São João 2022: onde vai ter festa junina?

Após dois anos sem os tradicionais festejos juninos — suspensos por conta da pandemia de COVID 19 —, o São João está de volta. E você já sabe onde vai pular a sua fogueira? A festa junina é um dos principais pilares de nossa cultura. Mas também tem um grande papel turístico. 

Todos os anos o São João aumenta o fluxo de turistas, principalmente nas capitais nordestinas e nas cidades do interior. Segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, nessa época, somente Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) — conhecidas por promoverem as maiores festas do país —, receberam 5 milhões de pessoas, em 2018. 

Além disso, o São João é um grande agente econômico. Ele movimenta o comércio, o setor de serviços (como hotelaria e restaurantes) e gera empregos nos municípios que realizam as festas. Ainda de acordo com o levantamento do MTur, foram mais de R$440 milhões injetados nas economias locais das duas cidades citadas. 

Portanto, dá para termos uma ideia do quanto foi prejudicial esses dois anos sem a realização do São João. Tanto em termos culturais, como turísticos e econômicos. Mas agora que a festa retornou e as programações já foram anunciadas nos principais destinos juninos, é hora de escolher onde curtir. 

Por isso, o Império das Milhas traz esse guia para te ajudar nessa difícil missão. Além de Caruaru e Campina Grande, que já citamos, traremos outras opções tradicionais e algumas alternativas para você. São destinos e roteiros para você conhecer mais sobre os festejos. Então pode se preparar para a canjica, o milho cozido e o amendoim. Vista a sua camisa xadrez e vamos nessa!

Destinos tradicionais do São João

Para começar a nossa lista, nada mais justo do que falarmos dos principais e mais conhecidos destinos do São João. Algumas cidades possuem tanta tradição que já são rotas certas dos turistas. Campina Grande, por exemplo, ostenta o título de capital do São João, por realizar a maior festa junina do Brasil.

Além de Campina Grande, outras três cidades são famosas pelos festejos juninos realizados, como Caruaru, São Luís e Mossoró. Portanto, vamos trazer as principais atrações que você não pode deixar de conhecer e colocar em seu roteiro de viagem.

Campina Grande

Se você sair perguntando por um bom São João, é bem capaz que te respondam Campina  Grande. Desde 1985 a capital paraibana vem se especializando em realizar grandes festas de São João. Misturando a tradição dos arraiás — com trios de forró regionais, quermesse e quadrilha — com os ritmos do momento (destaque para o sertanejo), a cidade atrai milhares de turistas todos os anos.

A festa dura um mês, com shows todos os dias. Este ano o evento acontecerá do dia 10 de junho até o dia 10 de julho. Assim, as principais atrações e shows acontecem no Parque do Povo, localizado no centro da cidade e que é considerado o “quartel-general do forró”.

Entre as atrações confirmadas para o retorno dos festejos de São João, destaque principal para nomes de sucesso da música nacional. Artistas como Xand Avião e o cantor Flávio José, cantam na abertura do evento, hoje, 10 de junho de 2022. Além deles, o maior São  João do mundo terá shows de Wesley Safadão (que tocará no encerramento, no dia 10 de julho), Elba Ramalho, Gusttavo Lima, Alok e Juliette.

Além do enorme palco onde acontecerão os shows, que são gratuitos e abertos ao público, o local do evento conta ainda com barracas que comercializam comidas e bebidas típicas do São João.

Caruaru

Conhecida como a capital do forró, a cidade no interior do estado de Pernambuco disputa o título de maior São João do Brasil com Campina Grande. Caruaru, a propósito, já ganhou reconhecimento do Guiness Book, que o intitulou como a maior festa regional ao ar livre do mundo. A “rivalidade” entre as cidades já virou folclore entre os moradores, que defendem suas festas como as maiores e melhores.

Mas mesmo com o clima de reencontro com os festejos juninos, após dois anos de interrupção, por conta da pandemia, a festa teve a sua realização ameaçada. Isso por conta da maior tragédia vivida pelo estado de Pernambuco. No fim de maio, as fortes chuvas vitimaram 128 pessoas e deixaram mais de 70 mil desabrigados.

Mas, apesar disso, a realização da festa já foi confirmada. Os festejos, inclusive, já foram iniciados no dia 4 de junho e seguem até o dia 2 de julho. Assim, este ano o São João terá campanha solidária, feita pela prefeitura para arrecadar ajuda às vítimas das chuvas. 

Portanto, o São João de Caruaru terá 24 polos de animação em 2022, com a inauguração de três novos polos. Dessa forma, a programação tem atrações para todos os públicos. São oficinas de artesanato, mostras de filmes, apresentações de quadrilhas e muito mais. Além disso, os festejos contemplam outras 12 localidades que ficam na zona rural da região. 

Como não podia ser diferente, tem também muita música boa. Por isso, nomes como Alceu Valença, Xand Avião, Simone e Simaria, Léo Santana, Maiara e Maraísa, Zé Vaqueiro, Zé Neto e Cristiano e João Gomes são alguns daqueles que você vai encontrar nos palcos da cidade.

São Luís

Outra capital nordestina de grande tradição no São João é São Luís do Maranhão. Por lá, a festa divide-se em duas partes. Tem o tradicional arraial, onde acontecem os shows de forró, sertanejo e outros ritmos, como nas outras cidades. E do outro lado, tem o Bumba Meu Boi, símbolo cultural do estado que ocorre desde o século XVIII e permanece resgatado durante os festejos juninos maranhenses.

Bumba meu boi

O Boi-Bumbá, como também é conhecido, é tão importante para a história cultural que já figura na lista de Patrimônio Cultural do Brasil. Existem algumas variações, chamados de sotaques. Dentre eles, temos o Matraca (ou Ilha), Zabumba, Orquestra, Costa-de-mão (ou Cururupu) e Baixada.

Cada sotaque possui suas histórias e características próprias, que se manifestam nas roupas, nos instrumentos e nas coreografias. No Cururupu, por exemplo, a principal característica dessa atração são os instrumentos tocados com as costas das mãos, além das vestimentas bordadas e coloridas.

Assim, a festa do bumba meu boi sai em cortejo pelas ruas da capital maranhense sendo acompanhada pela multidão. Então, se você procura por uma festa tradicional e com encantos e belezas, essa é a pedida certa.

Arraial na Cidade

Além do bumba meu boi, como falamos, vai ter muita festa e show em São Luís. Neste ano, serão mais de 20 arraiais oficiais espalhados pela capital. A festa teve um investimento de R$25 milhões, para receber mais de 500 atrações juninas até o dia 31 de julho. Confira a programação completa no site oficial do evento.

Mossoró

Localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte, Mossoró é outra cidade que já entrou no mapa das grandes festas de São João do Brasil. Com o lema “Mossoró cidade junina” a programação dos festejos deste ano estão recheados de atrações de peso.

Ao todo, serão nove dias de apresentações musicais. No entanto, os festejos já começaram, com o tradicional “Pingo da Mei Dia”, que levou uma multidão ao Corredor Cultural, na avenida Rio Branco. Dessa forma, a festa segue até o dia 25 deste mês e se encerra com o evento “Boca da Noite”. 

Por lá passarão artistas como Alceu Valença, Fagner, Wesley Safadão, Xand Avião, Matheus e Kauan e Dorgival Dantas. Além disso, como em 2022 o evento comemora 25 anos de realização, a programação está recheada de outras atrações. Para isso, diversos espetáculos da cultura popular e local serão apresentados, como as danças de quadrilha. Por fim, vale lembrar que o acesso ao público é gratuito.

Outros destinos no São João

Agora que já vimos os mais famosos e tradicionais destinos do São João, que tal uma lista com roteiro alternativos? São lugares que também realizam a festa, mas que acabam não recebendo o mesmo foco que as demais cidades. Além disso, sabemos que nem sempre é possível viajar nesta ocasião, então separamos opções de festejos juninos por cidades como São Paulo e Belo Horizonte.

Interior da Bahia

Salvador não tem tradição no São João como tem no Carnaval. A capital baiana até promove algumas festas e tem investido mais nos festejos juninos, nos últimos anos (antes da pandemia). Este ano, por exemplo, o Pelourinho vai receber shows de nomes como Bell Marques, Pablo, Adelmário Coelho, Targino Gondim e Flávio José. Mas o São João na Bahia é mesmo no interior do estado.

Assim, praticamente em 417 municípios baianos é possível encontrar festas tradicionais e com estruturas de grandes produções. Cidades do recôncavo baiano, como Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus e Cachoeira são conhecidas pelos festejos. Além dos shows organizados pelas prefeituras e abertos ao público, nestes municípios existem as festas privadas, geralmente realizadas em fazendas das regiões.

Durante o São João, as cidades do interior são totalmente enfeitadas no clima junino. Além disso, o ambiente acolhedor dos moradores e as fogueiras nas portas das casas esquentam o clima frio da época. Isso sem falar nas maravilhas gastronômicas da estação, como o amendoim cozido, paçoca, milho, canjica, bolos de aipim e de milho e muitos outros sabores. Vale a pena experimentar o famoso licor de Cachoeira, de produção caseira e de sabor incomparável.

Nesta região é onde aconteciam as “guerras de espada”. No entanto, o popular fogo de artifício, bastante usado no período do São João, foi proibido pelo Supremo Tribunal Federal. Isso porque apesar de tradicional e de uma beleza visual, a sua execução em espaço público é perigosa.

São Paulo

Já para quem não vai conseguir viajar e aproveitar as maravilhas dos festejos juninos no Nordeste, temos também as opções de São João em São Paulo. Dessa forma, você não vai passar sem a festa mais tradicional do Brasil. Haverão quermesses em todo o estado de São Paulo este ano e você confere agora os principais destinos.

Na capital paulista você encontra a tradicional Festa Junina da Portuguesa, no estádio do Canindé. A programação de shows teve início no dia 04 de junho e segue até o dia 19 de junho. Nomes como Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Péricles, Fernando & Sorocaba, Ferrugem e Lucas Lucco são algumas das atrações. Os ingressos custam entre R$80 e R$130 e crianças de até 8 anos não pagam.

Outra opção, essa gratuita, é o “São João de Nois Tudim”. Realizado no Centro de Tradições Nordestinas, o arraial tem muita comida típica da estação e forró, é claro. O evento acontece sempre aos sábados e domingos, até o dia 31 de julho. Além disso, a festa tem um espaço reservado para a criançada, com parque de diversão e atividades como barraca da pesca, tiro ao alvo, chute a gol e muito mais.

E vai ter festa no interior, sim senhor! Alguns municípios paulistas costumam organizar festas nas cidades e atraem turistas locais. É o caso de Votorantim, na região metropolitana de Sorocaba. A festa na cidade já é centenária e receberá grandes nomes da música nacional, como Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima, Alok e Barões da Pisadinha. Os festejos acontecem até o dia 19 de junho e os ingressos custam R$10.

Belo Horizonte

A capital mineira vai realizar, em 2022, o maior São João de sua história. Isso é o que promete a empresa municipal de turismo de Belo Horizonte, que orçou os investimentos para a festa em mais de R$2 milhões. Além do tradicional concurso de quadrilhas juninas, a cidade receberá shows entre o mês de julho e setembro, como espera a organização do evento.

Além disso, tem a Cidade Junina, uma cidade cenográfica no estilo de interior localizado no bairro Olhos d´água. O espaço conta com igreja, pracinha, casamento na roça, quadrilhas, parque de diversão e muito mais. E também terá shows, como da cantora Elba Ramalho. Assim, a programação inicia hoje, 10/06, e segue até o dia 31 de julho.

Quer continuar conhecendo os principais guias de destinos? Aqui no Império das Milhas você encontra tudo o que precisa para ajudar em suas viagens. Desde dicas de como aumentar o seu acúmulo de milhas em programas de fidelidade, como o uso correto do cartão de crédito. Então, continue lendo nossos artigos: