Perrengues de viagem: conheça 10 armadilhas e como não cair nelas

Confira os maiores perrengues de viagem

Atire a primeira pedra quem não tem uma boa história de perrengue de viagem para contar. Talvez, você seja um sortudo que nunca caiu em uma armadilha durante uma viagem. Ou então, é aquele que sempre passa por uma dessas situações. Seja qual for o seu caso, saiba que, na grande maioria das vezes, esses contratempos podem ser evitados. 

Assim, para garantir que as suas próximas viagens vão ser as melhores possíveis, sem nenhum tipo de perrengue, nós selecionamos as 10 armadilhas mais comuns em um trip. Além disso, vamos explicar o que fazer para evitar ter que passar por essas situações. 

Quer saber como fugir de armadilhas na sua viagem? Então, venha com a gente!

1. Não ter plano A, B, C…

A primeira grande armadilha de uma viagem é não se planejar. O segundo maior perigo é não ter um segundo plano. Se tem uma coisa que é certa é que imprevistos acontecem e quando não nos organizamos a probabilidade de que eles aconteçam é ainda maior. Por isso, se você quer evitar perrengues é muito importante se preparar. 

Tenha um B para a sua viagem
Tenha um B para a sua viagem

Assim, é sempre bom pesquisar passagens e hospedagem com antecedência. Da mesma forma, faça um roteiro das atividades que gostaria de fazer durante os dias de viagem. Tente imaginar quais alterações seria possível fazer em sua programação, caso surgisse um imprevisto. Além disso, não deixe de verificar os custos, dias de funcionamento e a previsão do tempo. 

2. Dispensar o seguro de viagem

Muita gente vê o seguro de viagem como um gasto extra. Essa é uma armadilha que vários viajantes caem, achando que estão fazendo uma grande economia. Contudo, a conta chega quando os imprevistos acontecem. Principalmente em viagens internacionais, contar com essa proteção é fundamental. Não só para ter assistência especializada. Mas também para não ter que voltar da viagem com uma dívida. 

O seguro de viagem pode nos salvar de muitos perrengues
O seguro de viagem pode nos salvar de muitos perrengues

Ninguém está livre de ter a mala extraviada, sofrer um acidente ou mesmo ficar doente. Assim, nesses casos é muito bom saber que vamos poder resolver tudo sem gastar nada. Quem já passou por um perrengue desses sabe que, nessas situações, o preço de um seguro chega a ser irrisório diante do que foi o custo real para resolver um problema emergencial. 

3. Escolher pacotes de viagem só pelo preço

Segundo o ditado popular “quando a esmola é demais o santo desconfia”. Sempre se lembre dele quando encontrar por aí pacotes de viagem com preços altamente atrativos. Não dá para negar que uma oferta de passagem e hospedagem no nosso destino dos sonhos e com um preço bem abaixo do praticado no mercado mexe com a gente.

Mas cuidado! Essa pode ser uma grande armadilha. Em geral, os pacotes de viagem são conhecidos por oferecer uma boa economia. Entretanto, há limites. Assim, antes de fechar negócio, verifique a idoneidade da empresa, certifique-se de que não há risco de ela quebrar. Além disso, dê uma olhada nas avaliações de outras pessoas que já utilizaram os serviços da agência. 

Cuidado com os pacotes de viagem com preços altamente atrativos
Cuidado com os pacotes de viagem com preços altamente atrativos

Outra coisa muito importante a respeito dos pacotes de viagem é ler todas as informações disponíveis. Confira quais são as regras para utilizar aquele serviço, o que é possível fazer em caso de desistência, se há multas e quando elas podem ser aplicadas. Verifique também os períodos de utilização da viagem, tipo de hotel em que vai ficar hospedado e horários dos voos. 

Saber essas informações é super importante. Em geral, os pacotes de viagem, quando muito baratos, costumam oferecer hospedagem em locais não tão bons assim. Em muitos casos a acomodação fica distante dos pontos que você vai visitar. Outro problema é a duração e horário dos voos. Nesses casos as viagens na madrugada e com várias conexões são bem comuns. 

4. Não conferir a sua franquia de bagagem

Todo mundo já está cansado de saber que a política de franquia de bagagem mudou aqui no Brasil. Mas, ainda assim, existem pessoas que simplesmente ignoram este fato. O resultado, acaba gastando dinheiro para poder despachar a mala com excesso de peso. Ou seja, a viagem já começa com perrengue. Aqui, a dica é muito simples. 

Confira a sua franquia de bagagem
Confira a sua franquia de bagagem

Sempre que for comprar as suas passagens, confira a franquia de bagagem. Em geral, as opções com preço mais baixo só permitem que você leve apenas uma mala de 10kg. Assim, caso precise de mais espaço analise se é mais interessante adquirir o bilhete com outra tarifa ou então comprar a bagagem com antecedência. 

5. Alugar carro sem necessidade

Sabemos que um veículo facilita muito o nosso deslocamento e que tem pessoas que mesmo durante a viagem não conseguem abrir mão deste item. Por isso, acabam alugando um carro. Apesar de parecer um bom negócio, nem sempre é. Isso porque, existem cidades onde um automóvel pode acabar atrapalhando mais do que ajudando. 

Nem sempre é necessário alugar carro em uma viagem
Nem sempre é necessário alugar carro em uma viagem

Por exemplo, em uma cidade grande onde o trânsito é muito caótico, cheio de engarrafamentos, alugar um carro pode ser uma fonte de estresse. Além de gastar com serviço, você teria que pagar estacionamento, pedágio e outros possíveis custos. Nesses casos, o ideal é utilizar outras formas de transporte como os carros de aplicativo e transporte público no caso de destinos que oferecem um bom serviço. 

6. Não saber quais são os documentos necessários para viagem

Essa é uma armadilha principalmente para quem pretende fazer viagens internacionais ou com crianças. De nada adianta chegar no aeroporto ou na fila da imigração sem todos os documentos necessários. Nesses casos, é bem provável que você não consiga embarcar. Por isso, antes de tudo, verifique quais são os documentos que precisa levar. 

Antes da viagem, confira quais são os documentos necessários
Antes da viagem, confira quais são os documentos necessários

Esse é um processo que deve ser realizado com alguns dias de antecedência ou até meses, no caso de viagens internacionais. Faça uma lista com os documentos necessários, veja quais são os que você já possui e os que precisam ser providenciados. Da mesma forma, um dia antes da viagem reúna todos em um local seguro e de fácil acesso. Assim, não terá surpresas ruins. 

7. Trocar dinheiro em qualquer lugar

Um dos passos quando viajamos para fora do Brasil é a troca de real pela moeda estrangeira. Com a alta do dólar e euro, tornou-se ainda mais imprescindível encontrar formas de conseguir um câmbio melhor. Na busca por um preço mais interessante, muitas pessoas acabam caindo em armadilhas. 

Procure empresas confiáveis para fazer a troca de dinheiro
Procure empresas confiáveis para fazer a troca de dinheiro

A principal delas é a troca por notas falsas. Assim, para fugir deste problema tome alguns cuidados: verifique a idoneidade da empresa e se ela está autorizada pelo Banco Central a realizar esse serviço. Da mesma forma, desconfie de pessoas que vendem notas estrangeiras sem nenhum documento de garantia e com preços bem abaixo do mercado. 

8. Tentar gabaritar um destino e ignorar o seu conforto

Na intenção de economizar ou de gabaritar um destino em pouco tempo, muitas pessoas subestimam a importância do conforto e de ter momentos de descanso ao longo da viagem. Bem, lamentamos dizer, mas essas atitudes são um prato cheio para armadilhas. Sabemos que nem sempre é possível arcar com os custos de uma acomodação cinco estrelas. 

Tentar fazer muitas coisas em pouco tempo, além de cansativo você não aproveita o destino
Tentar fazer muitas coisas em pouco tempo, além de cansativo você não aproveita o destino

Mas, independentemente de onde planeja ficar, certifique-se de que o local oferece o mínimo de conforto para uma boa noite de sono. Da mesma forma, se você pretende fazer uma viagem de poucos dias para um destino com muitas atrações, não tente gabaritar tudo! Isso só vai te deixar cansado e não vai conseguir aproveitar cada lugar como deveria.  

9. Não ter uma farmacinha 

Ninguém está livre de sentir uma dor de cabeça, ter uma azia ou quem sabe uma reação alérgica. Nesses casos, é sempre bom ter em mãos uma farmacinha com remédios básicos ou aqueles que você já toma de maneira regular. Imagine o perrengue estar em um lugar onde as farmácias já estão fechadas ou que será necessário apresentar uma receita médica? 

Não esqueça de levar analgésicos e remédios de uso contínuo
Não esqueça de levar analgésicos e remédios de uso contínuo

10. Fazer passeios perigosos

Durante uma viagem, tudo o que queremos é nos divertir e viver as aventuras que aquele local tem para nos oferecer. Contudo, é muito importante ter cuidado com certos passeios. Mesmo que você seja a pessoa mais corajosa da turma, é sempre bom ter precaução. Antes de fazer qualquer atividade, verifique se a empresa e/ou o local onde vai realizar tal experiência adota medidas de segurança.

Se a sua viagem envolve esportes radicais, confira antes a segurança da empresa e do equipamento
Se a sua viagem envolve esportes radicais, confira antes a segurança da empresa e do equipamento

Cheque se os equipamentos estão em boas condições. Lembre-se que mesmo durante uma viagem acidentes podem acontecer. E se você não toma as devidas precauções as chances dessa se tornar uma experiência com memórias ruins é bem grande. 

Existem uma série de armadilhas que podem comprometer a sua experiência de viagem. Sabemos que ninguém está livre de passar por perrengues. Contudo, se planejar com antecedência e estar atento aos perigos ao longo do caminho, vai livrar você de uma série de situações complicadas. 

Agora conta pra gente, quais perrengues de viagem você já passou? Deixe aqui nos comentários! 

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis