Quais destinos internacionais não exigem passaporte brasileiro?

Quais destinos internacionais não exigem passaporte brasileiro?

Recentemente houve a suspensão, por tempo indeterminado, da criação de novos passaportes brasileiros. A Polícia Federal afirma que o principal motivo para a decisão é a falta de verbas destinadas ao controle migratório e à emissão de documentos de viagem. Sendo assim, torna-se inviável a confecção do documento. 

Confira aqui a notícia completa sobre o ocorrido.

Sendo assim, muitas pessoas que ainda não possuem o documento estão à procura de destinos que não exigem passaporte de viajantes brasileiros. Por isso, o Império das Milhas traz hoje tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Portanto, continue conosco e descubra agora mesmo quais são estes países!

O que é um passaporte

O passaporte nada mais é que um documento emitido pelo Governo Federal. Ele é considerado como um documento de viagem, pois identifica o seu titular em outros países. É ele o responsável por identificar e atestar a veracidade das informações referentes àquele cidadão. 

No passaporte constam as informações de viagens da pessoa, como os países visitados, entradas, saídas, vistos e autorizações. Atualmente o documento é emitido pela Polícia Federal e o agendamento para retirada do documento pode ser feito através do site. Além disso, é cobrada uma tarifa de R$257,25 que deve ser paga no ato do agendamento. 

Diferença entre passaporte e visto

Muitos brasileiros ainda confundem os conceitos de passaporte e visto. Por isso, é muito importante ressaltar que eles não são a mesma coisa! O visto não é um documento de identidade, mas sim uma autorização concedida pelo país permitindo que o indivíduo permaneça ou visite o local.

Vejamos um exemplo:

Maria, brasileira, maior e capaz, decide fazer uma viagem de turismo até o Canadá. Sendo assim, a jovem precisará de uma documentação específica para entrar no país. Para isso, Maria vai até o site da polícia federal e realiza o agendamento para fazer o seu passaporte. 

Chegado o dia da retirada, a jovem vai até o local indicado e tem em mãos o seu documento. Contudo, após este processo, Maria ainda precisará se atentar a todas as políticas internas do Canadá e realizar todos os procedimentos necessários para receber a concessão do visto. Ou seja, apenas o passaporte não dá à pessoa autorização para entrar em qualquer país. 

Os critérios relacionados à concessão do visto não são fixos, pois dependem da política interna de cada país. Por isso, é muito importante pesquisar as exigências e regimentos do seu destino.

Países que não exigem passaporte brasileiro

Agora que você já aprendeu o que é e para que serve um passaporte, chegou a hora de entender como funciona a entrada em outros países sem este documento.

Nesse sentido, os principais destinos são os países amigos da América do Sul. Boa parte deles acata a entrada de brasileiros apenas mediante a apresentação do RG. Isso acontece graças a políticas internacionais amigáveis firmadas entre estes países. 

O principal ponto a se atentar é, apenas, quanto ao RG apresentado. O órgão responsável pelas relações internacionais brasileiras, o Itamaraty, recomenda que o documento seja atual e esteja em bom estado de conservação. Ou seja, o ideal é que ele tenha sido emitido há menos de 10 anos e que não haja rasuras ou partes ilegíveis. 

Além disso, CNH, CTPS e demais documentos oficiais com foto não são aceitos. Por isso, não se esqueça de levar o RG!

Sendo assim, se você não está disposto a aguardar o retorno da confecção dos passaportes para viajar, chegou a hora de descobrir quais países não o exigem no caso dos viajantes brasileiros. Por isso, continue conosco e confira agora mesmo!

  • Argentina
  • Paraguai
  • Venezuela
  • Chile
  • Equador 
  • Peru
  • Uruguai
  • Colômbia
  • Bolívia
  • Suriname
  • Guiana

Estes países permitem que brasileiros permaneçam em seus territórios por até 90 dias sem a necessidade do passaporte. Entretanto, Bolívia e Colômbia são exceções. O primeiro país permite estadia de apenas 30 dias, enquanto o segundo aceita que brasileiros fiquem por lá por até 180 dias.

Vale a pena ir a um destes países?

Sem sombra de dúvidas a resposta é sim! Os países sul americanos são simplesmente fascinantes e contam com uma gigantesca riqueza natural, cultural e étnica. Além disso, estes destinos possuem histórias e traços culturais relativamente fraternos e similares aos do Brasil. Por isso, não é incomum que brasileiros e brasileiras se sintam à vontade por lá.

Além disso, países como Equador, Colômbia e Argentina possuem destinos turísticos simplesmente inigualáveis! Os países são verdadeiros centros culturais que, com certeza, merecem a sua visita. Por isso, escolha o seu destino, separe o RG e prepare as malas!

Aprenda como mudar a sua vida financeira com milhas!

Quer saber como utilizar as milhas a seu favor? Que tal aprender com quem realmente entende do assunto? O Milhas Rápido é para você que deseja viajar ou até mesmo ter uma renda extra. 

Não perca tempo e comece a ganhar dinheiro com seu cartão de crédito!  Aprenda conosco quais são as principais estratégias para lucrar com esse mercado clicando aqui

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH