Você sabe o que é

um HUB?

Você já parou para pensar como as companhias se organizam para levar milhares de passageiros para diferentes destinos? Ou ainda, porque certa empresa sempre faz conexão em um mesmo aeroporto? Para facilitar as operações, as aéreas contam com HUBs.

Em geral, essas empresas costumam parar em aeroportos bem grandes de onde você deverá embarcar em outra aeronave para seguir viagem.

Esses aeroportos que as companhias costumam parar sempre para que os passageiros façam conexões são conhecidos como HUBs. Bases operacionais onde as companhias realizam a distribuição dos voos.

Funciona assim, os passageiros são levados da origem até um HUB. Em seguida, no HUB, eles embarcam em outra aeronave para chegar ao destino desejado. Esse modelo de viagem otimiza a operação das companhias.

Assim, se antes elas precisavam de muitas aeronaves, funcionários e tinham mais custos com manutenção e combustível, agora, a grande maioria das viagens tem como origem e destino o HUB.

Pode até parecer que esse sistema só é vantajoso para as companhias aéreas. Entretanto, nós, os passageiros, também podemos tirar proveito deste modelo de viagem.

Como falamos anteriormente, essa forma de trabalhar fez com que as empresas diminuíssem o custo operacional, consequentemente, essa redução de gastos acaba refletindo no preço final da viagem.

Por exemplo, se você viajar pela Azul e fazer uma conexão no Aeroporto de Viracopos, a passagem sai mais barata do que se fosse em outro terminal, como Guarulhos. Isso ocorre porque Viracopos é HUB da Azul.

Portanto, quer saber quais os 10 maiores HUBs do mundo? Acesse a nossa matéria completa.

Arrow