União Europeia vai exigir apenas Certificado Digital para entrada no bloco. Entenda

UE vai exigir apenas Certificado Digital para estrangeiros

A maneira de viajar entre países mudou muito durante a pandemia. Após meses com as fronteiras fechadas os países retomaram o turismo internacional com uma série de restrições. Entretanto, a União Europeia vai flexibilizar as regras e passará a exigir apenas o Certificado Digital da Covid-19. Confira neste post todos os detalhes dessa mudança. 

Novas regras para visitar países da União Europeia

Na última terça-feira (25/01), os Estados-membros da União Europeia decidiram mudar as regras para a entrada de estrangeiros em países do bloco. Assim, ficou decidido que, os viajantes poderão entrar nessas nações sem realizar testes ou quarentena, apresentando apenas o Certificado Digital da Covid-19. A notícia, deixou muitas pessoas animadas. 

Contudo, é importante se atentar para um detalhe da nova medida. Apenas viajantes com Certificado Digital Europeu da Covid-19 poderá transitar pelos países sem apresentar outras comprovações como, teste negativo e/ou quarentena. Assim, a regra começará a valer a partir do dia 1º de fevereiro de 2022. 

O Certificado Digital Europeu da Covid-19

Para emitir o Certificado Digital Europeu da Covid-19 os viajantes precisam atender a alguns requisitos. O primeiro deles é ser um cidadão ou residente de um país-membro da União Europeia. Além disso, precisa ter completado o esquema vacinal nos últimos 270 dias ou se recuperado de uma infecção nos 180 passados. 

Por fim, aqueles que realizaram teste PCR negativo em até 72 horas ou teste antígeno em no máximo 24 horas, podem solicitar o certificado. Esse documento é válido em todo o território da UE, além disso ele é gratuito e está disponível na língua nacional e em inglês. O bloco estendeu os mesmos privilégios aos certificados emitidos pelos seguintes países: 

Países com os mesmos privilégios do Certificado Digital Europeu
Países com os mesmos privilégios do Certificado Digital Europeu

Não posso solicitar o Certificado Digital Europeu da Covid-19, o que fazer? 

Apesar da nova regra para entrar em países da União Europeia, não houve nenhuma mudança para nós brasileiros. Infelizmente, o certificado emitido pelo SUS é inválido para as condições propostas pela UE. Isto quer dizer que continuaremos tendo que apresentar um teste negativo para Covid-19, realizado em até 24 antes da chegada ou no desembarque em um dos países do bloco.   

Embora a decisão da União Europeia não inclua o Brasil, não deixa de ser uma notícia animadora, pois, significa que as restrições mais severas com relação ao covid-19 estão chegando ao fim. Assim, acreditamos que seja uma questão de tempo para que essa nova medida se estenda a outros países. 

Aqui no Império das Milhas você fica por dentro das principais promoções dos programas de fidelidade, cartões de crédito, companhias aéreas, hotéis e muito mais! 

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis