Cartão Caixa Simples: benefícios e como solicitar

Conheça o cartão Caixa Simples

De acordo com o “Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil”, elaborado pelo Serasa, 63 milhões de brasileiros estão endividados. Deste montante, 34,7% estão na faixa etária de 41 a 60 anos e 17,1% tem mais de 60 anos. Isso mostra, que mesmo pessoas na fase adulta e aposentados têm dificuldades para ter acesso a produtos financeiros. Nesse sentido, o cartão Caixa Simples se torna uma excelente alternativa. 

O cartão Caixa Simples é um produto do tipo consignado. Por esse motivo, pessoas negativadas ou com score baixo podem ter acesso ao crédito de maneira simplificada. Neste post, vamos fazer uma análise completa dos benefícios oferecidos por esse plástico, como ele funciona e se realmente vale a pena. 

Continue a leitura e conheça melhor o cartão Caixa Simples.

O banco emissor

A Caixa Econômica Federal é uma das instituições financeiras mais antigas do país. Fundada em 1861 por Pedro II do Brasil, o objetivo inicial era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob forma de penhor com garantia d governo. Por esse motivo a instituição rapidamente ganhou popularidade entre as classes mais simples do país. 

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos mais antigos do país

Hoje, a Caixa Econômica é o maior banco público da América Latina. Além de controlar importantes programas sociais como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS), Bolsa Família, entre outros, a instituição oferece os mais variados produtos e serviços financeiros. Como, por exemplo, conta-corrente, empréstimos, investimentos, financiamentos e cartão de crédito.   

O que é um cartão consignado? 

Como falamos anteriormente, o cartão Caixa Simples é um plástico consignado. Isso quer dizer que ele funciona de uma maneira diferente da maioria dos cartões de crédito. Muitas pessoas não se dão conta, mas, na prática, o cartão funciona como um empréstimo. Ou seja, todos os meses o usuário tem um limite que pode ser usado da maneira que ele quiser. 

Assim, o banco permite que o cliente utilize esse limite com um prazo de 40 dias para pagar o que foi utilizado. Contudo, no caso do empréstimo por meio do cartão de crédito, o usuário não paga juros, a menos que o mesmo atrase o pagamento da fatura. Essa é uma das grandes vantagens do plástico.

Entretanto, por não cobrar juros, as exigências para conceder um cartão de crédito são altas. Com isso, quem está negativado ou com o score baixo acaba com dificuldades para ter acesso a esse produto. Assim, o cartão consignado é uma alternativa para pessoas que estão inadimplentes.

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimos já bem conhecida no mercado, adaptada para os cartões. Ele é concedido a pessoas que têm uma renda garantida. Assim, são elegíveis para esse produto os aposentados e pensionistas do INSS e Servidores Públicos Federais na ativa ou não. 

Dessa forma, o valor do empréstimo é descontado automaticamente do contracheque ou holerite do contratante. No caso do cartão de crédito, os bancos costumam descontar de 5% a 100% do valor da fatura. Tudo depende do contrato e regras da instituição. Assim, como o banco tem certeza do pagamento o plástico consignado conta com outras vantagens como maior facilidade para contratar e taxa de juros menores.  

Análise do cartão Caixa Simples

Agora que você já sabe como funciona um cartão de crédito consignado, chegou a hora de falar sobre o Caixa Simples. Esse plástico tem bandeira Elo e funciona no modelo consignado. Ou seja, é destinado para clientes aposentados ou pensionistas do INSS. Da mesma forma, esse produto pode ser solicitado por Servidores Públicos Federais na ativa ou aposentado com menos de 75 anos. 

Confira todos os detalhes do cartão Caixa Simples
Confira todos os detalhes do cartão Caixa Simples

Benefícios

Por ser um cartão consignado, o Caixa Simples já conta com alguns benefícios intrínsecos. Devido à garantia de pagamento que os usuários deste tipo de produto oferecem, o banco não realiza consulta ao SPC e Serasa para conceder o plástico. Da mesma forma, os clientes tem uma taxa de juros bem menor. 

No cartão Caixa Simples a taxa de juros é três vezes menor que a taxa praticada no mercado. Além disso, os clientes podem transformar de 20% a 70% do limite do plástico em saldo na conta. Com relação aos benefícios da bandeira, os usuários do Caixa Simples têm acesso à plataforma Elo Flex. 

Na plataforma Elo Flex é possível escolher quais benefícios vão compor o cartão. São sete categorias diferentes e entre as vantagens possíveis estão assistência residencial, Clube Elo Mania, curso gratuito de idiomas, assinatura gratuita de streaming, wi-fi, bônus de celular, entre outros. É possível escolher até 5 benefícios. 

Custos 

O cartão Caixa Simples não tem anuidade, o que é um alívio para quem está com dificuldades financeiras. Por outro lado, é necessário pagar uma taxa de emissão. O valor médio deste serviço é R$ 15,00 e ele pode ser divido em até 3 vezes na própria fatura do plástico. 

No caso do cartão Caixa Simples, a instituição desconta apenas 5% do total da fatura, diretamente nos proventos do usuário. Assim, o valor restante deve ser pago pelo cliente no vencimento. Por isso, é importante verificar a fatura para se manter adimplente. 

Como Solicitar

Uma das desvantagens do cartão Caixa Simples é na solicitação. Para adquirir esse produto, é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Ou seja, não é possível solicitar o plástico por meio de aplicativo ou internet banking. Além disso, o cliente deve levar comprovantes do seu status. 

Isto é, além de RG, CPF e comprovante de residência é necessário apresentar um extrato do benefício, no caso dos aposentados e pensionistas. Já quem é Servidor Público Federal precisa realizar a pré-autorização à Caixa no portal SIGEPE. 

Vale a pena ter um cartão Caixa Simples? 

Como vimos o cartão Caixa Simples é um produto destinado a um grupo específico. Ou seja, para pessoas que têm uma renda garantida. Assim, só podemos analisar a validade deste produto pensando nesses clientes. Sob esse ponto de vista, o plástico é muito interessante para quem está com o nome sujo ou score baixo. 

Pois, esse cartão não faz consulta ao SPC ou Serasa. Assim, ele não considera o histórico financeiro do usuário, facilitando a aprovação. Da mesma forma, por descontar automaticamente parte da fatura, diminui o risco de não pagamento. Ou seja, é uma excelente alternativa para quem precisa se reorganizar financeiramente. 

Por outro lado, o cartão Caixa Simples não é a melhor opção para quem busca benefícios para viagem. Embora a plataforma Elo Flex ofereça vantagens interessantes, esse plástico não acumula pontos. Assim, se você é aposenta, pensionista ou servidor público e não está negativado, vale a pena buscar outros cartões. 

Curtiu este artigo? Então, confira outras opções de cartão para quem está negativado: