Viajar sozinho(a): 5 dicas para aproveitar ao máximo essa experiência

Viajar sozinho
Como se preparar para viajar sozinho

Quem nunca deixou de fazer uma viagem porque o amigo(a) estava sem grana ou o namorado(a) não conseguiu tirar férias na mesma época e a ideia de viajar sozinho estava fora de questão? Essa é uma situação bastante recorrente e o motivo é bem simples: somos seres sociáveis e a companhia de uma pessoa querida é importante em vários momentos da nossa vida. 

Entretanto, o número de pessoas que estão desapegando da ideia de viajar apenas acompanhado tem crescido, principalmente entre as mulheres. É claro que se você nunca colocou o pé na estrada sozinho vai ter alguns medos e dúvidas. Por isso, separamos cinco dicas para que você curta muito a sua primeira trip solo.

Comece com pequenos passos

Quando falamos em viajar sozinho muitas pessoas logo imaginam personagens como no filme “Na Natureza Selvagem”. Mas, vamos com calma que não é nada disso! Principalmente para quem está pensando em ter a sua primeira aventura desacompanhado o ideal é escolher destinos mais fáceis. Ou seja, para começar que tal ser turista na sua própria cidade por um final de semana? 

Afinal, como você pretende ir para um lugar totalmente desconhecido, sozinho, se você não se sente à vontade para sentar naquele bar que você adora e tomar uma cerveja em sua própria companhia? A ideia é que você primeiro se acostume a estar em um lugar diferente, mas não precisa ser do outro lado do mundo. Conhecer um estado brasileiro ou um país da América do Sul já está de bom tamanho para a primeira vez. 

Temos certeza, que essa já será uma experiência bem enriquecedora. Nesse sentido, também é muito importante que você busque o máximo de informações sobre o destino, além de pontos turísticos. Para quem viaja sozinho é sempre bom saber, por exemplo, quais lugares não é indicado transitar em determinado momento do dia. Assim, uma boa dica é ler ou assistir vídeos com relatos de pessoas que já visitaram o lugar. 

Viajar sozinho não é a mesma coisa que ficar sem companhia

Uma das melhores recompensas para que viaja sozinho são os amigos que fazemos durante esse período. Quando estamos acompanhados nos sentimos menos dispostos a interagir com desconhecidos, mas o contrário também é verdade. Então, se o seu medo é passar as suas férias sem alguém para conversar, fique tranquilo, pois certamente vai encontrar outros viajantes ao longo do caminho para compartilhar suas experiências. 

Você também pode facilitar esses encontros de algumas formas, como por exemplo, escolhendo um hostel para ficar hospedado. Da mesma forma, pode visitar uma atração turística com uma agência, afinal, elas raramente fazem passeios com uma pessoa só. Há ainda a opção de comprar um pacote de viagens em grupo como aqueles oferecidos por empresas mais tradicionais. 

No mundo digital em que vivemos encontrar outros viajantes ficou mais fácil. Assim, uma dica bem interessante para quem vai fazer uma viagem solo é usar aplicativos como o Travello. Ele foi criado especialmente para pessoas que querem fazer novos amigos durante uma trip. Dessa forma, a ferramenta permite que você descubra pessoas que estão próximas ou que vão para o mesmo destino que você.  

Faça um seguro de viagem

Diz o ditado que o seguro morreu de velho e vamos combinar que é melhor ter do que correr o risco. Quando estamos fazendo uma viagem sozinho todo o cuidado é pouco e se alguma coisa acontecer é bom poder contar com ajuda especializada. Assim, para evitar surpresas e gastos não planejados tenha à disposição esse suporte. Nós já falamos da importância deste serviço nesse post aqui

Atenção redobrada ao viajar sozinho

Infelizmente, quem viaja sozinho está mais exposto. Mas, nem tudo é como vemos na televisão ou internet e embora exista violência em qualquer lugar do mundo, também há muita gente boa por aí. Quando falamos em redobrar a atenção é para que você tenha bom senso e evite situações que ofereçam risco como por exemplo, andar só na madrugada em uma cidade desconhecida ou sair com pertences de alto valor.

Se estiver fora do país deixe o documento original guardado na acomodação, leve apenas uma cópia e carregue o dinheiro em uma doleira. Procure não exagerar na bebida e atenção ao seu copo — sim, estamos dando aquele velho conselho de mãe aqui. Outra prática interessante é deixar um roteiro do que você pretende fazer com alguém de confiança e se possível o contato da sua hospedagem. Leve também um dinheiro extra para uma possível emergência.

Vai viajar sozinho? Leve pouca bagagem

Essa é uma dica que vale para qualquer pessoa que vai viajar. Porém se você está sozinho nem sempre vai ter uma ajuda e aquele par de sapato extra pode fazer diferença na hora de carregar as malas. Além disso, com uma mochila pequena fica muito mais fácil tomar conta de todos os seus pertences. Sem falar que você pode economizar ao escolher um bilhete sem franquia de bagagem de porão. 

Viajar sozinho é uma aventura incrível. Tudo o que você precisa é reunir informações e uma boa dose de coragem. Tenha em mente que só depende de você, então pare de criar desculpas e simplesmente vá! Siga as nossas dicas, pois temos certeza que essa experiência vai render boas histórias. 

Ahh se você já viajou sozinho(a) conte aqui pra gente como foi? Até mais!