Latam Brasil comunica a demissão de mais de 2,7 mil funcionários. Entenda

Latam brasil comunica demissões
Latam brasil comunica demissões. Entenda

Os impactos do coronavírus no setor turístico e em especial nas companhias aéreas já é conhecido por muitos. Quem acompanha o nosso blog tem visto por aqui notícias sobre as dificuldades enfrentadas por essas empresas. Assim, no final de julho a Latam Brasil comunica a demissão de aproximadamente 40% dos seus funcionários. 

Latam Brasil comunica a demissão de funcionários

O anúncio foi feito na última sexta-feira (31/07) após os trabalhadores rejeitarem o acordo proposto durante a assembleia do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Segundo a associação, empregador e empregados não chegaram a um entendimento porque a empresa queria uma redução permanente dos salários tendo como justificativa a pandemia. 

Em nota, o sindicato alega que já firmou mais de 60 acordos coletivos com empresas aéreas de diversos segmentos. Destaca ainda que a Gol e Azul fizeram ajustes durante esse momento de crise. Entretanto, diferente do que foi proposto pela Latam Brasil, essas companhias apresentaram propostas de redução temporária dos salários e jornada de trabalho. 

Sem sucesso nas tratativas, a Latam Brasil iniciou no mesmo dia (31/07) o processo de pedido de demissão voluntária. Nesse caso, a companhia oferece um pacote de benefícios aos funcionários que solicitam a dispensa de forma espontânea. Essa opção será válida até o dia 04 de agosto de 2020. Após esse período começam os desligamentos. 

Vale lembrar que a Latam Brasil atualmente conta com 7 mil tripulantes, sendo 5 mil comissários e 2 mil pilotos. Deste total, aproximadamente 2,7 mil funcionários vão ser demitidos. Ainda de acordo com a companhia devem ser dispensados 2 mil comissários e 700 pilotos. 

O processo de recuperação judicial da Latam Brasil 

As demissões são um reflexo dos obstáculos que a companhia tem enfrentado durante a pandemia. No início de julho a Latam Brasil passou a fazer parte de pedido de recuperação judicial iniciado pelo grupo nos Estados Unidos em meados de junho. A decisão foi motivada pela dificuldade da empresa em honrar com seus compromissos financeiros.

Vale lembrar que outras subsidiária do grupo Latam já haviam demitido mais 1.400 funcionários no Chile, Equador, Peru e Colômbia. Da mesma forma, a filial da empresa na Argentina suspendeu suas operações por tempo indeterminado. Além disso, outras companhias pediram recuperação judicial durante esse período como é o caso da Avianca. 

Entenda mais sobre o assunto:

O que você achou dessa notícia? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis Passeios para conhecer Paris