a República Tcheca

Como se mudar para

Recentemente, o Império das Milhas trouxe uma lista com 10 países para quem pretende morar fora do Brasil. Entre os integrantes do nosso ranking, alguns nomes mais conhecidos e até com presença de colônia de brasileiros, como Portugal e Canadá.

Contudo, outros países, como a República Tcheca, são verdadeiras surpresas.Por isso, neste artigo traremos um guia completo da República Tcheca para te ajudar nesta decisão tão importante.

A República Tcheca nasceu da divisão da antiga Tchecoslováquia, em 1993. Até os dias de hoje o país mantém vivo os seus tesouros arquitetônicos, que contam parte de sua história.

Tanto em Praga como nas cidades do interior é possível encontrar construções nos estilos barroco, renascentista e gótico. Entre os mais ilustres personagens tchecos da história, destaque para o escritor Franz Kafka e o biólogo Gregor Mendel.

Assim como em boa parte da Europa, o clima na República Tcheca sofre grandes mudanças conforme as estações do ano. Dessa forma, você pode lidar com temperaturas que variam de -17°C (no inverno) a 32°C (no verão).

De acordo com o Expatistan — uma ferramenta que funciona como calculadora de custos de vida —, o custo mensal estimado para uma única pessoa na República Tcheca, em 2022, é de 34.401 K? (sigla para Coroas Checas, a moeda oficial do país).

Em euros, esse valor é equivalente a €1.415, ou R$7.808,61 em valores aplicados em novembro de 2022. A capital, Praga, é o local com o mais elevado custo de vida do país. Em contrapartida, as cidades de Brno e Chomutov apresentam bons índices.

Quer saber mais sobre a história da República Tcheca? Acesse nossa matéria completa