Taxa de rolha: o que é e com funciona

taxa de rolha
taxa de rolha

Você, viajante de plantão, que frequenta restaurantes variados e aprecia uma boa carta de vinhos, com toda certeza já ouviu falar em taxa de rolha. A famosa tarifa vem se popularizando cada vez mais no Brasil, afinal, muitos apreciadores da bebida realmente fazem questão de levar um rótulo da sua escolha para ornar com o prato servido no local. 

Entretanto, quando a pauta surge, muitas dúvidas começam a surgir. Afinal, o que, de fato, é a taxa de rolha? Quanto ela custa? Ela está amparada pela lei brasileira? Vale a pena pagá-la? Todos esses questionamentos são válidos e extremamente pertinentes. Pensando nisso, o Império preparou hoje este artigo onde você poderá encontrar respostas para todas essas perguntas. 

Se interessou? Então não perca tempo! Continue a leitura conosco e descubra tudo sobre a famosa taxa de rolha agora mesmo!

O que é taxa de rolha?

Sem mais delongas, a taxa de rolha nada mais é que uma tarifa cobrada por alguns restaurantes para que o cliente seja servido com o seu próprio vinho dentro do ambiente. Isso mesmo! Caso você não saiba, alguns estabelecimentos permitem que você leve um vinho da sua preferência para apreciar durante a refeição. 

Entretanto, é uma prática muito comum entre estes estabelecimentos cobrar um valor por este benefício. Por isso, sempre que você desejar levar um rótulo da sua escolha para um restaurante, pesquise se o estabelecimento possui taxa de rolha. 

Rolha livre ou gratuita

Quando falamos sobre taxa de rolha, também podemos falar sobre o seu antônimo: a rolha livre ou gratuita. Como o próprio nome já indica, este termo faz menção aos restaurantes que não cobram nenhum valor aos seus clientes para servi-los com um vinho levado por eles mesmos. 

Então, todas as vezes que você ler ou ouvir falar sobre um local que possui rolha livre ou gratuita, saiba: lá você pode levar um rótulo da sua escolha e ser servido com ele sem pagar nenhuma  taxa por isso. 

Quanto custa a taxa de rolha?

Taxa de rolha: o que é e com funciona
Taxa de rolha: o que é e com funciona

A taxa de rolha não é regulamentada por lei no Brasil. Logo, não existe um limite ou padrão para que os estabelecimentos sigam. Sendo assim, podemos encontrar locais onde a taxa é meramente simbólica e ambientes onde a tarifa pode ultrapassar o marco de R$150,00. Portanto, o ideal é entrar em contato com o restaurante desejado para obter mais informações. 

Taxa de rolha é legal?

Uma das maiores dúvidas entre os consumidores acerca do assunto, sem dúvidas, é quanto à sua legalidade. Entretanto, devemos lembrar novamente que a taxa não é normatizada no Brasil, ou seja, não há nenhuma lei específica regulamentando a sua prática. Por isso, alguns juristas dividem opiniões quanto ao tema.

Para alguns profissionais do direito, a prática pode ser considerada abusiva. No entanto, o que temos como afirmar até então é que a cobrança não é ilegal, valendo uma ressalva: o estabelecimento que realizar a cobrança da taxa de rolha deve deixar a informação clara e detalhada para os seus clientes, por meio de cartazes, avisos no cardápio, etc.

Dicas do Império sobre a taxa de rolha

Agora que você já sabe tudo sobre a taxa de rolha, confira as dicas do Império sobre a cobrança da tarifa: 

  • Sempre que desejar levar um vinho da sua escolha a um restaurante, pergunte sobre a taxa de rolha ainda na reserva. Ter todas as informações expostas de forma clara e detalhada faz toda a diferença. por isso, pergunte sobre a política do local e sobre o valor que será cobrado; 
  • Não convém levar um vinho que esteja presente na carta do restaurante;
  • Se o estabelecimento não cobrar a taxa de rolha, é de bom tom pagar pela gorjeta do serviço de sommelier à parte.

Vale a pena pagar a taxa de rolha?

O tema é muito polêmico e gera controvérsias entre sommeliers, enófilos e demais apreciadores de vinhos. Muitos acreditam que a cobrança é abusiva e não deveria existir. Entretanto, não existe nenhuma restrição legal quanto à prática. Por isso, convém que a taxa seja, sim, paga nos estabelecimentos  que a exigirem. 

Ainda, devemos lembrar que, para aqueles que realmente apreciam a bebida, levar um rótulo da sua escolha para um restaurante pode ampliar positivamente a experiência no local. Portanto, podemos dizer que se o vinho desejado não estiver na carta do local, vale sim a pena pagar a taxa de rolha. 

E aí, gostou de saber mais sobre a taxa de rolha e sua funcionalidade? Então não se esqueça de deixar um comentário ao final do post!

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis