Infelizmente alguns imprevistos podem fugir totalmente do nosso controle durante uma viagem. O desvio de bagagem é um clássico exemplo disso. A problemática começou a acontecer há alguns anos e aparentemente ainda não há perspectiva de melhora significativa.
vO desvio ou extravio de bagagem ocorre quando o percurso das suas malas diverge do que estava programado para acontecer. Ou seja, a mala que deveria ir para um lugar X na verdade ficou ou foi transportada para um lugar Y.
Infelizmente, este transtorno pode acontecer por vários motivos, tais como: Falha durante uma conexão: A bagagem do passageiro acaba não sendo transportada para a outra aeronave durante a escala; Furto ou engano: é possível que a sua mala seja furtada ou levada por engano por outro passageiro; Perda da etiqueta de identificação: durante o percurso, a sua mala pode acabar perdendo a etiqueta que identifica o seu destino; Erro da companhia aérea durante o transporte ou em qualquer outra parte do processo.
Você provavelmente já ouviu que prevenir é melhor do que remediar. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados e precauções para evitar que ocorra o desvio das suas malas. Sendo assim, a palavra chave neste momento é atenção. Confira aqui algumas dicas:
Preste atenção nas etiquetas e identificações. Nunca deixe etiquetas de viagens anteriores e esteja atento à identificação atual. Além disso, usar algum item que diferencie as suas malas das demais também pode ajudar. Muitos viajantes optam por malas coloridas e com algum chaveiro ou ícone diferente do comum, por exemplo.
Utilizar seguros de viagem que cubram o desvio de bagagem. Entretanto, esteja muito atento às normas da seguradora. Muitas delas possuem coberturas muito pequenas e que podem não valer a pena a depender do conteúdo que vai ser transportado na mala.
Mesmo se com todos os cuidados você for vítima dessa infeliz situação, não há porque se desesperar. Por isso, o nosso primeiro conselho é: procure algum representante da sua companhia aérea. A primeira pessoa que pode lhe ajudar com uma solução é um funcionário. Por isso, contate a cia e descreva o ocorrido.
Após este contato, o funcionário irá te orientar a preencher o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem). Além disso, o ocorrido também deverá ser registrado junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O comprovante de despacho de bagagem será exigido, por isso, tome muito cuidado e sempre guarde este documento.
Já em casos mais severos, como furtos, será necessário registrar um boletim de ocorrência junto à autoridade policial, citando a companhia aérea responsável. Também é válido lembrar que a cia tem a obrigação de encontrar a bagagem perdida.