Você sabia que paga uma

tarifa pela gasolina de avião?

Na hora de comprar passagens aéreas, todo esforço é válido para encontrar aquela oferta imperdível. Quem já passou horas, dias e até semanas pesquisando por bilhetes mais baratos, sabe o que estou falando.

No entanto, o viajante atento pode ter percebido que, de um tempo para cá, os preços têm aumentado. E este aumento está ligado ao querosene de aviação (QAV). Aliás, você sabia que paga tarifas pela gasolina de avião?

A princípio, a taxa de combustível foi inserida na emissão de passagens pelas companhias aéreas algumas décadas atrás. Como era de se esperar, essa tarifa da gasolina para avião acabou encarecendo o valor final dos bilhetes.

Como o querosene de aviação (QAV, como é conhecido) tem como matéria-prima o petróleo, entende-se que o preço do combustível sofre com as oscilações naturais do mercado.

A propósito, essa foi a justificativa utilizada pelas companhias aéreas na hora de anunciar a cobrança da tarifa.

Mas o que acontece é que o valor do barril do petróleo é flutuante. Portanto, sofre influências do meio econômico e político e, vez ou outra, temos ondas de aumento que encarecem o preço da gasolina de avião.

Outro fator importante a ser considerado é que, assim como o petróleo, a taxa de combustível tem a sua cotação em dólar. Dessa forma, o viajante brasileiro, por exemplo, fica refém de como a moeda americana opera em relação ao real.

Quer saber mais sobre o impacto da taxa de combustível na sua passagem? Acesse nossa matéria completa