Quando estamos planejando uma viagem geralmente buscamos oportunidades para economizar. É claro que, sabendo disso, as empresas tentam oferecer o melhor preço em hospedagem, passagens aéreas, atrações turísticas, e por aí vai.
Mas, se tem uma coisa que está revolucionado o mercado de turismo no mundo são as companhias low cost. Pensando nisso, elaboramos este post para explicar o que são essas companhias e como elas funcionam.
Low cost é um termo em inglês que significa baixo custo. Assim, as companhias que contam com essa classificação são conhecidas por oferecerem um serviço com um valor bem abaixo do que é praticado pelas demais empresas.
Dessa forma, podemos chamar de companhias low cost ou low fare (baixas tarifas), aquelas que oferecem esse serviço por um preço baixo, mas ao mesmo tempo com menos comodidades do que estamos acostumados a ver em uma aérea tradicional.
As companhias low cost tem uma política diferente. Levando em conta que o objetivo dessas empresas é ganhar na quantidade de bilhetes vendidos elas reduzem ao máximo o número de comodidades que os passageiros têm durante um voo.
Dessa forma, o cliente só paga para ter o direito de viajar. Qualquer outro serviço é pago à parte. Nesse quesito as companhias são bem rígidas. Para você ter uma ideia, serviços como check-in no balcão e quaisquer outras comodidades são cobradas à parte.
Além disso, as companhias low cost possuem uma frota com aeronaves do mesmo modelo. Assim, além de facilitar a acomodação de passageiros, essas empresas economizam com manutenção e treinamento de pilotos e tripulantes.