Aeroporto de Salvador ganha certificado internacional por redução na emissão de carbono

O Aeroporto de Salvador, Dep. Luís Eduardo Magalhães, que faz parte da rede Vinci Airports, ganhou destaque internacional graças ao compromisso com o meio ambiente. O Aeroporto localizado na região metropolitana de Salvador, conquistou o nível 2 da certificação Airport Carbon Accreditation (ACA), que reconhece ações e projetos que são implementados para reduzir emissões de carbono.

O aero teve melhorias do sistema de climatização, instalação de dispositivos inteligente como sensores de presença nas escadas, elevadores e banheiros e substituição das lâmpadas convencionais por LED. O reconhecimento foi concedido pela organização Airport Council International (ACI).

Usina Solar do Aeroporto de Salvador

As iniciativas resultaram na redução de 134 toneladas de gás carbônico emitido. O Salvador Bahia Airport deu ínicio à instalação de uma usina solar, tornando-se assim, o primeiro aeroporto do País a contar com um equipamento do tipo abastecendo o terminal.

Um investimento de cerca de R$ 16 milhões, vai ter 11 mil painéis solares, representando 4.215 mil de warrs-pico de potência instalada para uma produção anual de 6,3 milhões de quilowatts. O equipamento está previsto para começar sua operação na segunda quinzena de fevereiro.

Por mês, a usina pode produzir até 550 mil quilowatts por hora, o que supre 32% do consumo atual do terminal e representa o equivalente ao necessário para abastecer 3,8 mil casas populares. Quando começar a funcionar, vai haver a diminuição de 30% da pegada de carbono do aeroporto, totalizando 690 toneladas ao ano.

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis