ETIAS: Visto eletrônico para a Europa é adiado e entrará em vigor a partir de 2024

bandeira europeia ETIAS

O visto eletrônico para entrar na Europa foi adiado mais uma vez pela União Europeia. Dessa forma, o “European Travel Information and Authorization System” (ETIAS), ou Sistema Europeu de Informações e Autorizações de Viagem em nossa língua, começará a ser implantado a partir de 2024. Saiba mais detalhes no Império das Milhas!

Visto Eletrônico ETIAS é adiado para 2024

O início da implementação do “European Travel Information and Authorization System” (ETIAS), ou Sistema Europeu de Informações e Autorizações de Viagem em nossa língua, foi mais uma vez adiado. Com o objetivo de tornar a União Europeia um local mais seguro, o programa de visto estrangeiros tem parceria com a Interpol e as polícias nacionais para identificar potenciais ameaças aos países do bloco.

O visto eletrônico estava previsto para entrar em vigor no início de maio de 2023, logo após foi adiado para novembro. Agora, em seu site oficial consta que o ETIAS será implantado a partir de 2024, porém, não foi informada uma data específica. Enquanto não entra em vigor, os brasileiros podem viajar sem nenhum tipo de visto para a Europa.

O que é o ETIAS?

Em novembro de 2016 o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem foi anunciado pela Comissão Europeia e implantado na legislação europeia em 2018. Com o propósito de tornar o bloco mais seguros, o ETIAS cadastra e autoriza a viagem de estrangeiros que pretendem ir para os países do espaço Schengen.

O visto eletrônico seguirá o modelo norte-americano sendo exigido no ponto de entrada após a chegada de um voo procedente de um país não pertencente ao Tratado de Schengen. Confira abaixo quais países o viajante pode visitar com o ETIAS:

Países que aceitam o visto etias
Países que aceitam o visto etias

Para mais informações sobre o ETIA, clique aqui e leia nossa matéria sobre o visto eletrônico europeu.

Como solicitar o Visto Eletrônico ETIAS?

De acordo com o site oficial, a partir de 2024 os brasileiros que forem viajar à Europa a turismo por até 90 dias a cada período de 180 dias vão precisar de uma isenção de visto ETIAS. A isenção pode ser solicitada através de um formulário online e depois é necessário pagar uma taxa de 7 euros. 

Logo após o pedido ser processado, revisado no banco de sistema de segurança e aprovado, o turista receberá uma confirmação e a sua isenção de visto ETIAS por e-mail. Caso a solicitação seja negativada, o viajante também receberá um e-mail explicando o motivo para a recusa do pedido. Vale lembrar, que o formulário de solicitação ainda não está disponível.

O que achou dessa novidade? Compartilhe conosco nos comentários.

Conheça os 10 melhores cartões de crédito

Quem nos acompanha sabe que o cartão de crédito é o principal aliado na hora de acumular milhas. E parte do nosso propósito no Império das Milhas é auxiliar você a usar esse plástico da melhor forma possível para poder vivenciar experiências incríveis. 

Sendo assim, nossa equipe analisou e elencou os 10 melhores cartões de crédito para acumular milhas. Portanto, clique aqui e baixe o e-book exclusivo do Império.

Os 4 melhores hotéis fazenda no Rio de Janeiro Os Melhores lugares para quem quer conhecer a neve Conheça a ferramenta do Kayak que busca hotéis 5 estrelas Opções de investimento para o seu dinheiro