WhatsApp cria função pagamentos. Entenda como vai funcionar

WhatsApp
WhatsApp vai liberar em breve a função pagamentos para usuários brasileiros

A pandemia tem se mostrado um excelente momento para as empresas se reinventar e criar novas formas de estar presente na vida de seus consumidores. Esse comportamento tem sido observado inclusive em aplicativos. Assim, nesta semana o WhatsApp anunciou que o Brasil será o primeiro país a receber a atualização que permite pagamentos na plataforma.

Pagamentos via WhatsApp

De acordo com o WhatsApp o país foi escolhido por conta da grande quantidade de usuários. Assim, função será liberada para os brasileiros já nas próximas semanas. Com o Facebook Pay os clientes vão poder enviar e receber dinheiro por meio do aplicativo, além disso essa opção estará disponível também na versão business da ferramenta. 

Pode parecer estranho que uma função criada para o WhatsApp tenha o nome de outra rede social. Entretanto, o Facebook é dono do aplicativo de chat e também do Instagram. Assim, de acordo com o grupo, a intenção é oferecer esse recurso nas demais plataformas da família e aproveitar os dados dos usuários.

Como vai funcionar os pagamentos via WhatsApp

O meio de pagamento utilizado nessas transações será o cartão. Assim, no menu do aplicativo — onde encontramos a opção de envio de imagens, arquivos e contatos — terá a opção “Pagamentos”. Ao escolhê-la o usuário deverá informar o valor da transação e em seguida realizar um cadastro no Facebook Pay.

Para criar a conta na plataforma será necessário informar o nome, CPF, dados do cartão emitido por um banco parceiro,além de uma senha numérica de seis dígitos. Por fim, o cliente deve fazer a verificação do plástico via SMS, e-mail ou no aplicativo da instituição financeira. A medida é para evitar o cadastro de cartões roubados.

Assim, sempre que o usuário do WhatsApp for realizar o envio de dinheiro será necessário informar a senha de seis dígitos ou reconhecimento biométrico, nos aparelhos que contam com essa função. Vale lembrar que a empresa garante que as informações do cartão vão estar protegidas por são encriptadas.

Quais cartões vão ser aceitos?

De acordo com a empresa, a opção de pagamentos estará disponível inicialmente para clientes com cartões de débito ou débito e crédito desde que o plástico tenha bandeira Visa ou Mastercard e seja emitido pelo Nubank, Banco do Brasil e Sicredi. Entretanto, o grupo não descarta a possibilidade de parcerias com outras instituições financeiras.

Limites e taxas

As transferências vão ser intermediadas pela Cielo e, felizmente, os clientes pessoa física não vão pagar nenhuma taxa para realizar esse tipo de transação. Entretanto, os usuários do WhatsApp Business vão precisar de uma conta na empresa intermediadora para realizar e receber os pagamentos, além disso, vão ter que pagar uma tarifa de 3,99% por operação.

Por outro lado, os comerciantes que usam o aplicativo vão contar com suporte técnico além de poder receber pagamentos tanto na função débito quanto crédito e realizar reembolso. Com relação aos limites, cada usuário poderá fazer 20 transações por dia com um limite de R$ 1 mil por operação e R$ 5 mil mensal. 

O que você achou dessa novidade? Deixe o seu comentário. 

Os Melhores lugares para quem quer conhecer a neve Conheça a ferramenta do Kayak que busca hotéis 5 estrelas Opções de investimento para o seu dinheiro Qual o limite de peso de bagagem na Gol