México se junta ao Japão e deixará de exigir visto para brasileiros

bandeira do México

Durante a audiência pública na Câmara dos Deputados na última quarta (24/05), o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que o México deixará de exigir visto para os brasileiros. Assim como o Japão, o governo do país tomou a decisão com base no princípio de reciprocidade, adotada pelo governo Lula. Saiba mais detalhes no Império das Milhas!

México deixará de exigir visto para brasileiros

O Ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou na última quarta-feira (24/05) durante a audiência pública na Câmara dos Deputados, que o México voltará a isentar o visto dos brasileiros que visitam o país. Com base no princípio de reciprocidade, no início deste ano o governo brasileiro anunciou que passará a exigir visto dos EUA, Japão, Austrália e Canadá

O ministro Mauro Vieira encontrou pessoalmente o chanceler do México para negociar sobre o fim da exigência do documento para os brasileiros, em contrapartida, o Brasil não exigirá o visto para os visitantes mexicanos. Ainda sem data para a suspensão do visto no país, Vieira afirmou que a reação do chanceler do México foi positiva.

“Estive no México há coisa de um mês, negociei com o ministro Marcelo Ebrard e pedi que examinasse a questão da renovação de nosso acordo anterior, senão teríamos que impor também vistos aos mexicanos. A reação foi muito positiva. Estamos em plena negociação. Vão ser suspensos também, sempre provocado pela exigência de reciprocidade, os vistos dos brasileiros que viajam ao México.”

– Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores
bandeira do méxico | México deixará de exigir visto para brasileiros
bandeira do méxico

De acordo com informações do “Estadão”, em 2021, atendendo a pressão dos EUA, o governo mexicano começou a exigir o visto para o Brasil com uma autorização eletrônica de viagem. E em 18 de agosto de 2022, o país estendeu para uma obrigatoriedade do documento físico por conta do aumento de brasileiros tentando entrar de forma ilegal nos EUA através das fronteiras terrestres no México.

Outro país que demonstrou positividade em relação a não exigência do documento foi o Japão, que anunciou um acordo com o Brasil para a isenção dos vistos de turistas com viagens de curta duração. A decisão foi concretizada com uma oficialização após o encontro bilateral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o primeiro-ministro Fumio Kishida, em sua passagem por Hiroshima para a cúpula do G-7. 

O que você achou dessa novidade? Compartilhe conosco nos comentários.

Conheça os 10 melhores cartões de crédito

Quem nos acompanha sabe que o cartão de crédito é o principal aliado na hora de acumular milhas. E parte do nosso propósito no Império das Milhas é auxiliar você a usar esse plástico da melhor forma possível para poder vivenciar experiências incríveis. 

Sendo assim, nossa equipe analisou e elencou os 10 melhores cartões de crédito para acumular milhas. Portanto, clique aqui e baixe o e-book exclusivo do Império.

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis