6 lugares para viajar em Minas Gerais: destinos incríveis

Minas Gerais é um dos estados mais encantadores do Brasil. Além disso, é um dos destinos preferidos para os viajantes. Segundo dados do IBGE, junto com o Ministério do Turismo, Minas foi o segundo estado mais procurado por turistas no país. Esse dado reforça a importância das belezas mineiras para o turismo nacional. 

Apesar das piadas sobre Minas Gerais não ter mar, o estado encanta a todos que a visitam pela riqueza histórica, culinária única e paisagens exuberantes. Visitar Ouro Preto e Tiradentes é quase obrigatório para quem gosta do turismo histórico. Já quem curte trilhas e passeios naturais, tem a Serra da Canastra e o Parque Nacional da Serra do Cipó. Ou seja, opção é o que não falta. 

Por isso, se você tem em mente alguns destinos do Brasil para visitar, confira esse artigo que elaboramos sobre os 6 melhores lugares para viajar em Minas Gerais.  

Os melhores 6 lugares para viajar em Minas Gerais 

1) Belo Horizonte

Abrimos a lista com a própria capital mineira, Belo Horizonte. Béagá para os íntimos. Muitos não sabem, mas BH foi eleita como a “capital mundial dos botecos” pela UNESCO. De acordo com um levantamento da prefeitura da cidade, feito em 2017, Belo Horizonte tinha a concentração de 28 bares por km². O órgão fez até um mapa desses botecos. Podemos dizer que, em cada barzinho, você encontra um mineiro com um “copo lagoinha”, um torresmo e um bolinho de carne. A capital é um dos principais lugares para viajar em Minas.

BH é conhecida como a Capital dos Botecos

Mas esse não é o único atrativo de BH. Belo Horizonte possui uma herança cultural muito rica. Quem visitar a cidade, certamente vai conhecer a famosa Praça da Liberdade. Entre os principais museus da cidade, há o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios e o Memorial Minas Gerais Vale. Outro lugar que vale muito a pena visitar é o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, e também considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. 

Foto da frente do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
Conjunto Arquitetônico da Pampulha

2) Ouro Preto

Rumo ao interior mineiro, chegamos a Ouro Preto, uma das principais cidades históricas do Brasil e um dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais. Ela ganhou bastante fama devido à preservação da arquitetura colonial com os casarões e as igrejas barrocas. Resquícios materiais do século XVIII, período de sua fundação. Além disso, a cidade abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro. 

Localizada na Serra do Espinhaço, Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ganhar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1980. No passado, ela foi a principal cidade do conhecido “Ciclo de Ouro”. Inclusive, o seu nome surgiu por conta do ouro encontrado por lá: um ouro escuro que era recoberto por uma camada de óxido de ferro. 

Sabe qual foi o primeiro nome da cidade antes disso? Vila Rica. 

Rua do Pilar

3) Diamantina

Você já ouviu a expressão “Diamantes são o melhor amigo de uma garota?”. Foi no ciclo do diamante que nasceu a cidade de Diamantina, no século XVIII. Naquela época, a região possuía muitas minas deste cristal, e logo o município se tornou um grande centro de extração e comercialização desta pedra preciosa. Ou seja, assim como Ouro Preto, a história de Diamantina está intrinsecamente ligada com a exploração mineral. 

Diamantina é um dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais
Diamantina é um dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais

Desde 1999, Diamantina é considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A cidade dos diamantes se situa no Vale do Jequitinhonha. Caminhando pelas ruas de Diamantina, é possível admirar a bela arquitetura colonial preservada do século XVIII. Entre as principais construções, os destaques são a Catedral Metropolitana de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco de Assis. Diamantina também é berço de personalidades importantes, como Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil.  

4) Tiradentes

O quarto item desta lista é mais uma cidade histórica. Tiradentes foi batizada desta forma em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, um dos líderes da Inconfidência Mineira. A imagem do mártir foi resgatada depois da proclamação da República como um símbolo da luta pela Independência brasileira. Anos mais tarde, em 1938, a cidade de Tiradentes foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

A cidade respira história. Sua principal atração é o centro histórico, que por sua vez, abriga outras atrações como a Igreja Matriz De Santo Antônio, o Museu de Sant’ana e o Museu do Padre Toledo. Este último serviu como moradia para o Padre Carlos Corrêa de Toledo, um dos líderes da Inconfidência Mineira que foi condenado ao exílio perpétuo em Angola até a morte. 

Para quem gosta de conhecer a história do nosso país, Tiradentes é um dos melhores lugares para viajar em Minas.

Tiradentes

5) Parque Nacional da Serra do Cipó

Saindo do turismo histórico para o ecoturismo, Minas Gerais também tem o Parque Nacional da Serra do Cipó. Situado a 100 km da capital, Belo Horizonte, o parque é famoso por suas paisagens deslumbrantes e pela biodiversidade imensa do cerrado. Há mais de 1.600 espécies de plantas catalogadas, incluindo as endêmicas – aquelas encontradas apenas nesta região. 

O Parque da Serra do Cipó tem uma área de aproximadamente 33 mil hectares e possui diversas trilhas e caminhadas. A trilha que mais se destaca é a Travessia Lapinha-Cipó, que leva os turistas a atravessar cerca de 36 km passando por cachoeiras, rios e mirantes. Entre as cachoeiras estão a Cachoeira Grande, a Cachoeira Véu da Noiva e a Cachoeira do Gavião. O parque tem vários paredões rochosos, vales profundos e cânions. 

6) Parque Nacional da Serra da Canastra

Ainda no ecoturismo, um dos lugares para viajar em Minas Gerais é o Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado no sudoeste do estado. A Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 cidades: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio.

A nascente do Rio São Francisco, um dos principais rios do Brasil, está na Serra da Canastra. A Cachoeira Casca D’Anta é a maior queda do Velho Chico, com aproximadamente 186 metros de altura. Assim como a Serra do Cipó, a Serra da Canastra tem uma vasta biodiversidade. Característica do cerrado, a vegetação é repleta de árvores baixas, arbustos e gramíneas. 

Certamente, quando mencionam Minas Gerais, uma das primeiras coisas que vêm à nossa cabeça é o famoso pão de queijo mineiro. Afinal de contas, Minas é a terra do queijo. Pois bem, a Serra da Canastra também é famosa por sua produção de queijos artesanais. O Queijo Canastra é feito a partir do leite cru de vaca e é um dos mais tradicionais do Brasil. 

Conheça Minas Gerais com o Império das Passagens

Agora que você leu a nossa lista com os melhores lugares para viajar em Minas Gerais, deve ter batido a vontade de visitar algum desses locais, não é mesmo? As belezas mineiras são encantadoras e cada uma é melhor do que a outra. 

Para ficar mais próximo de realizar seu sonho de conhecer esses destinos incríveis, acesse o Império das Passagens. A nossa agência de viagens está sempre com os melhores pacotes e ofertas para você aproveitar. Entre em contato conosco através deste link e reserve seu pacote.

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH