Tailândia vai ficar sem receber turistas até 2021

O governo da Tailândia anunciou nesta última segunda-feira (10) medidas de restrição para turistas e fechamento de fronteiras em 2020 e 2021. Quem tinha viagens programadas para conhecer as ilhas e praias paradisíacas do país vai ter que refazer os planos até outra decisão do país.

A decisão foi tomada pensando na pandemia do corona vírus. Representantes das Autoridades de Turismo da Tailândia (TAT), informaram que será “improvável” a reabertura das fronteiras internacionais para turistas em 2021. A única maneira possível do país reabrir é com o surgimento de uma vacina e sua distribuição em massa no próximo ano.

Exceções na restrição tailandesa

Hoje só está permitido a entrada de quatro modalidades de cidadãos estrangeiros. Estes podem permanecer em isolamento de 14 dias durante a sua chegada e só então dar sequência na viagem.

O governo liberou a entrada de cidadãos que fazem parte de gravações de cinema nas regiões do país. Participantes de feiras de negócios. Provenientes do Camboja, Mianmar e Laos que trabalhem nos setores de alimentação e construção civil. E também cidadãos que cheguem ao país com a modalidade de visto médico.

Além destes grupos específicos, o país está permitindo a presença de diplomatas, oficiais das Organizações das Nações Unidas (ONU) e também aqueles que tenham conseguido o visto de residência legal chamado “Thai Elite”. Quem estiver fora destes pré requisitos, não será autorizado a entrada até segunda ordem.

Porque a Tailândia fechou suas fronteiras?

A resposta é principalmente em relação ao Ano Novo Chinês que ocorre no mês de fevereiro de 2021 e se seguir as tradições dos últimos anos, poderá causar uma aglomeração gigantesca nos principais pontos do país.

Chattan Kunjara, diretor executivo de Marketing Internacional na TAT, informou que o país não tem nenhum cronograma de viagens turísticas, tanto para viagens locais, como para viagens internacionais. Esse ano a possibilidade de reabertura das fronteiras é zero. Agora para 2021 a princípio, pelo menos no primeiro trimestre estará fechado.

Outras possibilidades

A Tailândia pensou outras possibilidades para tentar recuperar o turismo local e não desfalcar este setor tão importante para o país. Foram elas:

“Bolhas de viagens”

O governo tailandês estudavam a possibilidade de criar bolhas de viagens, onde seriam liberadas as fronteiras para eventos especiais como o Natal e Ano Novo chinês. Este período é um dos mais movimentados no turismo local.

A expectativa era fechar parcerias com países onde os casos estariam controlados, liberando as fronteiras para grupos específicos. Isso foi pensado para solucionar problemas pelo menos no âmbito do turismo local, visto que ilhas como Phuket, seriam preparadas para receber turistas da própria Tailândia.

Triagem de turistas

Além da questão da bolha de viagens é possível que a Tailândia reabra com um novo procedimento de triagem de turistas. Neste modelo só seriam permitidos viajantes de cidades onde as infecções por covid-19 já estão em zero a pelo menos 30 dias. Atualmente este caso só foi visto na Nova Zelândia.

Além disso, os turistas só podem se hospedar em hotéis e regiões pré determinados pelas autoridades. Por fim, todos devem ser submetidos a testes de Covid, com emissão de certificado de negativo em no máximo 72 horas antes do período de embarque.

Confira outras novidades sobre viagens, passagens aéreas e programas de fidelidade no Império das Milhas!

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH