O que fazer em Veneza: guia completo da cidade do romance

o que fazer em veneza
o que fazer em veneza

Famosa pela alcunha de “Cidade do Amor”, os ares e lugares de Veneza realmente são capazes de inspirar o romantismo dos casais. Não à toa, o destino se tornou a viagem dos sonhos dos pares apaixonados, inclusive como rota de lua de mel. Porém, com tanto para ver e conhecer, muitas pessoas ainda não sabem o que fazer em Veneza quando decidem conhecer o destino.

Permeada por canais que recortam e coexistem com a arquitetura local — inclusive costurada pelas clássicas pontes rústicas de pedras —, Veneza encanta a cada passo de mãos dadas. Além de sua beleza natural, estruturas como igrejas, restaurantes e praças são verdadeiras obras de arte a céu aberto.

Como são muitos os atrativos que levam Veneza a cair no gosto e na rota turística dos viajantes do mundo inteiro, o Império das Milhas traz para você o guia completo do destino. Assim, você irá descobrir o que fazer em Veneza, além de conhecer melhor a cidade do romance, descobrir um pouco de sua história e curiosidades. 

E aí, se interessou? Então pode preparar o coração para se apaixonar ainda mais por este destino e confira agora mesmo!

Guia do destino

Apesar de ser a capital da região do Vêneto, na Itália, Veneza não é uma das cidades mais populosas do país da bota. Com cerca de 260 mil habitantes, ela está localizada às margens do Mar Adriático. Inclusive, graças a essa localização que ocorre a sinergia entre as ruas e os 150 canais que formam a primeira imagem que nos vêm à cabeça quando pensamos o que fazer em Veneza.

Para se ter uma ideia, a área urbana de Veneza é composta por um conjunto de 120 ilhas, que, por sua vez, são interligadas por mais de 400 pontes. Dessa forma, podemos afirmar que Veneza é diferente das demais cidades do mundo. Afinal de contas, no lugar das ruas, pavimentadas como conhecemos, por lá existem os canais, que dão acesso aos quatro cantos da cidade. Assim, ao invés de utilizar o carro como meio de transporte, os venezianos usam embarcações para a locomoção.

Um fato histórico curioso é que Veneza já sofreu algumas inundações e, atualmente, ainda há ameaças de que isso se repita — principalmente por conta do aquecimento global e a elevação do nível do mar. Contudo, a este “fenômeno” dá-se o nome, na Veneza, de Acqua Alta.

De forte influência mercantil e econômica na história do Império Romano, Veneza utilizou-se de sua localização privilegiada para estabelecer o comércio de especiarias e tecidos. Inclusive, este movimento de embarcações e comércio, que surgiu lá nos tempos das Cruzadas e segue até hoje, fez com que Veneza assumisse um lugar entre as cidades mais importantes da Itália.

Por tanta história e belezas arquitetônicas e naturais, Veneza é uma espécie de museu a céu aberto. Como falamos, as centenas de pontes, somadas às gôndolas que levam casais apaixonados pelos canais, tornam o ambiente aconchegante e romântico, muito mais propício ao amor.

O que você precisa saber em sua viagem à Veneza

Como em toda viagem — e especialmente nas internacionais —, o planejamento faz parte da preparação. Portanto, se você quer chegar e curtir com tranquilidade e plenitude durante a sua jornada, nada melhor que programar os principais pontos de seu passeio. Dessa forma, nós trouxemos algumas informações fundamentais para ajudar os viajantes que sonham e planejam conhecer Veneza. E então, vamos lá?

Como Chegar

Esse ponto é bem mais tranquilo do que você possa imaginar. Isso porque, apesar de não ser uma das maiores cidades italianas, Veneza é muito bem desenvolvida e possui toda uma infraestrutura para receber viajantes do mundo inteiro.

Assim, para quem for visitar Veneza é bom saber que a cidade conta com um aeroporto próprio e estação de trens.Para quem decidir por esta última opção, pode desembarcar em Veneza tendo como origem algumas cidades italianas como Milão, Bolonha e Florença

Além disso, você pode fazer o acesso por via terrestre. Contudo, vale lembrar que a locomoção dentro da cidade não pode ser realizada de carro, apenas pelas embarcações, ou caminhando.

Quando ir

Quando falamos em melhor época para conhecer determinado lugar, sempre levamos em consideração alguns pontos. Claro que, existem períodos considerados melhores, no entanto a escolha sempre depende de fatores como disponibilidade dos viajantes, situação financeira, estação do ano (alta e baixa estação), entre outros.

Portanto, se você pensa em conhecer a Veneza das fotos, com o céu límpido e aquele azul mágico permeando as construções, o ideal seria entre a primavera e o verão europeu. Contudo, vale lembrar que além desse período marcar a alta estação — o que significa preços altos e muita movimentação de turistas pelas ruas —, em Veneza há um fenômeno específico: a umidade é muito elevada.

Dessa forma, a melhor sugestão é viajar no mês de setembro. Apesar de ainda ser alta estação, os preços estão em viés de queda e é quando o calor dá uma trégua.

O que fazer em Veneza: 5 melhores passeios

Agora que você já conheceu um pouco de Veneza e já sabe as principais informações para fazer a sua viagem, vamos à parte mais gostosa de nosso guia de destinos: descobrir o que fazer em Veneza. Ou seja, os melhores passeios e pontos turísticos. Como de costume, nós separamos algumas atrações das quais você não pode deixar de fora em seu roteiro de viagem. Entre restaurantes e praças, locais abertos ao públicos e fechados, temos opções para todos os gostos e bolsos.

Sem mais delongas, venha conosco e descubra o que fazer em Veneza!

Passeio de Gôndola 

o que fazer em veneza
o que fazer em veneza

Esse, claro, tinha que estar em primeiro lugar! Principal via de transporte de Veneza, são pelos canais onde os moradores se locomovem de um ponto a outro. E para os turistas, nada mal uma locomoção que vira passeio, que permite apreciar as edificações antigas, vielas, pontes e feiras da cidade com tranquilidade.

As travessias de gôndolas são, sem dúvida, um símbolo do romantismo da cidade, onde é possível receber desde informações históricas até mesmo cantorias dos gondoleiros. O passeio dura em média 30 minutos, e custa a partir de 28€, por pessoa, a depender do tipo de pacote escolhido.

Praça San Marco

o que fazer em veneza
o que fazer em veneza

Sabe aquele lugar central que te permite conhecer vários locais de uma só vez? A praça San Marco é o grande coração de Veneza. Nela se encontram alguns dos pontos turísticos mais importantes, como a Basílica de San Marco, o Palácio Ducal, o Museu Correr e o Campanário, de onde se tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Além de marcos icônicos como a casa de Mozart, o teatro La Fenice, Igreja Salute entre outros. 

Ponte do Suspiro

o que fazer em veneza
o que fazer em veneza

Uma das pontes mais fotografadas da cidade, a Ponte do Suspiro foi batizada assim por Lorde Byron, poeta romântico, pois acredita-se que os condenados passavam por ela suspirando antes de receberem a sentença. Entretanto, apesar da história triste, a ponte é palco para fotos belíssimas, além de ser um dos lugares mais românticos para se visitar em Veneza.

Trattoria Al Gazzettino  

Ir para Veneza e não experimentar os pratos típicos da culinária local, seria um grande desperdício, não é mesmo? Sendo assim, a Trattoria Al Gazzettino é um dos restaurantes mais famosos da cidade e ponto certeiro para os turistas que, além de um passeio, querem ter uma boa experiência gastronômica na cidade. O restaurante é conhecido pelo bom atendimento e por oferecer pequenas porções de pratos salgados para degustação. 

Coleção Peggy Guggenheim. 

o que fazer em veneza
o que fazer em veneza

Por fim, um atrativo para quem gosta de passeios artísticos e culturais. O Museu Peggy Guggenheim é um dos principais museus de arte moderna da Europa. Com obras importantes expostas, o museu resguarda coleções de grandes artistas como Picasso, Dalí, Magritte, dentre outros artistas. 

Tire o sonho de conhecer Veneza do papel 

Cá entre nós: definitivamente há muito o que fazer em Veneza, não é mesmo? Pois se você gostou e ficou morrendo de vontade de fazer essa viagem encantadora, não perca tempo. Tire o sonho do papel e venha ver de perto os encantos que a cidade lhe traz. Basta acessar o site do Império das Passagens, fazer uma consulta e agendar o seu pacote de viagem.

Salas Vip Galeão: conheça os lounges do aeroporto Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia