Desvio de bagagem:

o que fazer nesta situação

Alguns imprevistos podem fugir totalmente do nosso controle durante uma viagem. O desvio de bagagem é um clássico exemplo disso. No ano de 2021 os índices de bagagem extraviada aumentaram em 24% ao redor do mundo. O número é realmente assustador.

Mas apesar de cansativo, é plenamente possível resolver problemas como estes durante uma viagem. Por isso, o Império das Milhas traz hoje tudo o que você precisa saber para resolver o problema. Confira!

O nosso primeiro conselho é: procure algum representante da sua companhia aérea. A primeira pessoa que pode lhe ajudar com uma solução é um funcionário. Por isso, contate a cia e explique o ocorrido.

O funcionário irá te orientar a preencher o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem). O ocorrido também deverá ser registrado junto à ANAC. O comprovante de despacho de bagagem será exigido, por isso, sempre guarde este documento.

Já em casos mais severos, como furtos, será necessário registrar um boletim de ocorrência junto à autoridade policial, citando a companhia aérea responsável. Também é válido lembrar que a companhia tem a obrigação de encontrar a sua bagagem.

A ANAC também garante que, caso a mala não seja devolvida dentro do prazo, a companhia deverá pagar uma indenização. Este prazo é de 7 dias para voos domésticos e 21 dias para voos internacionais.

Quer saber como se prevenir dessa situação? Acesse nossa matéria completa