Lugares mágicos do cinema: 10 Destinos de viagem que fizeram história nas telonas

Desde sua criação, o cinema transporta seus espectadores para diversas épocas, tramas e lugares. Para dar vida às suas histórias nas telinhas, muitos filmes utilizam locações reais. Por sua vez, esses lugares se tornam destinos altamente queridos por cinéfilos e viajantes de todo o mundo. 

Desde ilhas paradisíacas a desertos escaldantes, muitos lugares foram palcos memoráveis no cinema (e na TV também). Por isso, se você busca uma jornada cinematográfica ao redor do mundo, confira o nosso artigo com os 10 lugares para viajar que já fizeram parte do cinema. Luzes, câmera, ação!

Lugares para viajar que fizeram parte do cinema

Nova Zelândia – O Senhor dos Anéis

A Terra Média, o cenário épico da trilogia fantástica de “O Senhor dos Anéis” de J.R.R. Tolkien ganhou a vida nas paisagens deslumbrantes da Nova Zelândia. Com a presença de montanhas majestosas, vales exuberantes e lagos cristalinos, esse país da Oceânia serviu de palco para cenas memoráveis da trilogia. E hoje, os fãs da série têm a oportunidade única de explorar os locais icônicos da franquia, como a Terra dos Hobbits em Matamata e as Montanhas Rochosas em Queenstown. A Nova Zelândia se tornou um destino de peregrinação para os amantes da trilogia.

Sicília, Itália – O Poderoso Chefão

Apesar de Nova York ser a casa fictícia da família Corleone no “O Poderoso Chefão”, grande parte das cenas da franquia foi filmada teve a paisagem italiana como cenário. A Sicília, com sua beleza rústica e arquitetura tradicional, serviu como cenário para várias cenas memoráveis da trama. Assim como o vilarejo de Savoca, onde fica o Bar Vitelli, o ponto mais fotografado por fãs de O Poderoso Chefão e a igreja onde ocorreu o casamento entre Michael e Apollonia.

Escócia – Harry Potter

cinema

Muitos fãs de Harry Potter esperaram o aniversário de 11 anos para receber a cartinha de admissão à Hogwarts. Se você não recebeu, ainda pode fazer a famosa viagem no Expresso de Hogwarts, que foi filmada na bela linha férrea Jacobite, que atravessa as Highlands escocesas. Edimburgo, capital da Escócia, serviu de inspiração para a autora J.K. Rowling e também serviu de locação para várias cenas da franquia.

Sabe a primeira aula de voo de Harry Potter em Hogwarts? Foi filmada no Castelo de Alnwick, que fica na fronteira entre a Inglaterra e a Escócia. Foi no café The Elephant House, em Edimburgo, que a autora criou o universo de Harry Potter, considerado hoje o berço do bruxinho. 

Marrocos – Gladiador

Gladiador, estrelado por Russell Crowe, transporta os espectadores para a Roma Antiga. No entanto, a maioria das cenas de combate no Coliseu foi gravada em Ouarzazate, no Marrocos. Esta cidade desértica oferece uma atmosfera única e uma rica arquitetura que recriou com sucesso a grandiosidade do Coliseu.

Austrália – Mad Max

A série Mad Max, dirigida por George Miller, usou as paisagens áridas da Austrália como um cenário fundamental dentro da história. Os vastos desertos, as estradas intermináveis e a sensação de isolamento deram ao mundo pós-apocalíptico do filme uma autenticidade única. Viajar pelo interior australiano é uma experiência única para os fãs da série, proporcionando um vislumbre do mundo caótico de Max Rockatansky.

Croácia – Game of Thrones

Apesar de seu final controverso, a série Game of Thrones conquistou uma legião de fãs em todo o mundo com suas tramas intrigantes e cenários deslumbrantes. E além da Islândia, a Croácia também serviu de cenário para a história épica. A fictícia King’s Landing (Porto Real, traduzindo para o Português), capital de Westeros, foi gravada na cidade croata de Dubrovnik. Fãs de GoT poderão reconhecer facilmente as muralhas medievais e a arquitetura deslumbrante da cidade. 

Egito – Indiana Jones

Um dos cenários mais emblemáticos de Indiana Jones foi o Templo de Karnak, no Egito. Esse local desempenhou um papel fundamental no filme “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”. O Egito é repleto de locais arqueológicos fascinantes que transportam os viajantes para o mundo da arqueologia e da aventura, uma experiência incrível para quem é fã de Indiana Jones.

Paraty, Brasil – Crepúsculo

Também temos exemplo brasileiro no cinema! A saga Crepúsculo é uma das mais conhecidas na cultura pop, e no último filme da franquia, “Amanhecer”, a produção do filme escolheu Paraty como um dos cenários do longa. É nessa cidade, localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, que o casal protagonista, Bella e Edward, passa a lua de mel. Inclusive, é possível alugar a casa onde Kristen Stewart e Robert Pattinson gravaram as cenas do casal. 

Verona, Itália – Cartas para Julieta

Com Amanda Seyfried, Cartas para Julieta fala de uma história de amor apaixonante com as paisagens belíssimas da Itália como pano de fundo. O filme viaja por Verona – a cidade da Julieta Capuleto – e mostra estradas cercadas por vinhedos e cenários memoráveis.

Uma das cenas do filme mostra a Ponte Pietra, cartão postal da cidade, e construída em madeira no início do século I. Atravessando a ponte, há as ruínas do Teatro Romano e do Castel San Pietro. O cenário principal e o ponto inicial do enredo é a Casa de Julieta, onde as pessoas deixam bilhetes, cartas e promessas amorosas assim como a retratada no filme (sem spoilers). A entrada custa €6. 

Skópelos, Grécia – Mamma Mia

Estrelado por nomes de peso como Meryl Streep, Colin Firth, Christine Baranski e Amanda Seyfried (novamente!), Mamma Mia foi um sucesso de bilheteria. O filme, baseado nos hits da banda ABBA, foi lançado em 2008 e teve como principal cenário a ilha paradisíaca de Skópelos, na Grécia, onde vivem Donna e Sophie, mãe e filha.

Assim como vemos os “pais” de Sophie chegando pelo mar para o casamento dela com Sky, a melhor forma de chegar nessa ilha é pegar um voo de Atenas para Skiathos, e de lá, pegar uma balsa rumo à Skópelos. Entre as principais praias da ilha, destacam-se a Praia Lalaria, a Praia Tsougrias e a Praia Vromolimnos. A praia de Kastani Bay serviu como cenário para uma das melhores performances musicais do filme, a cena de Lay All Your Love On Me, com Dominic Cooper e Amanda Seyfried. 

Faça a sua jornada do cinema com o Império das Passagens

Para os amantes da sétima arte, visitar a locação de filmes famosos é uma experiência única. E se você, cinéfilo, quiser ver os locais de perto, sem ser pelas lentes do cinema, podemos garantir que o Império das Passagens é o lugar ideal para conseguir isso. 

Desde 2018, a agência de viagem emite centenas de bilhetes aéreos para diversos destinos ao redor do mundo. A empresa realiza o sonho de muitas pessoas e o próximo pode ser o seu. Sendo assim, entre em contato com a equipe através deste link e dê mais um passo a caminho da sua jornada cinematográfica. 

Conheça o Kûara Hotel, em Arraial D’ajuda Conheça Praia do Pontal, no Arraial do Cabo Conheça Fontana di Trevi, em Roma Praia do Futuro em Fortaleza: o que você precisa saber