DE MÃO.

 Ah, e não se esqueça: o tamanho da sua bagagem de mão deve sempre ser conferido junto à companhia aérea responsável pelo seu voo. Em regra, as malas devem ter medidas de 55 x 35 x 25 cm (altura, comprimento e largura) e não podem ultrapassar o peso máximo de 10kg. Essa regra vale para as Cias Gol, LATAM e Azul. Esteja atento!

O que não pode levar na bagagem de mão?

Agora chegou a hora de, finalmente, descobrir o que não pode levar na bagagem de mão! Antes de tudo, vale lembrar que levar algum desses itens na sua mala pode acarretar em sérios atrasos ou contratempos na sua viagem. Por isso, se atente à lista abaixo:

  • Armas de qualquer natureza, inclusive de brinquedo (de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas, estilingues, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes);
  •  Objetos pontiagudos ou cortantes (inclusive ferramentas de trabalho, como chaves de fenda, furadeiras, hastes, etc.);
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis, inclusive isqueiros e aerossóis;
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos (cloro, ácidos, pilhas com substâncias corrosivas, etc.);
  • Líquidos e géis com mais de 100ml para voos internacionais ou 300ml para voos nacionais.

Alguns itens pontiagudos ou cortantes, como saca-rolhas, lápis, canetas, e lapiseira com medidas inferiores a 15 cm, isqueiros com gás ou fluido inferiores a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), bengalas, raquetes de tênis, guarda-chuvas, martelinho para exames médicos, etc. podem ser levados na bagagem de mão a depender do nível de segurança do voo e da política da companhia aérea. Consulte o regulamento da sua CIA. O mesmo é válido para aerossóis de asseio pessoal ou medicamentos (bombas de asma, desodorantes, etc.).

mala de mão
mala de mão

Conclusão

Mesmo com todas as informações trazidas por aqui hoje, lembre-se sempre de verificar as últimas atualizações das regulamentações aeroportuárias e da sua companhia aérea, pois essas diretrizes podem sofrer alterações.

Por isso, se você está se preparando para uma viagem, planeje com antecedência, verifique as restrições de cada item e, se necessário, opte por despachar objetos que não estão permitidos na bagagem de mão. Isso ajudará a evitar contratempos e facilitará o processo de embarque.

Conhecer as regras sobre o que não pode ser levado na bagagem de mão é fundamental para garantir uma experiência de viagem tranquila, confortável e segura. Por isso, para saber mais, confira a lista completa de restrições da ANAC clicando aqui.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o que pode e o que não pode levar na bagagem de mão? Então não se esqueça de deixar um comentário no final desse post!

Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH TOP 7 melhores bares do mundo