Codeshare: Azul e LATAM anunciam parceria para futuros voos

codeshare azul latam

As companhias aéreas Azul e Latam anunciaram nesta terça-feira (16) acordo de codeshare entre as empresas. Isso significa que elas poderão compartilhar voos, nos mesmos padrões de serviço e canais de venda, para unir algumas de suas rotas domésticas.

A decisão foi baseada em medidas para conter a crise no setor aéreo, causada pelo fechamento de fronteiras e lockdowns ao redor do mundo por conta da pandemia de COVID-19.

O codeshare inclui 50 rotas domésticas nos aeroportos de Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Campinas e Guarulhos (SP). Com isso os clientes devem ter mais possibilidades de conexões e opções de viagem, com acesso a uma maior malha aérea.

O que é codeshare?

O termo codeshare, também conhecido como code sharing é utilizado para descrever um tipo de acordo feito entre empresas aéreas onde aviões, rotas e conexões podem ser compartilhadas entre elas. Em outras palavras, isso acontece quando companhias diferentes vendem lugares em voos iguais.

Em situações como a atual crise causada pela pandemia do COVID-19, isso evita que empresas tenham prejuízos ao levantar voos desocupados ou com poucos passageiros. Essa medida também aumenta a possibilidades de destinos e horários de voos para os clientes.

Quando um cliente efetua uma reserva de voo que faz parte de acordo de codeshare, o bilhete será emitido pela companhia aérea onde a compra foi efetuada. No entanto, trechos podem ser operados pela empresa parceira, com o código de voo diferente do emitido no bilhete.

O que o codeshare entre Azul e Latam muda nos programas de fidelidade?

O acordo de codeshare irá expandir a possibilidade de voos e horários para os clientes. Além disso, a parceria firmada entre Azul e Latam trará vantagens para quem utiliza seus respectivos programas de fidelidade.

Isso porque os 12 milhões de clientes da TudoAzul e os 37 milhões associados do Latam Pass agora podem escolher em qual dos dois programas acumular pontos. Isso permite que os membros desses clubes de pontos possam optar pela alternativa que trará mais vantagens de acordo com seus objetivos ou promoções vigentes.