Neon: tudo o que você precisa saber sobre essa conta digital

Neon
Tudo sobre a conta digital Neon

Que as contas digitais estão revolucionando o mundo financeiro você já está careca de saber. Afinal, elas oferecem os mesmos serviços que uma instituição tradicional, porém sem cobrar praticamente nada por isso. Da mesma forma, os clientes podem resolver tudo usando apenas o celular. Bem, pelo menos é o que promete o Neon. 

Nas últimas semanas, nós aceitamos a missão de apresentar para você, querido leitor, as principais contas digitais que existem no Brasil. Nessa série nós contamos a história dessas instituições os diferentes produtos que cada uma oferece e como se tornar um cliente. Agora chegou a vez de falarmos sobre o Neon. Preparados? Então venha com a gente! 

O Neon 

Como vimos ao longo dessa série, algumas contas nasceram no formato tradicional e foram migrando para o ambiente online. Este, não é o caso do Neon. Segundo a instituição, dominar o universo digital é muito simples, pois esse é o habitat natural da empresa. Assim, o banco foi fundado em 2016 por Pedro Conrade. 

De lá pra cá, a empresa já foi parceira de algumas instituições como o Banco Neon — antigo Banco Pottencial —, que teve as suas operações encerradas no ano passado. Felizmente, o Neon Pagamentos S.A — instituição da qual estamos falando neste post — tinha suas operações separadas e conseguiu manter as atividades. 

Hoje, instituição tem como principal parceiro o Banco Votorantim que é responsável por cuidar de alguns serviços oferecidos pela fintech, como por exemplo a conta corrente e os investimentos. Veja a seguir como ser um cliente Neon e todos os benefícios oferecidos por essa empresa. 

Contas do Neon 

Diferente de outros bancos digitais, o Neon não oferece uma grande variedade de contas. Atualmente, são apenas duas: a pessoal e a destinada a pequenos e médios negócios. Como todo o gerenciamento é feito online, a abertura de conta não poderia ser diferente. Assim, o primeiro passo é fazer o download do aplicativo — disponível para Android e iOS.

Em seguida, você deve informar os seus dados pessoais como nome completo, CPF, e-mail e data de nascimento. Não é necessário informar renda mensal e nem endereço, entretanto é preciso ser maior de dezoito anos. Além disso, o seu cadastro será submetido a uma análise que pode durar até sete dias. 

Se você for aprovado, será necessário fazer um depósito com um valor que é estipulado pela instituição. Não se trata de uma taxa, pois o montante ficará disponível em seu saldo para que você possa utilizá-lo. Entretanto, ele é necessário para que a ativação da sua conta seja concluída e a produção do cartão físico seja iniciada.

Conta Pessoal 

Essa é a conta corrente para pessoas físicas do Neon. Como você já sabe não há cobrança de nenhum tipo de taxa de manutenção ou de abertura de conta. Para aderir a esse serviço, basta seguir o processo que explicamos anteriormente. Sendo assim, vamos falar dos principais benefícios oferecidos por essa modalidade. Com a conta pessoal você pode realizar o pagamento de contas e transferências bancárias.

Assim como, investimentos em CDBs, recarga de celular, depósito via boleto bancário, saques em caixas da rede Banco24Horas e empréstimos. Assim que você ativa a sua conta recebe um cartão virtual com a função débito e crédito e um plástico físico para compras no débito. Você pode submeter este último a aprovação para a liberação do crédito

Neon+

O banco não oferece saques gratuitos ilimitados como outras instituições. Entretanto, a empresa criou um programa que permite que você consiga realizar mais transações como essa sem pagar nada, o Neon+. Funciona assim, ao realizar dez compras com o cartão em um período de 30 dias, você ganha mais 3 retiradas gratuitas. 

Contagem de compras com o cartão Neon
Contagem de compras com o cartão Neon

Da mesma forma, você tem 30 dias para utilizar os saques. Após esse período, você precisa ter realizado dez novas compras com o cartão para ganhar esse direito novamente. Vale lembrar que se você não atingir o número mínimo para ativar o Neon+ ou gastar esses benefícios, as novas retiradas terão uma taxa. Veja na tabela a seguir.

Tarifas da conta corrente Neon
Tarifas da conta corrente Neon

Conta MEI Fácil

O Neon também oferece a versão para os clientes que são microempreendedores individuais (MEI). Ou seja, aquelas pessoas que possuem um negócio e que faturaram até R$ 81 mil por ano. A instituição tem uma parceria com a empresa MEI Fácil e oferece suporte desde a criação do CNPJ até o gerenciamento financeiro do seu negócio.

Vale lembrar que essa modalidade ainda está em fase de testes, logo, não está disponível para todos os clientes do banco. Assim, você pode entrar na lista de espera por meio do site do Neon ou aguardar até que essa opção esteja disponível no aplicativo. Entre os principais benefícios dessa conta estão a emissão gratuita de boleto de cobranças e emissão de extratos. 

Além disso, os usuários dessa modalidade podem realizar transferências gratuitas, pagar boletos de impostos, realizar saques na rede Banco24Horas e ainda recebem com um cartão de débito internacional. Entretanto, por se tratar de uma conta para negócios os clientes pagam algumas taxas por determinados serviços. Confira na tabela abaixo. 

Tarifas da conta MEI Fácil
Tarifas da conta MEI Fácil

O Neon também possui uma conta para empreendedores do tipo ME, ou seja, microempresa. Entretanto, essa modalidade está inativa no momento. O banco está fazendo modificações para que ela seja relançada em breve. 

Cartões Neon 

Assim que você ativa a sua conta no Neon é enviado um cartão de débito e você ainda recebe o plástico virtual. Este último tem as funções débito e crédito, mas só pode ser usado para compras online. Embora você possa realizar compras na modalidade crédito com esse produto, não é possível parcelar. 

Neon débito 

Como já explicamos esse é o primeiro cartão que você recebe e, embora ele seja de débito, na prática funciona como um plástico pré-pago. Ou seja, você pode realizar compras em lojas físicas ou virtuais e o seu limite é definido pelo saldo em sua conta corrente. Além disso, o produto tem bandeira Visa e pode ser utilizado para compras internacionais. 

Cartão de crédito

Para ter acesso a esse produto você precisa solicitar a análise de crédito por meio do aplicativo. Em geral, a empresa tem até 30 dias para dar uma resposta, entretanto, alguns clientes já têm essa condição pré aprovada na abertura de conta. Assim, verifique no app na aba “Crédito” qual é a sua situação. 

Depois de aprovado você poderá usar o mesmo cartão que já possui tanto na função débito, quanto crédito. Entretanto, para esta última haverá um limite mensal preestabelecido. A grande vantagem deste produto é que você não vai precisar para anuidade para usar esse serviço e pode controlar seus gastos pelo aplicativo. 

Outros serviços do Neon

Além de conta corrente para pessoa física e jurídica, cartão de crédito e débito físico e virtual o Neon oferece outros serviços como investimentos em renda fixa e empréstimos pessoais. Veja a seguir, como funciona cada uma dessas conveniências. 

Investimentos

Nos últimos anos o acesso à mais informações financeiras e a internet permitiram que os brasileiros pudessem ter mais contato com esse universo. Além disso, as contas digitais que oferecem esse tipo de serviço também têm gerado um impacto positivo na vida dessas pessoas. A prova é que no ano de 2019 as aplicações em investimentos tiveram um aumento de 12%

Assim, o Neon não poderia deixar de oferecer aos seus clientes uma opção melhor que as tradicionais cadernetas de poupança, para fazer o dinheiro render. O banco conta com apenas uma modalidade de investimento o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Nessa modalidade você empresta dinheiro para uma instituição financeira em troca de uma rentabilidade preestabelecido. 

A instituição trabalha com um CDB que rende a partir de 95% do CDI. É bem verdade que outras contas digitais oferecem uma rentabilidade maior para esse mesmo produto. Mas ainda assim, o Certificado de Depósito Bancário da Neon é melhor do que qualquer poupança de banco tradicional. Você pode começar a investir com R$ 10,00. 

Da mesma forma o banco dá a opção de um CDB objetivo ou livre. No primeiro caso, você determina o montante que quer alcançar e define o valor dos aportes mensais. Assim, a instituição ajuda você a calcular o prazo para alcançar o seu sonho. Já a segunda opção permite que você invista apenas quando quiser e resgate a qualquer momento. 

Empréstimo pessoal 

Esse é um serviço que tem se popularizado entre as contas digitais. No banco Neon o empréstimo pessoal é uma funcionalidade nova, isto quer dizer que ele não está disponível para todos os clientes ainda. Você pode verificar se ele já está disponível para você no aplicativo do banco, aliás, é por meio da ferramenta que você vai solicitar esse benefício. 

O valor de empréstimo é determinado e oferecido conforme com o perfil de cada cliente. Da mesma forma, os juros são calculados de acordo com a quantia solicitada e número de parcelas. Assim, não há como pedir um montante maior do que o fornecido. À medida que você utiliza essa função o banco analisa a possibilidade de aumentar o seu limite. 

Se você tinha alguma dúvida de que as contas digitais chegaram para ficar, aposto que elas estão ficando para trás. Com essa série você tem aprendido tudo sobre as principais fintechs do Brasil. Mas, não basta conhecer os serviços de cada uma dessas instituições, experimente ser cliente de uma delas, é de graça! Que tal começar com o Neon?  

Ahh, separamos aqui outros posts dessa série para você continuar aprendendo sobre bancos digitais, confira!