Hotéis se preparam para retomar as atividades no Rio de Janeiro

hotéis se prepara para retomar as atividades
Hotéis se prepara para retomar as atividades no Rio de Janeiro

A pandemia do coronavírus causou muitas perdas para o setor turístico, principalmente no que diz respeito a voos e acomodações. Entretanto, essa situação parece está caminhando para um novo cenário. Nesta semana, no estado do Rio de Janeiro, alguns hotéis se preparam para retomar as atividades. Dentre os empreendimentos que pretendem voltar a ativa estão incluídos hotéis de luxo. 

Quais hotéis se preparam para retomar as atividades?

A abertura gradual desses espaços no Rio de Janeiro é um movimento observado em outros países, bem como em outras atividades do setor turístico como a aviação. No Brasil, por exemplo, as companhias aéreas têm aumentado a malha e frequência de voos desde o final de maio. Assim, é esperado que no mês de julho muitos hotéis voltem a receber turistas.

Na cidade do Rio de Janeiro alguns hotéis do segmento luxo já anunciaram a o retorno gradual das atividades, entre eles o Belmond Copacabana Palace fechado desde o dia 10 de abril. Esta foi a primeira vez que o hotel parou a sua operação desde 1923 quando foi inaugurado. Assim, a administração do local se prepara para reabrir as portas no dia 10 de agosto, quatro meses após a suspensão dos serviços.

Da mesma forma, o grupo Fasano comunicou que vai reabrir as portas da sua unidade no Rio de Janeiro a partir do dia 17 de julho de 2020. A princípio as operações e serviços do hotel serão limitadas para atender as exigências do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Para garantir a segurança dentro do estabelecimento a empresa adotou algumas medidas. 

Entre elas a realização de testes para covid-19 nos funcionários, checagem da temperatura dos hóspedes no check-in, regras de distanciamento nas áreas comuns, bem como o uso obrigatório de máscaras nesses espaços. Além disso, o grupo Fasano fornecerá kits de higiene pessoal com máscaras e álcool em gel e os clientes vão poder contar com a assistência de uma técnica de enfermagem. 

Outros artigos que podem te interessar:

Abertura de hotéis em outras cidades do estado

Também em outras cidades hotéis se preparam para retomar as atividades. No dia 1º de julho a prefeitura de Cabo Frio anunciou ações para o retorno desses serviços na cidade. Assim, a partir do dia 15 deste mês os empreendimentos deste setor vão poder receber turistas. Entretanto, a capacidade máxima de cada espaço deve ser de apenas 40% de ocupação. 

Assim, na cidade de Cabo Frio outros serviços de lazer já vão ser reabertos a partir de 4 de julho. É o caso de bares e restaurantes, food trucks e lojas de artesanato e vendas em geral. A prática de esportes individuais ao ar livre também também vão ser liberadas no próximo sábado. 

Por fim, a prefeitura de Cabo Frio afirma que tomou essa decisão com base nos índices de contaminação diários e na quantidade de leitos de UTI disponíveis na cidade. Assim, o decreto que autoriza a reabertura de hotéis e pousadas na cidade deve ser publicado hoje (03/07) com mais detalhes sobre as medidas de segurança. 

O que podemos esperar dessa reabertura dos hotéis

De acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis do Rio de Janeiro (Hotéis Rio), Alfredo Lopes, o momento não traz muitas certezas. Em entrevista para Agência Brasil, Lopes falou que mais de 90 empreendimentos pararam as atividades por conta da pandemia e que alguns estabelecimentos com grande número  de funcionários podem acabar tendo prejuízos com uma ocupação inferior a 60%. 

O presidente também destacou a falta de segurança no Aeroporto Internacional Tom Jobim que pode acabar afastando visitantes. Por fim, Lopes aponta que o segmento pode receber um fôlego por conta das férias de julho em que muitos turistas de São Paulo podem se movimentar em direção ao interior do estado, entretanto, não há garantias. 

O que você achou dessa novidade? Compartilhe nas redes sociais! 

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis