Veja como cancelar uma compra no cartão de crédito

Os cartões de crédito estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e nas transações comerciais. Segundo pesquisa do Serasa eCred, atualmente cerca de 29% dos brasileiros possuem cinco ou mais cartões de crédito. Contudo, diante desse aumento, é preciso estar atento aos seus gastos, além de se prevenir dos famosos golpes do mercado. Nessas horas é importante saber como cancelar uma compra no cartão de crédito.

Com as maiores facilidades proporcionadas pelos bancos e fintechs, o acesso ao plástico aumentou o seu alcance entre os consumidores. Inclusive, o plástico se tornou um dos principais aliados do milheiro na hora de acumular pontos em programas de fidelidade. Caso queira saber como cadastrar o seu cartão de crédito para ganhar milhas, clique aqui. Porém, apesar de apontar uma popularização, isso também indica um alerta sobre as finanças pessoais. 

A princípio, o processo de cancelar uma compra não é tão simples, mas certamente te fará poupar bastante dinheiro — principalmente se estamos falando de cobranças indevidas. Também conhecido como chargeback, a operação de estorno oferece mais segurança às transações com o cartão de crédito e protege o seu usuário de golpes, principalmente em ambiente virtual.

Portanto, pensando nisso, o Império das Milhas traz para você as principais informações necessárias para te ajudar a cancelar uma compra feita no seu cartão de crédito. Além disso, te mostraremos o passo a passo e em quais situações você pode realizar o estorno de sua compra. Então vem com a gente aprender junto!

O que é o chargeback?

Se formos traduzir ao pé da letra, o termo em inglês chargeback significaria algo como “cobrança de volta”. Dessa forma, ele é comumente utilizado quando nos referimos a um cancelamento de compra feita com o cartão de crédito onde o cliente consegue recuperar o valor investido. 

Assim, caso o usuário não reconheça a compra de um produto adquirido com o seu plástico, ou se o produto não foi entregue, é possível solicitar o cancelamento da compra. No entanto, é importante dizer que a recomendação é que, antes de buscar o chargeback, o cliente procure um acordo com o site ou estabelecimento, até se esgotarem as tentativas de negociação.

Dessa forma, caso a medida escolhida seja mesmo de cancelar a compra, o seu caso será avaliado pela administradora do cartão, que então poderá, ou não, dar seguimento com o processo de estorno.

Quando posso cancelar uma compra no cartão de crédito?

Entretanto, para solicitar o estorno e conseguir cancelar uma compra realizada no cartão de crédito, você precisa estar atento aos prazos que envolvem este direito. A princípio, em compras feitas online, o cliente tem 7 dias para solicitar o estorno sem ser necessário a justificativa. Contudo, se a aquisição foi feita em uma loja física, é preciso apresentar um motivo plausível que justifique o seu desejo de cancelar a compra.

Assim, entre as razões elegíveis pelo Código de Defesa do Consumidor para o chargeback,  estão:

  • Produto com defeitos ou pequenas avarias;
  • Cancelamento da venda;
  • Cobranças indevidas;
  • Não recebimento do produto ou serviço;
  • Por fim, desistência do consumidor, em até 7 dias, em compras online.

Portanto, após dar entrada com a sua solicitação de cancelamento da compra, o cliente deverá aguardar um retorno da sua operadora de cartão. Em geral, este prazo costuma ser de 15 dias. Por fim, é comum que o seu chargeback seja restituído nas seguintes faturas.

No entanto, para evitar dores de cabeça e se prevenir de fraudes com o cartão de crédito, a nossa recomendação é utilizar cartão de crédito virtual em suas compras online. Além de ser muito mais seguro, ele pode ser contratado de modo temporário. Confira mais informações em nosso post, neste link.

Como realizar o cancelamento de compras?

De modo geral, para cancelar uma compra o cliente encontra duas opções: através da central de atendimento de sua operadora de cartão, ou acessando o aplicativo e internet banking. Como de costume, os meios digitais são mais práticos. Mas se desejar ter contato com um atendente e esclarecer eventuais dúvidas, a melhor alternativa é ligar para o canal do consumidor. Para isso, basta consultar o número impresso no verso do plástico.

No entanto, vale lembrar que durante o prosseguimento do processo, o seu cartão será bloqueado para compras virtuais. Dessa forma, você receberá uma segunda via do plástico em seu endereço. Assim, aprovado o cancelamento da compra, o estorno será efetuado.

Posso cancelar a cobrança de passagens aéreas?

Agora, o que muitos viajantes se perguntam é se as compras de passagens aéreas no cartão de crédito, tanto em operações feitas de forma online ou presencial, também podem ser canceladas. A resposta é sim! A propósito, o processo pode ser feito sem custos e vale até para emissão com pontos e milhas.

No entanto, é necessário que a solicitação de cancelamento seja feita, no máximo, 24 horas após o recebimento do comprovante da compra. Além disso, é preciso que a operação ocorra até 7 dias antes da viagem. Contudo, caso ultrapasse algum desses prazos, as tarifas de cancelamento serão cobradas ao consumidor.

Assim, para cancelar a compra de seu bilhete, o cliente deverá acessar o mesmo canal no qual realizou a aquisição da passagem. Por fim, vale lembrar que no caso de compra de passagens aéreas, o estorno só ocorre caso o cliente justifique que não reconhece a cobrança aplicada.

Conheça os 10 melhores cartões para acumular milhas

Quem nos acompanha sabe que o cartão de crédito é o principal aliado na hora de acumular milhas. E parte do nosso propósito no Império é auxiliar você a usar esse plástico da melhor forma possível para poder vivenciar experiências incríveis.  Portanto, se você deseja ter mais opções para escolher o cartão de crédito ideal, conheça o TOP 10 Melhores Cartões do Império.

Nesse e-book selecionamos os principais plásticos para quem quer acumular mais milhas, ter acesso a salas vip no Brasil e no mundo, além de outros benefícios como seguro de viagem. Você pode ter acesso a esse material gratuitamente. Basta clicar no banner abaixo e fazer o download.