Conheça o Free Walking Tour: passeios guiados gratuitos em suas viagens

Imagine passar anos e mais anos planejando a viagem dos sonhos e finalmente realizá-la. Então, após todo planejamento, economias, embarque e desembarque, você chega no seu tão aguardado destino. E na hora de passear pelas ruas, acaba se perdendo e não consegue chegar aos pontos turísticos. Ou então acaba fazendo todo seu roteiro e ainda te faltam dias e você não sabe o que fazer pela cidade. Se isso já aconteceu contigo, tá na hora de você conhecer o Free Walking Tour.

São passeios gratuitos guiados por uma pessoa nativa da cidade que você está visitando. Assim, você caminhará pelos principais pontos turísticos e regiões históricas e conhecerá toda a história dos lugares de um jeito diferente. Essa é uma boa forma de obter uma outra perspectiva do seu destino, caminhando por suas ruas e ouvindo os relatos de um cidadão do lugar. 

E se você se interessou e quer saber mais sobre estes passeios, nós trazemos neste post todas as informações reunidas para te ajudar a entender melhor. Você vai ver que muitas cidades brasileiras estão adotando esta modalidade de turismo e você pode conhecê-las aqui mesmo. Portanto, coloque seu tênis mais confortável e vamos juntos saber mais sobre o Free Walking Tour.

O que é o Free Walking Tour? 

Se fossemos traduzir ao pé da letra para o português, o Free Walking Tour seria como “guia à pé gratuito”. Assim já se dá a ideia de que o jeito de  conhecer a cidade é de uma forma diferente, como se fosse um nativo daquele lugar, em uma caminhada rotineira pelas suas calçadas.

E é por aí mesmo. Ao lado de um guia local você dará um passeio pela cidade e visitará algumas das principais regiões, restaurantes, museus, além dos principais pontos turísticos. E o melhor: tudo isso é gratuito (apesar de ser sugerido deixar uma gorjeta ao seu guia, caso você esteja satisfeito com o seu passeio). Agora é bom ter o mínimo de preparo físico, pois você vai bater perna caminhando pelas ruas.

A princípio, os passeios vão além daqueles tours convencionais e possuem roteiros mais diferentes e interessantes, que certamente te darão outro olhar à cidade visitada. Por isso, apesar de ser uma prática bastante disseminada ao redor do mundo e estar em pleno crescimento, o Free Walking Tour ainda não faz parte do “circuito” tradicional de turismo.Ou seja, raramente você encontrará anúncios, ou a sua inclusão em pacotes de agências de turismo

Como fazer os passeios guiados?

Geralmente os passeios são oferecidos nas principais atrações turísticas das cidades, até porque estes são os pontos com a maior concentração de viajantes forasteiros. Assim, você verá algumas pessoas entregando panfletos (costumam ser os próprios guias que te acompanharão) e anunciando o Free Walking Tour.

Contudo, o mais recomendado, se você deseja ter esta experiência, é reservar com antecedência nos principais fóruns e sites especializados. Dessa forma, poderá ter mais informações prévias sobre o guia que te acompanhará, ver comentários e avaliações e assim se sentir mais seguro(a) para embarcar nessa jornada. Alguns dos sites que trazem portfólio dos passeios são o Free Tour e o Tour by Foot. A mais conceituada e recomendada, no entanto, é a Civitatis

Assim, após escolher o seu guia, você irá marcar um encontro — que geralmente ocorre em pontos conhecidos da cidade, como museus, praças, teatros, entre outros. Em seguida, irão seguir o roteiro estabelecido previamente. Como o percurso é feito a pé, é recomendado que você esteja usando um calçado adequado e leve água e lanchinhos.

Vale dizer que existem além dos roteiros turísticos, no qual você conhece alguns pontos famosos da cidade, existem também os trajetos temáticos de Free Walking Tour. Nesse formato, o guia te leva por lugares relacionados a algum tema, como no caso de Liverpool, que tem o Tour dos Beatles. Nele você passará pelos lugares onde a banda iniciou sua carreira, enquanto os guias contam um pouco da história do grupo musical.

Onde encontrá-los no Brasil?

Apesar do Free Walking Tour ser muito comum em países da Europa, ele já chegou no Brasil há um bom tempo. No entanto, até então poucas cidades oferecem o passeio. Entre os principais destinos brasileiros que possuem os free tour, destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Na capital fluminense,  o Free Walking Tour está presente em alguns dos principais pontos turísticos da cidade — que são tantos! São dois roteiros disponíveis: o primeiro aborda o carnaval e a herança africana no Brasil e tem como destino lugares como o Teatro Municipal, a Praça Mauá, o Museu do Amanhã e, por fim, o Boulevard Olímpico. A outra opção é  visitar o centro histórico, passando pelos Arcos da Lapa e a famosa Escadaria Selarón. 

Em São Paulo o passeio também acontece pelo centro histórico. Assim, a sua caminhada começa no Teatro Municipal e passa pelo Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá, Edifício Martinelli, Rua 15 de Novembro e termina na Praça da Sé.

Por fim, em Salvador os passeios acontecem pelo ilustre bairro do Pelourinho. Dessa forma, o trajeto contempla pontos marcantes do lugar, como o Elevador Lacerda, o Palácio Rio Branco e a Praça da Cruz Caída. Há ainda a alternativa de fazer um passeio pelo litoral da capital baiana, conhecendo o Farol da Barra e admirando o belo pôr do sol do lugar — que, inclusive, foi eleito um dos melhores do mundo

Gostou? É muito bom saber novas formas de conhecer os destinos em que estamos, sem falar de descobrir meios gratuitos de termos as melhores experiências quando fazemos em uma viagem. Então se você quer ter acesso a mais conteúdos de primeira sobre viagens, além de dicas de investimentos em cartão de créditos e programas de fidelidade, siga o canal do Império no Youtube.

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis