Nós sabemos que o início de um novo ano pode ser bem complicado para muitos brasileiros. Após as festas de fim de ano, chegam também os prazos para pagamentos de tributos e despesas fixas anuais.
Por isso, é comum que muitas pessoas se vejam com o orçamento apertado. Contudo, quem acompanha o nosso blog com certeza já sabe que é possível usar a tecnologia ao nosso favor nestes momentos.
Em resumo, o IPVA é um tributo anual que incide sobre o valor venal dos veículos automotores que circulam em território nacional.
Entretanto, devemos lembrar que este é um imposto estadual. Ou seja, a sua alíquota e as formas de pagamento não são fixas, e é por isso que o valor pode ser bem alto em alguns lugares do país.
Atualmente, não existe uma receita de bolo para descobrir qual é a melhor forma de pagar o IPVA, pois, a forma de pagamento varia de estado para estado. Contudo, muitos entes permitem que os contribuintes parcelem o pagamento em até 6x, o que pode ser uma boa estratégia para minimizar os danos no seu orçamento.
Em 2023 a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, por exemplo, divulgou uma tabela com descontos de até 20% sobre o valor total do IPVA para os contribuintes que realizarem o pagamento em cota única.
Primeiramente, abra uma conta em uma carteira digital; Em seguida, vá até o site oficial do Detran do Estado onde o seu carro foi licenciado e faça download do boleto bancário; Por fim, abra sua carteira digital, faça a leitura ou digite o código do boleto e selecione a opção ”cartão de crédito” para realizar o pagamento.
Após inserir o código do boleto na sua carteira digital e selecionar o cartão de crédito como forma de pagamento, irá aparecer na tela do seu celular a quantidade de parcelas permitidas para aquela transação. Contudo, devemos lembrar que, neste caso, é comum incidir uma taxa de juros.