O que fazer em Milão: Guia completo com as melhores atrações

O que fazer em Milão
O que fazer em Milão

Milão, a capital da Lombardia, no Norte da Itália, é frequentemente associada à moda e ao design graças às suas famosas semanas de moda e feiras de móveis. No entanto, a verdade é que a capital da moda tem muito mais a oferecer. Com uma história riquíssima, arte e cultura rodeando cada canto do local, Milão é um destino que encanta viajantes do mundo inteiro e com certeza vale a pena estar na sua lista de destinos. Pensando nisso, o Império das Milhas traz hoje um guia completo e te conta o que fazer em Milão.

E aí, ficou curioso? Então não perca tempo! Venha com a gente e descubra agora mesmo!

Veja também:

O que fazer em Roma

Resumo do Destino

Conhecida como a “Capital da Moda”, Milão é um centro de elegância e inovação. As ruas da cidade são extremamente sofisticadas, desde suas boutiques até seus restaurantes e bares. Além da moda, Milão é também um núcleo de arte e cultura, abrigando algumas das obras mais famosas do mundo e edifícios históricos que chamam a atenção.

A capital foi desde cedo um epicentro de comércio e cultura no velho continente. Surgindo como um assentamento celta e depois como uma cidade-chave do Império Romano, Milão sempre teve uma posição de destaque na península itálica. 

Ao longo dos séculos, foi o berço de artistas renomados, como Leonardo da Vinci, que deixou por lá a sua marca com obras-primas como “A Última Ceia”. Esta rica tradição artística, combinada com a influência dos governantes e mecenas que a cidade abrigou, tornou Milão um verdadeiro polo cultural. No entanto, foi no século XX que a cidade começou a se consolidar como a capital da moda, atraindo estilistas, modelos e profissionais da indústria de todo o mundo. A mistura de história, arte, cultura e empreendedorismo moldou Milão, fazendo com que ela se tornasse a “meca” da moda que conhecemos hoje.

Confira também:

O que fazer em Monza

Melhor época para conhecer Milão

A época ideal para visitar Milão vai depender, principalmente, do que você pretende fazer por lá. O verão na cidade marca a alta estação com temperaturas beirando os 30°C e dias ensolarados. Durante o inverno, os dias são frios e úmidos, mas as luzes festivas e os mercados de Natal podem adicionar um charme especial à sua viagem.

A Primavera e o Outono têm um clima mais ameno e os tons da cidade ficam ainda mais bonitos com a aparição das flores e das folhas ao chão. Além disso, a quantidade de turistas é pequena em comparação com o verão e os preços também costumam ser um pouco mais baixos. 

Quantos dias ficar em Milão

Para ter uma boa visão geral da cidade, recomendamos uma estadia de dois a quatro dias. Assim, você terá tempo para explorar os principais pontos turísticos, fazer algumas compras e, talvez, assistir a um espetáculo no famoso Teatro alla Scala.

O que fazer em Milão: principais atrações e roteiro de viagem

Dia 1:

Teatro alla Scala
Teatro alla Scala
  • Duomo di Milano: Comece seu roteiro pelo icônico Duomo, uma das maiores catedrais góticas do mundo. No terraço é possível ter uma vista panorâmica de Milão que é de arrepiar.
  • Galleria Vittorio Emanuele II: Bem ao lado do Duomo, esta é uma das galerias de compras mais antigas e elegantes do mundo, abrigando boutiques de luxo e cafés históricos.
  • Teatro alla Scala: Mesmo que você não assista a uma ópera ou balé, vale a pena visitar este renomado teatro que é uma das mais famosas casas de ópera do mundo.

Dia 2:

Castelo Sforzesco
Castelo Sforzesco
  • Castelo Sforzesco: Este castelo histórico foi a residência da família governante de Milão e agora abriga vários museus e coleções de arte.
  • Parco Sempione: Situado atrás do castelo, é o lugar perfeito para um passeio relaxante rodeado por uma paisagem sensacional.
  • Brera: Conhecido por suas ruas pitorescas, galerias de arte e o famoso Pinacoteca di Brera, o bairro é um clássico que você não pode deixar de conhecer.

Dia 3:

Santa Maria delle Grazie
Santa Maria delle Grazie
  • Santa Maria delle Grazie: Parada obrigatória em Milão! A igreja abriga uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci, “A Última Ceia”. Lembre-se de reservar com antecedência, pois os bilhetes são limitados.
  • Quadrilátero da Moda: O paraíso das compras, onde estão localizadas as principais boutiques de designers famosos como Prada, Versace e Dolce & Gabbana, além de antiquários, cafés e restaurantes.
  • Navigli: À noite, não deixe de visitar o bairro dos canais de Milão, repleto de bares e restaurantes, perfeito para jantar e desfrutar da vida noturna.

Dia 4:

Bosco Verticale
Bosco Verticale
  • Museu Poldi Pezzoli: Um museu de arte sacra localizado no coração de Milão, abrigando um rico acervo com origem na coleção de Gian Giacomo Poldi Pezzoli .
  • Bosco Verticale: A floresta vertical não pode passar despercebida! O local é icônico e um exemplo da arquitetura moderna sustentável de Milão.
  • Concept Store 10 Corso Como: Um espaço multifuncional, conhecido como um dos espaços mais cool da cidade, que combina arte, moda, música e cultura, perfeito para encerrar sua viagem explorando a essência contemporânea de Milão.

Além das atrações que trouxemos, vale a pena destacar que a culinária milanesa é uma experiência à parte. Pratos como risoto alla milanese e cotoletta alla milanese são um verdadeiro espetáculo que você não pode deixar de conhecer.

O que fazer em Milão à noite

A verdade é que não é difícil encontrar atividades noturnas em Milão. A capital da moda é agitada em todos os cantos e é possível encontrar bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Os bairros de Navigli e Brera são alguns dos mais tradicionais da noite milanesa e por lá é comum encontrar estabelecimentos com espécies de happy hour.

O que fazer em Milão com chuva

E se durante a sua estadia em Milão cair aquela chuva, não se preocupe! A cidade tem muito o que oferecer em espaços fechados. Confira a seguir duas dicas de passeio para fazer com chuva na capital da moda. 

La Rinascente

La Rinascente, um local icônico de Milão, é muito mais do que uma grande loja de departamentos; é um verdadeiro marco do luxo e da moda que permeiam a cidade. Localizada na Piazza del Duomo,  a construção é um verdadeiro paraíso.  

Museo del Novecento

Já o Museo del Novecento, situado na praça em frente ao Duomo, é um paraíso para os amantes das artes e da arquitetura. O museu, alojado no Palazzo dell’Arengario, apresenta uma coleção impressionante que percorre as várias correntes artísticas do último século, desde o Futurismo até a Arte Povera. O espaço é encantador e oferece uma perspectiva única sobre como a arte contemporânea evoluiu na Itália e no mundo. Além disso, o local oferece uma vista panorâmica da praça que é de tirar o fôlego. 

Não deixe de conferir:

O que fazer em veneza

Procurando passagens para Milão? Viaje com o Império das Passagens!

Quer tirar o sonho do papel e conhecer as belezas da capital da moda? O Império te ajuda! Agora que você descobriu o que fazer em Milão, com certeza já bateu a vontade de viver essa aventura, não é mesmo? 

Então não perca tempo! Tire o sonho do papel e conheça esses destinos incríveis. Acesse agora mesmo o Império das Passagens. A nossa agência de viagens está sempre com os melhores pacotes e ofertas para você aproveitar. Entre em contato conosco através deste link e reserve seu pacote.

Cartão de Crédito Will Bank: qual é o limite inicial? Como conseguir um Cartão Black em 2024 O que fazer em Salvador em 2024 As 7 melhores praias de São Luís do Maranhão