Golpistas usam perfis falsos de hotéis para roubar senhas bancárias

Golpistas usam perfis falsos de hotéis para roubar senhas bancárias

Alerta de golpe na área! Grupos criminosos estão utilizando perfis falsos nas redes sociais, se apropriando de imagens e marcas de hotéis e pousadas, para aplicarem golpes nos consumidores. 

Como funcionam os golpes

O momento é de retorno do turismo e a rede hoteleira já registra números de ocupação similares ou superiores ao momento pré-pandemia. Assim, bandidos têm se aproveitado para aplicar golpes utilizando perfis falsos de hotéis, pousadas e até mesmo restaurantes.

A estratégia envolve oferecer pacotes com preços promocionais bastante atrativos e nos pontos mais desejados pelos viajantes. Assim, os perfis falsos disponibilizam links para os usuários. No entanto, ao clicar, o dispositivo é infectado por um vírus que acessa e rouba dados, como senhas bancárias.

Como evitar cair

Portanto, é recomendável que o consumidor sempre certifique-se da autenticidade dos anunciantes. A forma mais aconselhada é verificar nas redes sociais oficiais dos hotéis e pousadas. Dessa forma, desconfie de perfis com poucos seguidores e que não possuam interação em suas postagens. Este geralmente é um alerta importante para perfis falsos.

No mais, evite clicar em links desconhecidos e procure os canais oficiais dos hotéis e pousadas para conferir se as ofertas e/ou promoções são reais. Este contato pode ser feito por meio de telefone, e-mail, ou através dos sites oficiais.

Assim, em caso de fraude comprovada, denuncie o perfil falso ao suporte da rede social. No entanto, se cair no golpe, registre uma ocorrência em uma delegacia, o mais rápido possível. Você encontra mais orientações de como proceder no link.

Aqui no Império das Milhas você fica por dentro das principais notícias e promoções dos programas de fidelidade, cartões de crédito, companhias aéreas, hotéis e muito mais. 

Os 4 melhores hotéis fazenda no Rio de Janeiro Os Melhores lugares para quem quer conhecer a neve Conheça a ferramenta do Kayak que busca hotéis 5 estrelas Opções de investimento para o seu dinheiro