IOF para compras internacionais com cartão de crédito está mais barato

pessoa efetuando pagamento com cartão de crédito

Nesta Segunda (02/01) o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compras internacionais no cartão de crédito caiu de 6,38% para 5,38%. Dessa forma, a mudança segue o decreto publicado em Julho do ano passado, onde a alíquota reduzirá progressivamente até ser completamente zerada. Saiba mais no Império das Milhas!

IOF para compras internacionais reduzido

Ontem (02/01) ocorreu a redução da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), para compras no exterior com o cartão de crédito, de 6,38% para 5,38%. Assim, de acordo com a Casa Civil, o Governo Federal vai zerar o IOF cambial até 2029, como uma das exigências obrigatórias para adesão do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

A mudança faz parte de um decreto publicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Julho de 2022 (clique aqui para conferir o decreto). Segundo o Ministério da Economia de 2022, é previsto que a redução do IOF diminua a carga tributária em 1 bilhão e 400 milhões de reais até 2025.

Portanto, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) vai cair 1 ponto percentual até 2027, quando chegará a 1,38% zerando assim a alíquota a partir de 2028. Confira o cronograma:

  • 5,38%: a partir de 2 de Janeiro de 2023;
  • 4,38%: a partir 2 de Janeiro de 2024;
  • 3,38%: a partir 2 de Janeiro de 2025;
  • 2,38%: a partir 2 de Janeiro de 2026;
  • 1,38%: a partir 2 de Janeiro de 2027;
  • Zero: a partir de 2 de Janeiro de 2028.

Entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) inaugurou-se em 1961 para incentivar o progresso econômico e o comércio mundial. Com 38 países membros e reunindo as economias mais avançadas do mundo, a principal finalidade do bloco é promover padrões internacionais para resolver problemas ou situações no setor econômico, financeiro, comercial, social e ambiental.

Em 2022 os membros da organização decidiram convidar o Brasil para dar início ao processo formal de ingresso. Nesse sentido, a extinção do IOF sobre compras internacionais com cartão de crédito é uma exigência da OCDE para a adesão do país no bloco.

O que você achou dessa novidade? Compartilhe conosco nos comentários.

Conheça os 10 melhores cartões de crédito

Quem nos acompanha sabe que o cartão de crédito é o principal aliado na hora de acumular milhas. E parte do nosso propósito no Império das Milhas é auxiliar você a usar esse plástico da melhor forma possível para poder vivenciar experiências incríveis. 

Sendo assim, nossa equipe analisou e elencou os 10 melhores cartões de crédito para acumular milhas. Portanto, clique aqui e baixe o e-book exclusivo do Império.

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis