5 curiosidades sobre Cairo, capital do Egito

Cairo, Egito

Quem acompanha o nosso blog provavelmente já sabe que o Egito é um dos destinos mais fascinantes do planeta. Nós já falamos tudo sobre o país deste post aqui. Sendo assim, com o Cairo, sua capital, não seria diferente. A cidade localizada às margens do rio Nilo é banhada de muita cultura e história.

O Egito é considerado por muitos historiadores e arqueólogos como um dos maiores berços culturais da humanidade. O local foi palco de feitos, construções e eventos realmente surreais. Por isso, o Império das Milhas traz hoje cinco curiosidades para você descobrir a magia do Cairo. Portanto, continue conosco e confira tudo agora mesmo!

Veja também:

Resumo do destino 

Como já falamos, o Cairo é a capital do Egito. Localizada no continente africano, ela é a maior das capitais da África e de todo o mundo árabe. O Cairo possui o turismo como uma das suas principais atividades econômicas e isso acontece justamente pela sua riqueza cultural que atrai visitantes do mundo inteiro.

Provavelmente você já ouviu falar das pirâmides e faraós do Egito antigo. Apesar de tudo isso parecer um pouco utópico e fantasioso, é real. Isso é o que realmente encanta por lá. Nada parece real. As construções antigas são capazes de teletransportar qualquer um para a antiguidade oriental. O Egito é um dos países mais ricos do mundo cultural e historicamente. Sendo assim, a sua capital é composta por incontáveis itens fascinantes.

A fundação da mãe de todas as cidades, como é conhecido o Cairo, é datada de cerca de 116 anos antes de Cristo. A cidade é vista por muitos como um verdadeiro museu a céu aberto.O primeiro território do local, hoje conhecido como Velho Cairo, era uma parte da cidade que foi construída com base em uma fortaleza que existia próxima ao Rio Nilo. Essa construção aconteceu por meio dos povos romanos, que foram fortes influenciadores dentro da cultura egípcia durante a antiguidade. 

Além disso, atualmente a cidade consegue unir perfeitamente as suas belezas e heranças do mundo antigo com a modernidade e a tecnologia da contemporaneidade. Essa fusão forma um cenário simplesmente incrível. O local parece ter saído diretamente das telas do cinema. Tudo por lá encanta.

Quando ir ao Cairo? 

As temperaturas em terras egípcias podem ser bastante altas, tornando alguns passeios bem desagradáveis durante o verão. Por isso, o período ideal para visitar o Cairo é entre os meses de abril e maio ou outubro e novembro. 

Durante estes meses as temperaturas são mais amenas e os passeios são mais viáveis e confortáveis. Passear pelo cairo sob sol de 40?C pode não ser uma boa escolha. Por isso, opte sempre por meses onde o clima é mais leve e fresco.

Além do verão, também não recomendamos a ida durante o Ramadã. O evento religioso celebra o Alcorão e os fiéis praticam festividades e jejum. Sendo assim, por se tratar de um país muçulmano, a maioria das pessoas se concentra na celebração. É comum que durante o ramadan alguns lugares não funcionem ou reduzam o horário de funcionamento. O evento não possui data fixa e varia de acordo com o calendário islâmico. Por isso, esteja atento. Em 2023, o Ramadã começa no dia 22 de março e vai até o dia 20 de abril.

Quanto tempo ficar no Cairo? 

Como falamos, a cidade é a maior capital do continente e do mundo árabe. Por isso, um ou dois dias normalmente não costumam ser suficientes para conhecer a maior parte das atrações. Sendo assim, recomendamos uma estadia de 3 a 5 dias, a depender do seu roteiro de viagem. 

Em uma viagem de 4 dias, por exemplo, é possível conhecer quase todos os melhores lugares da capital com bastante tranquilidade e ainda curtir a noite em um bom restaurante aproveitando a culinária típica. Entretanto, se você é um amante da história antiga, da arqueologia e das artes, 5 dias é o ideal para aproveitar cada pedacinho dessa jóia cultural que é o Cairo.

Como chegar no Cairo

Por se tratar da capital, não existem muitas dificuldades para ir até o Cairo. Inclusive, recomendamos que inicie o seu roteiro pelo país por lá, afinal, a cidade será ponto de partida para viagens até cidades próximas. 

Sendo assim, a forma mais rápida e confortável de realizar esta viagem é por via aérea. Ainda não existem voos diretos saindo do Brasil, mas é possível realizar conexões em países europeus e em seguida ir até o aeroporto do Cairo. 

E se você vai conhecer cidades como Alexandria, também é possível se deslocar de ônibus ou trem até a capital. Entretanto, essas viagens podem ser bem longas, desconfortáveis e, em alguns, casos desorganizadas. 

5 curiosidades sobre o Cairo

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Cairo, chegou a hora de descobrir 5 curiosidades simplesmente fascinantes sobre a capital. Vem com a gente!

Algodão e tecelagem

Os egípcios são referência mundial em tecelagem, em especial quando se trata de algodão.  O país se destaca nesse âmbito desde a antiguidade, quando povos europeus, mesmo com toda a riqueza do continente, não chegavam nem perto de tamanha técnica e qualidade nos tecidos. 

Atualmente este legado ainda está muito presente no país, sobretudo na capital. Provavelmente você irá encontrar acomodações com roupas de cama, toalhas e tapeçarias impecáveis. O Cairo é um verdadeiro paraíso para quem deseja adquirir este tipo de produto da mais alta qualidade. 

Tapeçaria egípcia

É a única cidade que ainda possui uma das sete maravilhas antigas do mundo

Das sete maravilhas do mundo antigo, apenas uma resistiu ao tempo e a natureza: A grande Pirâmide de Gizé. Ela está localizada no Cairo e é a única das 7 jóias da humanidade que permaneceu intacta. 

A Pirâmide de Gizé é um clássico! Você provavelmente já viu alguma foto deste monumento pela internet ou até mesmo em livros escolares. Atualmente o local é um sítio arqueológico. A pirâmide foi construída como tumba para o faraó Khufu. Ela é um monumento impressionante e chega a ser difícil acreditar que foi feita por mãos humanas há mais de 4 mil anos. 

Piramides de Gizé

O Cairo pode ser o berço da civilização humana

Para muitos pesquisadores, o Egito, mais especificamente a região do Cairo, pode ser considerado como berço da civilização humana. Existem muitas evidências arqueológicas e geológicas que apontam nesse sentido. Sendo assim, muitos chamam o local de Umm al-Dunya, que significa “mãe do mundo”.

As construções colossais presentes na cidade apontam um avanço civilizatório e científico inacreditável para a época. É simplesmente fascinante o que o povo egípcio construiu com tão poucos recursos e em uma época de tanta escassez. Reconhecer o Cairo como berço da civilização humana é essencial para entender a história da humanidade sob outras perspectivas e apreciar as construções magníficas que foram feitas fora do continente europeu.

Vista panorâmica das Pirâmides de Gizé

Demonstrações de afeto em local público não são bem vindas

Viajar em casal para o Cairo pode ser uma experiência realmente inesquecível. Entretanto, por se tratar de um país conservador e com fortes influências religiosas, alguns costumes devem ser respeitados. Mãos dadas normalmente são o limite na região. 

Portanto, se você está planejando uma viagem romântica ao Cairo, esteja atento às normas e costumes locais. Manter o respeito à diversidade cultural e religiosa é essencial para tornar a viagem ainda mais proveitosa.

Comércio local do Cairo

Nem todos os viajantes conseguem entrar nas Pirâmides de Gizé

A construção é muito antiga e talhada em pedras. Logo, o seu interior é muito quente e conta  com túneis muito estreitos. Alguns turistas chegam a passar mal durante o passeio. Algumas entradas são tão apertadas que é necessário se agachar para passar. Por isso, se este tipo de situação lhe incomoda, aprecie o monumento apenas do lado de fora!

Interior das Pirâmides de Gizé

Vale a pena ir ao Cairo? 

Sem pensar duas vezes, a resposta é sim! O Egito é um país fascinante. A sua história, mitologia, arte, arquitetura e cultura são singulares e encantam a quase todos os visitantes. O Cairo abriga um misto incrível de modernidade e antiguidade, formando um cenário único no mundo.

Por isso, se você está pensando em ir ao país, não deixe de vivenciar alguns dias na capital! Vale muito a pena vivenciar de pertinho essa mistura magnífica entre o novo e o antigo. É uma verdadeira viagem no tempo com direito a muita comida boa e passeios divertidos. 

Venha conhecer o Cairo com o Império!

Conhecer o Egito é uma experiência inesquecível que todos deveriam viver pelo menos uma vez. Sendo assim, tire já o sonho do papel! Por que perder tempo planejando de forma errônea a sua viagem? 

O Império das Passagens oferece os melhores pacotes e facilita a sua experiência. 

Portanto, acesse o site, faça sua consulta e viva essa experiência única com o Império das Passagens.

Guia das salas VIP Santos Dumont em 2024 Salas VIP no Aeroporto de Viracopos 2024 Como ficar na sala VIP dos aeroportos Salas Vip Galeão: conheça os lounges do aeroporto