Pôr do Sol: os 10 melhores lugares do mundo para assistir

Muitas pessoas, ao viajarem, reservam o final de tarde para assistir o sol desaparecer lentamente no horizonte. Este é um dos fenômenos naturais mais deslumbrantes de se ver. Justamente por isso, o Booking.com realizou uma pesquisa de opinião com seus usuários e elencou os 10 melhores lugares do mundo para presenciar o pôr do sol. 

Além disso, a lista final trouxe resultados interessantes referentes aos viajantes. Assim, a pesquisa mostrou que 75% dos brasileiros relacionam as férias com a imagem de ver o nascer e o pôr do sol ao lado do mar. Sem contar que 91% dos participantes consideram a paisagem natural como um fator decisivo na hora de escolher um destino de viagem.

Com a recente rotina das pessoas sendo dentro de ambientes fechados, tanto em casa quanto em escritórios, não surpreende a preferência por espaços abertos. Afinal, nada se compara às belezas naturais, não é mesmo? Você não só visita o local, como também vive uma experiência fascinante. Por isso, hoje falaremos sobre os 10 lugares listados pela Booking para assistir ao pôr do sol. Curtiu? Então vem com a gente!

Os 10 melhores lugares para ver o pôr do sol

Essa pesquisa foi realizada em janeiro deste ano. E a partir da lista, nota-se como o Brasil é um destino turístico desejável: dos 10 lugares listados, 4 se encontram em terras brasileiras. 

O que não vem como uma surpresa. A unanimidade na pesquisa é que os melhores lugares para observar o pôr do sol são aqueles que ficam pertinho do oceano. E se tem algo que o Brasil se destaca, são suas praias.

Mas o nosso país não é o único que estrela essa lista pela beleza natural do entardecer. Confira agora os 10 melhores lugares para você curtir o pôr do sol.

1) Rio de Janeiro, Brasil 

O Rio de Janeiro é um dos principais cartões-postais do Brasil, cheio de pontos turísticos famosos. E a beleza natural da cidade encanta a todos que vão visitá-la. Não à toa, o pôr do sol carioca foi eleito como o melhor do mundo pelos usuários da Booking.com.

pôr do Sol no Rio de Janeiro

Com um cenário digno de cinema, é tradição o sol se despedir do Rio de Janeiro em meio a uma salva de palmas. O hábito nasceu com o pôr do sol da Praia de Ipanema, como uma maneira de agradecer à natureza pelo espetáculo. Além de Ipanema, também é possível assistir o sol se pondo no Arpoador, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Mureta da Urca e até no Leblon. Como diz Gilberto Gil, o Rio de Janeiro continua lindo!

2) Key West, Estados Unidos 

Key West é a cidade mais ao sul do estado da Flórida e é dona do melhor pôr do sol norte-americano. A reputação é tão grande que todos os dias os moradores se juntam para o Sunset Celebration, um festival para comemorar o pôr do sol. O evento acontece na Mallory Square, e há apresentações diversas, como números de circo e shows.

pôr do sol em Kay West

Além disso, a festa começa 2 horas antes do pôr do sol e só termina 1 hora após o sol desaparecer no horizonte. Diga aí, é uma experiência única em um verdadeiro espetáculo a céu aberto. 

3) Zadar, Croácia

Localizada na parte norte da Dalmácia, na Croácia, Zadar está entre montanhas deslumbrantes e o Mar Adriático. Um destino perfeito para curtir durante o verão europeu. Todo esse cenário faz com que a cidade croata tenha um dos pores do sol mais bonitos do mundo. Na cidade rodeada por muros, o local ideal para admirar o fim de tarde é no calçadão de Riva.

A fama do lugar é tamanha que originou o monumento “Saudações ao Sol”, uma estrutura circular preenchida com 300 placas de vidro fotovoltaicas, ou seja, elas armazenam a energia solar durante o dia e brilham ao escurecer. Um show digno de cinema, tanto que Alfred Hitchcock, famoso diretor britânico, declarou que o pôr do sol em Zadar era o mais lindo do mundo. 

4) Jericoacoara, Brasil

Mais um destino brasileiro na lista! Passar o final da tarde na Duna do Pôr do Sol, em Jericoacoara, é vivenciar uma obra-prima da natureza. Devido à sua localização privilegiada, no extremo norte do Ceará, o sol se põe no mar.

Pôr do Sol em Jericoacoara

O entardecer é como um ritual para moradores e turistas. Todo dia, por volta das 17h, centenas de pessoas vão ao topo da duna para presenciar de camarote o sol se pondo nas águas da praia. Apesar do pôr do sol acontecer bem rápido, vale muito a pena assistir de perto. Além disso, se você pretende visitar a Pedra Furada, o sol se põe dentro do arco apenas no mês de julho. Outros lugares que você pode visitar na cidade são o Café Jeri, a Barrinha e o The Chili Beach

5) Fira, Grécia

Quem não gostaria de passar um final de tarde na Grécia? O berço da civilização ocidental atrai turistas de todo o mundo com suas ilhas paradisíacas. Se você planeja ir para a Grécia, não pode esquecer de Fira. 

Capital de Santorini, a cidade tem um dos pores do sol mais lindos de todo o mundo. Com o cenário intercalando entre o branco e o azul, o local é visto como um destino tranquilo e romântico, uma alternativa mais calma em comparação com a badalada vizinha Oia. 

6) Búzios, Brasil

Localizado na Região dos Lagos  do Rio de Janeiro, Búzios é um dos principais destinos turísticos de férias do país e tem um dos melhores pores do sol do mundo. Inclusive, a beleza de suas praias inspirou  e serviu de cenário para novelas da Globo. E o entardecer de Búzios é digno de uma cena de novela, com o sol se pondo no horizonte em meio a vários barquinhos no mar como plano de fundo. A Praia dos Ossos e a Praia da Ferradura são ótimas opções para ver o pôr do sol na cidade. Além do Porto da Barra e a Orla Bardot.

Além das praias, Búzios conta com várias serras, morros e reservas ecológicas: a cidade tem exemplares raros da Mata Atlântica, como o pau brasil e o mico-leão dourado. Ou seja, Búzios é um dos lugares ideais para fazer ecoturismo. 

7) Cartagena, Colômbia

Cartagena é o pedacinho do Caribe dentro da América Latina e um dos destinos mais desejados da Colômbia. Tendo uma rica história, remontando desde o século XVI, o principal cartão-postal para assistir ao pôr do sol na cidade colombiana é do alto das muralhas que contornam seu centro histórico. Em cima dos muros, há o famoso bar Café Del Mar, onde várias pessoas se juntam no final da tarde para assistir o sol se pondo no mar caribenho. 

8) Salvador, Brasil

Conhecida pela sua beleza natural e arquitetônica, Salvador também conta com um dos pores do sol mais encantadores do mundo. Difícil escolher um point específico para curtir o entardecer, mas como dizia o poeta Vinícius de Morais, não há nada como passar uma tarde em Itapuã. 

Mas Salvador tem um destaque especial: todo o seu litoral está voltado para o oeste, lado pelo qual o sol se põe atrás do mar. E além de Itapuã, alguns dos pontos clássicos para curtir o pôr do sol são o Elevador Lacerda, o Farol da Barra, o Rio Vermelho e a Ponta do Humaitá, ou seja, opção é o que não falta para você curtir o fim de tarde na capital baiana. 

9) Rovinj, Croácia

Banhada pelo Mar Adriático, Rovinj é um dos destinos mais românticos da Croácia. Localizada no norte do país, no verão europeu, a cidade é bastante procurada para curtir as férias. 

Quem visita o local pode aproveitar praias deslumbrantes, atividades aquáticas como mergulho, snorkel e caiaque. Além disso, é possível fazer uma excursão de barco para ter uma vista ainda mais privilegiada do pôr do sol fascinante da cidade, e na companhia de golfinhos. 

10) Oia, Grécia

Por último, mas não menos importante, temos outra cidade grega. Oia é a vila mais famosa de Santorini, a cerca de 15 km de distância da capital, Fira. E assim como sua vizinha, conta com um dos melhores pores do sol do mundo. Diariamente, várias pessoas se juntam para assistir o sol desaparecendo no horizonte. Passar o final de tarde em meio às casas pintadas de branco e as igrejas com cúpulas azuis só acrescenta ao cenário digno de filme da cidade. 

Viaje e assista a um pôr do sol incrível com a Império das Passagens

Fala sério, deu vontade de visitar esses lugares, não foi? Cada destino é mais encantador do que o outro e as fotos são de tirar o fôlego. Por isso, se você quiser presenciar ao vivo e a cores o entardecer em um desses locais, o Império das Passagens é o lugar ideal para você. Desde 2018, a agência tem o compromisso de realizar a viagem dos sonhos de muitas pessoas, e podemos realizar o seu sonho também!

Sendo assim, não perca tempo. Entre no site e agende o seu pacote de viagens com a Império das Passagens

Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH TOP 7 melhores bares do mundo