Como escolher entre hotel e resort?

Hotel e Resort
Como escolher entre hotel e resort

Durante o planejamento de uma viagem uma das etapas mais importantes é a de selecionar acomodação. Afinal, é nesse espaço que durante alguns dias você vai descansar. Logo, ele pode influenciar, e muito, a sua experiência. Nesse sentido, um dilema enfrentado por muitas pessoas é a escolha entre hotel e resort. 

Na nossa experiência, existem algumas características básicas que nos levam a optar por um hotel ou resort. Por isso, nós elaboramos este post para ajudar você a fazer essa escolha. Vamos contar quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de acomodação e o que considerar para decidir entre uma ou outra. 

Quer descobrir? Então venha com a gente! 

Afinal, qual a diferença entre hotel e resort?

Para muitas pessoas, os conceitos de hotel e resort acabam se confundindo um pouco. Mas, entender as diferenças entre esses dois tipos de acomodação é muito importante para o planejamento da sua viagem e claro, a escolha entre um ou outro. Por isso, antes de mais nada, queremos explicar como funciona cada um deles. 

Hotel 

Os hotéis são a principal escolha de acomodação durante uma viagem. Afinal, eles oferecem tudo o que é necessário. Isto é, um quarto com cama, banheiro e algumas amenidades como frigobar, ar condicionado, roupa de banho e itens de higiene pessoal. Além disso, a maioria desses estabelecimentos oferecem um belo café da manhã, estacionamento e opções de lazer como piscina, academia e salão de jogos. 

Principais características de um hotel
Principais características de um hotel

É claro que, dentro do universo dos hotéis existem acomodações para todos os gostos e bolsos. Por isso, esses estabelecimentos são classificados em estrelas. Assim, quanto mais estrelas um hotel tem, mais luxuoso ele é e, consequentemente, os seus hóspedes têm mais comodidades e benefícios à disposição. 

Contudo, pensando do ponto de vista do tipo de viagem, o hotel é a escolha ideal para aqueles que pretendem explorar a cidade. E por esse motivo, a maioria desses estabelecimentos estão localizados em áreas centrais ou próximos de importantes pontos turísticos do destino. Ou seja, ninguém se hospeda em um hotel pensando em passar o dia inteiro dentro do quarto. 

Resorts

Diferentemente dos hotéis, os resorts são o destino da viagem. Isso mesmo! Na grande maioria das vezes, as pessoas que ficam hospedadas nesses estabelecimentos não planejam sair de lá para nada. O motivo? Os resorts oferecem tudo que os seus convidados precisam. Para começar essas acomodações ficam mais afastadas da cidade. 

Os resorts contam com áreas mais amplas
Os resorts contam com áreas mais amplas

Essa distância permite que os resorts tenham uma extensão bem maior, que não se limita aos quartos. Assim, nesse tipo de acomodação, além de uma cama os visitantes podem contar com atividades recreativas, piscinas, praias ou rios e até estâncias termais, spas, salão de beleza, além de diversos bares e restaurantes. 

Além disso, a grande maioria dos resorts funcionam no sistema all inclusive. Ou seja, no valor da diária já estão inclusas todas as refeições além de petiscos e bebidas à vontade durante o dia inteiro. Resumindo, esse tipo de acomodação oferece um combo de estrutura, serviços e mordomias que permitem ao hóspede passar o dia inteirinho lá dentro e esquecer do mundo. 

O que levar em conta ao fazer a sua escolha? 

Verdade seja dita, nem sempre é fácil escolher entre hotel e resort. Afinal, ambos são excelentes formas de acomodação. Mas, para facilitar a sua decisão, separamos aqui algumas dicas. A primeira coisa que deve ser levada em conta é o estilo de viagem que você deseja fazer. 

Por exemplo, se você é daqueles que gosta de explorar a cidade, visitar pontos turísticos e sentir o estilo de vida do lugar, é melhor deixar os resorts para outra ocasião e optar por um hotel. Por outro lado, se vai viajar sozinho ou acompanhado da família e quer passar o dia inteiro relaxando sem ter que se preocupar com absolutamente nada. 

Então, uma acomodação all inclusive é a sua melhor opção. Mas, ainda assim, tem alguns pontos que você precisa levar em consideração. Por isso, separamos aqui aspectos fundamentais que devem ser observados ao fazer a difícil escolha entre hotel e resort. Em cada um deles contamos o que esperar da experiência em cada tipo de acomodação. Confira.  

Quem vai viajar com você? 

Se está viajando com a esposa(o) e amigos, talvez esteja planejando férias com passeios ao ar livre, festas, visitas a bares e restaurantes. Ou seja, você não pretende ficar em um lugar só. Nesse caso, o ideal é escolher um hotel. Pois, terá à sua disposição uma acomodação excelente para descansar entre um passeio e outro. 

As pessoas que vão viajar com você também influenciam na escolha entre hotel e resort
As pessoas que vão viajar com você também influenciam na escolha entre hotel e resort

Por outro lado, quem vai viajar com crianças ou pessoas idosas pode querer fazer o mínimo de esforço possível para garantir que todos se divirtam. Nesse cenário a melhor escolha é um resort. Esses estabelecimentos oferecem entretenimento para hóspedes de todas as idades. Assim, você vai poder relaxar sabendo que todos estão curtindo as férias.  

Alimentação

Como já dissemos, a grande maioria dos resorts trabalham com o sistema all inclusive. É claro que é maravilhoso poder passar o dia todo comendo e bebendo. Mas, pode ser que você não seja muito fã da maioria das opções que compõem o cardápio do resort. Da mesma forma, algumas pessoas seguem uma dieta vegetariana ou vegana. 

Ou então, pode acontecer de um dos integrantes do seu grupo ter alergia a laticínios, glúten, frutos do mar, entre outros. Em todos esses casos, é sempre bom se certificar de que o resort oferece opções de alimentação segura para essas pessoas. No caso dos hotéis a avaliação é um pouco diferente. Afinal, nesse tipo de acomodação a alimentação geralmente é a lá carte. 

A maioria dos resorts trabalham com o sistema all inclusive

Em geral, a reserva de hotel inclui apenas um café da manhã. Dependendo do estabelecimento é possível comprar pacotes de meia pensão (café da manhã e jantar) ou pensão completa (as três principais refeições do dia). Na maioria dos casos, quem opta por um hotel, não está pensando em fazer refeições na acomodação. 

Atividades de lazer

A gente sabe que para muitos poderes passar o dia inteiro na beira da piscina sendo servido com drinks e petiscos já é o suficiente. Mas, quando o assunto é resort, a gente espera um pouco mais do quesito atividades de lazer, principalmente quem viaja com crianças. Assim, se esse é o seu caso, é importante verificar se o resort oferece recreação adequada a idade do seu filho. 

Você prefere explorar a cidade ou passar o dia na piscina
Você prefere explorar a cidade ou passar o dia na piscina?

Dessa forma, você vai poder curtir o dia sabendo que o pequeno está seguro e feliz. Por outro lado, quem opta por um hotel, deve preparar uma agenda de atividades, pois, boa parte desses estabelecimentos contam apenas com uma piscina e salão de jogos. Mais uma vez, no quesito lazer o hotel é para o viajante que pretende sair e conhecer a cidade. 

Próximo passo para escolher entre hotel e resort

Agora que você já sabe as diferenças entre hotel e resort e o que cada um deles oferece chegou o momento de fazer a sua escolha. Bem, nesse passo não tem muito mistério. Tudo o que você precisa é avaliar que tipo de experiência deseja ter. Se vai viajar em um grupo grande ou com crianças, um resort pode ser mais interessante. 

Pois, nesse espaço todos vão poder curtir sem necessariamente depender uns dos outros. Além disso, tudo está incluso no pacote e você não vai precisar se preocupar com alimentação e bebidas. Por outro lado, quem vai para um lugar cheio de atrações turísticas e com muitos passeios a fazer pode se beneficiar de uma acomodação em hotel. 

Se você curtiu este artigo e quer mais dicas para planejar a sua viagem, confira esses posts que nós separamos: