Stopover: o que é e como fazer

Stopover o que é
Conheça o mundo fazendo stopover

O Stopover é uma forma de conhecer mais de um lugar pagando apenas uma passagem aérea. Ou seja, você consegue visitar mais de um destino sem ter, praticamente, nenhum custo adicional. 

Nós sabemos que planejar uma viagem nem sempre é fácil, principalmente quando temos mais de uma opção de destino. É por isso que os viajantes profissionais utilizam algumas técnicas, como o stopover, para visitar dois lugares pagando por apenas um bilhete de ida e volta. 

Assim, como nós do Império das Milhas sabemos que fazer mais gastando menos é o desejo de muita gente, decidimos produzir este guia completo. Neste post, vamos te explicar, em detalhes, o que é o stopover, e ainda  apresentar seis destinos que você pode conhecer usando a técnica. Além disso, traremos também uma lista com as companhias aéreas que realizam esse tipo de viagem e os principais pontos de partida. 

Desde já vamos avisando que é possível usar o stopover para conhecer países de todos os continentes. E aí, quer saber mais? Então continue conosco e descubra agora mesmo!

Stopover: o que é

Como falamos anteriormente, o Stopover é um benefício que permite que os viajantes conheçam mais de um destino usando apenas um bilhete aéreo. A palavra, em tradução livre para o portugues, significa “escala”, mas a verdade é que existe uma diferença entre essas pausas aéreas. 

O Stopover é uma pausa de, pelo menos, 24 horas, que é escolhida propositalmente e estrategicamente pelo viajante. Desse modo, ele terá tempo o suficiente para conhecer um pouco do destino intermediário. 

Vamos ilustrar com um exemplo:

Suponha que o vajante X deseja fazer uma viagem de São Paulo até Paris. Ele percebe que existem voos com conexões de 24 horas com parada em Londres. Desse modo, antes de ir até a capital francesa, ele terá tempo o bastante para conhecer a terra da rainha sem pagar nem um real a mais por isso. 

Quanto custa o Stopover? 

Boa parte das companhias aéreas não cobram nada por esse tipo de serviço. Entretanto, pode haver um acréscimo no valor por conta da tarifa de embarque no aeroporto em que é realizado o Stopover. Por outro lado, se você deseja fazer uma parada em outra cidade ou país utilizando a função multitrecho, compare o custo de cada bilhete separadamente com a emissão de uma passagem com vários destinos. 

Diferença entre Escala, Conexão e Stopover

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, escala, conexão e Stopover não são a mesma coisa. Sim, todas elas são modalidades de pausas aéreas, entretanto, possuem características distintas que você precisa conhecer antes de comprar a sua passagem. Confira a seguir as principais características dessas paradas:

  • O que é Escala: A escala é uma parada, normalmente, mais rápida. Ela funciona de modo que possam embarcar novos passageiros ou desembarcar aqueles que chegaram ao seu destino final. Também é possível que seja realizado o abastecimento da aeronave. Nesta modalidade, em regra, não é nem preciso descer do avião.  
  • O que é Conexão: Diferentemente da escala, a conexão é uma parada, em regra, mais longa. Nela, os passageiros trocam de aeronave ou até mesmo de aeroporto. 
  • O que é Stopover: Já o Stopover pode ser definido como uma conexão de longa duração que é escolhida propositalmente pelo viajante. Para que seja possível desembarcar, conhecer o local e voltar para o aeroporto, é ideal que o intervalo seja de, pelo menos, 24 horas. 

Como fazer o Stopover?

A verdade é que não existe nenhum mistério para realizar o Stopover. Basta ter atenção e paciência. Para isso, o primeiro passo é identificar se o trecho aéreo entre  seu destino inicial e o destino final já possui alguma escala ou conexão.

Em seguida, é preciso verificar a política interna da companhia aérea. Algumas Cias limitam o tempo de dias em cada parada de modo que o stopover seja regulado. 

Depois de entender a política da sua campanha aérea e descobrir onde é possível realizar o Stopover na sua viagem, chegou a hora de buscar os bilhetes. Para isso, será necessário fazer uma pesquisa cautelosa e realizar diversas simulações até encontrar o trecho que fique com o melhor valor. 

Para facilitar a sua busca, é possível usar as opções de  “multidestinos” ou “vários destinos” no site da companhia para entender as combinações e preços possíveis. 

Ao encontrar o bilhete perfeito, não se esqueça de verificar algumas regras como:

  • Regra de tempo máximo de parada da sua companhia aérea;
  • Regra de transporte da bagagem despachada;
  • Regras de imigração do país em que você fará o Stopover. 

O que acontece com as bagagens? 

No Stopover as bagagens devem ser retiradas na cidade de parada e depois despachadas novamente. O mesmo acontece quando você seleciona a opção múltiplos destinos. Entretanto, se optar por um voo com uma conexão longa, lembre-se que as malas só serão despachadas no destino final. 

Países para visitar com o Stopover

Agora que você já sabe o que é e como fazer o Stopover, chegou a hora de descobrir alguns dos destinos que você poderá conhecer usando esta técnica. Confira agora mesmo!

Portugal

O país é a primeira parada de muitos turistas brasileiros. Entretanto, esse não é o único lugar que desejamos conhecer ao chegar no velho mundo, não é mesmo? Por isso, a companhia aérea TAP se encarregou de facilitar a nossa visita às terras portuguesas. Assim, quase todos os voos saindo do Brasil para qualquer destino operado pela empresa oferecem a opção de Stopover. 

Conheça Portugal fazendo stopover
Portugal – Fonte: Unsplash

As paradas podem ser feitas na capital Lisboa ou na cidade do Porto e podem durar entre 1 e 10 dias. Além disso, os viajantes que fazem stopover com a TAP ainda ganham desconto nas reservas de hotel. Vale lembrar que os clientes que optarem pela classe executiva e estadia de 1 dia, ganham diária gratuita. 

Alemanha

Que tal fazer uma parada na terra das cervejarias mais antigas do mundo? Além das cervejas, a Alemanha oferece um roteiro com muita história. Assim, se você pretende viajar com a Lufthansa, pode começar a pensar em incluir em seu planejamento um city tour em Frankfurt ou Munique. Pois, a empresa oferece essa possibilidade para os seus viajantes, basta informar que pretende usar a opção multi destinos para na reserva. 

Imagem de casa tradicional alemã
Alemanha – Fonte: Unsplash

Panamá

Imagine que você está planejando uma viagem para Orlando. Como vão ser muitos dias de parque e compras talvez seja interessante uma parada na ida e na volta para relaxar, não acha? Por isso, a Copa Airlines oferece o stopover para os passageiros com destino a América Central e América do Norte. A parada é no Panamá, um país cheio de lugares lindos como a Playa Blanca e a Isla Tres Perros, ou seja, impossível resistir.

Visite as lindas praias do Panamá com stopover
Panamá – Fonte: Unsplash

Estados Unidos 

Os Estados Unidos é um país bem grande e por conta da sua extensão conhecer mais de uma cidade em uma única viagem pode ser um pouco caro. Felizmente, a American Airlines permite que os seus passageiros façam o stopover em quatro destinos diferentes: New York, Miami, Dallas e Los Angeles. Além disso, a parada nessas duas últimas cidades é gratuita. Vale lembrar que essa opção está disponível para voos com destino a América Latina, México, Caribe e Canadá.

Imagem da estátua da liberdade em new york
Estados Unidos – Fonte: Unsplash

ATENÇÃO: Se você vai fazer uma viagem com parada nos EUA, será necessário ter autorização para entrar no país. Clique aqui e descubra agora o passo a passo completo para tirar o visto americano.

Abu Dhabi 

Muita gente imagina que visitar os Emirados Árabes é uma viagem bem cara pela riqueza que o lugar ostenta. Mas, e se a gente dissesse que você pode conhecer dois países pelo preço de um e ainda ganhar uma diária em hotel três estrelas? Pois bem. A companhia Etihad oferece essa comodidade. Infelizmente a companhia não opera mais no Brasil.

Conheça abu dhabi fazendo stopover
Abu Dhabi  – Fonte: Unsplash

Entretanto, a empresa opera voos em codeshare com a Lufthansa e Alitalia. Assim, se você está preparando uma volta ao mundo, por exemplo, pode pensar nessa possibilidade. Dessa forma é possível tentar realizar o stopover partindo de países da Europa, como a Itália. No site é possível ver todas as rotas realizadas pela companhia. 

Já temos stopover no Brasil

Embora as viagens internacionais sejam muito valorizadas, o nosso país é simplesmente sensacional e vale a pena conhecer cada canto por aqui. E se tem um lugar que não pode faltar na nossa lista é São Paulo. A cidade atrai milhões de pessoas todos os anos, seja para fazer negócios, compras ou simplesmente para sentir aquele clima cosmopolita que só a terra da garoa tem. Por isso, a Azul, Latam e Gol já contam com essa possibilidade. 

Assim, é possível fazer paradas de 1 a 3 dias nos aeroportos de Guarulhos (GRU), Congonhas (CGH) e Viracopos (VPC). Vale lembrar que cada companhia tem as suas regras e taxas para esse serviço e embora pareça pouco um stopover em um mesmo lugar, já vale muito a pena. Esperamos que mais destinos sejam oferecidos em breve. 

Outros lugares do mundo para conhecer fazendo Stopover

Como prometemos, trouxemos também uma lista com outros lugares que você pode conhecer usando o Stopover. Afinal, existem muitas companhias aéreas no mundo e boa parte delas já contam com esse serviço. Veja a seguir as empresas e suas respectivas cidades de parada. 

Conhecer o mundo é uma experiência incrível e fica ainda melhor quando você pode visitar diferentes lugares pagando menos. Por isso, sempre que possível, inclua a estratégia do Stopover em sua viagem. Temos certeza que depois de testar essa técnica você nunca mais vai deixá-la de fora do seu planejamento. 

Agora que você já sabe quais companhias fazem o stopover e para onde você pode ir, compartilhe esse post com o seu parceiro(a) de viagem. Temos certeza de que ele vai gostar. Ah, e não se esqueça de deixar um comentário no final do post!

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH