Já imaginou passar meses planejando um roteiro, gastando dinheiro e tempo com as demandas da viagem e, no fim das contas, sofrer um golpe de viagem?
Infelizmente este tipo de situação frustrante vem acontecendo com muitas pessoas em uma frequência altíssima. A cada dia surgem novas modalidades de golpes que objetivam lesar os viajantes das mais diversas maneiras.
Os golpes de viagem podem acontecer de incontáveis maneiras. Como falamos, a cada dia surgem novas formas de aplicar estas estratégias fraudulentas sobre os viajantes.
Os criminosos costumam se aproveitar de diversos fatores de vulnerabilidade, como a inocência e a falta de conhecimento das vítimas. No Brasil, temos visto uma crescente exponencial nos golpes de viagem virtuais.
Ou seja, os criminosos usam sites e propagandas fraudulentas para atrair os viajantes. Estes golpes costumam estar intrinsecamente ligados à técnicas de engenharia social e dificilmente o viajante receberá aquilo que lhe foi prometido na compra.
Para facilitar o entendimento, nós dvidimos os golpes em duas categorias: aqueles que acontecem no destino, de forma física, e aqueles que são aplicados durante a organização da viagem que são os chamados golpes virtuais.